98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

27.1.04

volto da guerra magoado
o povo diz-me "soldado,
és o mais bravo da terra!"
como o povo anda enganado!
volto magoado da guerra

"glória às suas cicatrizes
nos mais distantes países
feliz! teu nome é aclamado!"
ah, sou dos mais infelizes
volto da guerra magoado

foi minha sorte e castigo
ver o reizinho inimigo
nestas mãoos, ensangüentado,
morrer chorando comigo...
volto da guerra magoado


- o herói que matara o reizinho inimigo, de Ribeiro Couto

Por alguma razãoo lembrei de um trecho desta poesia, que tive que decorar para um jogral, na quinta série do primário. eu devia ser mais pacifista, não?
ah, sim: isso foi no instituto pedro augusto, um colégio que já fechou.

16 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Stella gostaria de saber se vc tem essa poesia completa ainda, é que eu tenho que decorar ela pra uma apresentação no meu colégio e eu não a encontro em lugar nenhum...

Se tiver, favor enviar para lpfmmaniak@yahoo.com.br

Desde já agradeço sua atenção.
Att,
Suéllen.

1:40 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Volto da guerra magoado
e o povo diz-me "Soldado,
és o mais bravo da terra"
Como o povo anda enganado:
volto magoado da guerra.

"Glória às tuas cicatrizes
nos mais remotos países!
Feliz, teu nome é clamado.
Ah, sou dos mais infelizes:
volto da guerra magoado."

Venci a maior batalha
e deram-me esta medalha,
cobiçada em toda a terra!
Meu Deus, por mais que ela valha,
volto magoado da guerra.

Foi minha sorte e castigo
ver o reizinho inimigo
nestas mãos ensangüentado morrer,
chorando comigo,
volto da guerra magoado.

Também da memória (e lá se vão 30 anos!), pode ser que nao seja 100% original.

Rodney

4:48 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Caramba, uma manhã dessas acordei com parte dessa poesia na cabeça, e fiquei de uma hora busca-la na net. Eu a havia decorado para um jogral na escola há muitos anos e fiquei feliz de saber que ela ainda é utilizada nas escolas. Me lembro que ainda interpretava com tanto pesar que me sentia relamente o soldado. Ao ler o inicio lembrei-me totalmente dela toda. bjs angela

4:50 PM

 
Blogger stella said...

eu fiquei emocionada com seus comentários, Rodney e Angela...

ROdney, sua memória é muito melhor do que a minha! :D

5:30 PM

 
Blogger Unknown said...

Nossa, agora fiquei impressionada, quando estava no primário li essa poesia (olha que lá se vão uns 23 anos rs). Essa poesia nunca saiu da minha cabeça, pois o soldado falava com tanto pesar, que até hoje me emociono.
Grata surpresa saber que outros também gostam dessa poesia.

Abraços

Kelly

8:52 PM

 
Blogger Tafarel Santos said...

esta é umas das poesias que mais me tocou fiquei até um emocionado

10:12 AM

 
Anonymous Jac said...

Declamei essa poesia qdo tinha 11 anos no Tiro de Guerra de uma cidade do interior de MG. Era dia do soldado e fui aplaudida de pé! Achei que só eu no mundo que conhecia essa poesia!!! rsrsrsrs

11:22 PM

 
Blogger Unknown said...

É um pesar enorme saber que as escolas nao lecionam mais valores verdadeiros,
se todos pudessem entender o valor deste soldado que chora e que sofre com dores de matar alguem nao o fez nada com ele.
A juventude teria um outro valor quem sabe a amizade.
Lembro-me que esta poesia sempre se fez presente e ainda a uso para expressar algumas faltas e quando sou magoado ou quando alguem me chateia,
o mais interresante é que quando me perguntam o que isso quer dizer: "soldado es o mais bravo da terra volto magoado da guera." eu explico e por vez as pessoa se pegam a pensar e refletir sobre essa poema.
Declamei na minha escola a 25 anos atras, é bom saber que ha pessoas que cultivam coisas boas espelhem essa poesia.
Fabio Matos

11:15 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Poxa lá se vão tantos anos eu nunca esqueci desse poema hoje sou professor, medico e pra mim é uma honra ler de novo esse poema junto com pessoas sensiveis que leram e se emocionaram

12:06 PM

 
Anonymous Elisabete Borgiani said...

Esse poema marcou minha vida no primario isso a 30 anos atrás , hoje como professora, participei de um sarau onde pude com muito entusiasmo declama-lo . Elisabete borgiani 43 anos.

2:31 PM

 
Anonymous Anônimo said...

acordei com esta poesia na cabeca pois a li ha 22 anos atras e me emocionou muito na epoca mais havia me esquecido dela ate hoje na qual a li e me emocionei outra vez me fez recordar do passado muito obrigado

1:48 PM

 
Blogger Unknown said...

Ah 30 anos decorei esta poesia e desde então nunca esqueci.

1:25 PM

 
Blogger Unknown said...

Nos anos 70, eu estava no primário, essa poesia foi lida em sala de aula e hoje recitei um fragmento dela - sem esperança de restará - la, mas para a minha surpresa a encontrei! Emocionante!

11:31 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Aprendi na 3 série do primário em 1991 como é bom lembrar.Hoje malucos querem ensinar ideologia de gênero.Abusurdo.

2:43 PM

 
Blogger Unknown said...

Me veio a mente hoje essa poesia, perdi uma batalha hoje e sei que vencerei amanhã. Amem!

12:04 AM

 
Blogger Lina said...

Decorei e guardei pra mim esse poema , em 82 ou 83. Não mais do que isso . Nunca a esqueci

4:56 PM

 

Postar um comentário

<< Home