98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

11.2.03

quando eu era menina, em todos os aniversários tinha quebra-panela.
era assim: uma panela de barro, com tampa e alça, cheia de bombom, era pendurada num lugar alto.
então a criança que ia brincar era vendada e, com um cabo de vassoura, tentava quebrar a panela.
quando a panela quebrava, toda a pirralhada voava em cima dos bombons e quem quebrou ficava no ora-veja.

agora deixa eu perguntar:
os pais desse povo não tinham juízo? meu pai, minha mãe não tinham juízo?
como é que era visto como brincadeira umas quinze crianças se jogando em cima de pedaço de panela de barro quebrada?
sim, pois o barro não é mole! quebrava com ponta! podia machucar!

e a gente sobreviveu, caramba! nunca ouvi falar de criança lesionada por brincar de quebra-panela, mas hoje, se eu fosse fazer uma dessas, eu era chamada de louca, e com razão!