98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

19.10.02

Amyy Chavez, ou as aventuras de uma yanke no país do sol nascente

Genkan

Antigamente, no Japão todas as casas tinham a porta da frente voltada para o leste ! Muitas ainda o têm !

Genkan (gen-kahn) o cubículo após a porta de entrada principal onde se põe os sapatos.
Hadaka (hah-dah-kah) nu, pelado
Kutsu (ku-tsu) sapatos
Surippa (su-ree-pah) sapato bem fino para andar em casa

Existe um espaço peculiar nas casas japonesas chamado 'genkan'.
A palavra soa como 'Gengis Kahn' abreviado em inglês e a palavra tem pouco a ver com conquistas e mais com 'barreira'.
O genkan é o 'tapete de boas vindas' só que dentro da casa e que serve para guardar sapatos e para as aranhas morarem.
Quando vc entra numa casa japonesa, vc deve deixar os sapatos no genkan e então entrar na casa no surippa. A não ser que vc more
em um apartamento, neste caso o genkan é tão pequeno que vc não verá quase o chão do genkan para guardar os sapatos. Após entrar, vc arranca os sapatos e entra na sala, sem surippa e guarda os sapatos num armário.

Aranhas adoram o genkan. Já que possuem 8 pernas, não é surpresa que elas gostem de experimentar todos os sapatos disponíveis.
Todo genkan tem uma aranha residente ou mais.

O Genkan tambem é um local de espera dos convidados, como uma sala de espera. Isto por que a maioria das pessoas se sente
desconfortável em cruzar a barreira entrando em sua casa. Você os convida, porém eles rápido se recusam polidamente. Eu imagino que por isso os genkan possuem um espaço para se colocar um ikebana e uma parede para uma pintura, um quadro, para deixar aquele que espera o mais confortável possível !

Quando minha vizinho Kazuko veio me visitar, ela ficou parada e falou comigo do genkan. Após 5 minutos eu a convidei a entrar, mas ela declinou, após 10 minutos eu comecei a achar que devia servir um chá no genkan, após 15 minutos, um lanche. Meu genkan pode
acomodar quatro pessoas confortavelmente. Acho que poderia promover festas Genkan, e não precisaria limpar o resto da casa.

Existem regras no genkan e não aprendi todas ainda.
Eu tenho sido recriminada por pisar no genkan descalça.
(Oh, tantos pecados eu cometi e eh tao facil estar errada em um país com tantas regras. Todo dia eu agradeço a Deus por ser um país budista e por eu não ter que ir a um confessionário)

Naturalmente por ser um lugar de receber convidados, o genkan tambem serve para transações comerciais.
O jornaleiro recebe seu pagamento no genkan, assim como o carteiro deixa a correspondencia no genkan.
Mas praticamente ninguém passa do seu genkan.
Algumas vezes sou surpreendida pelo garoto das entregas do mercado, de pé no meu genkan, esperando calmamente.
Quem sabe quanto tempo ele permaneceu ali, admirando a entrada da minha sala.

Do genkan eu pago o homem que vem todo me limpar a caixa d´água.
'Esperou muito por mim ?' eu pergunto.
'Esperei mais no seu vizinho' ele diz . 'Ah !! Pés descalços !!' diz apontando.
'E isso é ruim ?'
'Não, não muito" responde temendo ter sido rude.

Outro dia o matador de insetos, um homem em trajes azuis trazendo algumas latas com veneno biológico natural para insetos veio ao gekan.
'Nós jogamos veneno nas arvores atrás da sua casa' ele disse.' Ah, pés descalços !!'

Em outra ocasião, a esposa do padre budista veio me trazer um presente de agradecimento. 10.000 yens (80 dólares) de uvas-passa.
'Ah ! Pés descalços. Vc deveria colocar os sapatos'.

Algumas vezes coisas indesejáveis passam da barreira do genkan, como, por exemplo, gatos do mato. Estes gatos vigiam minha
casa esperando uma oportunidade de achar a porta aberta. Uma vez lá dentro, vão direto para a cozinha e roubam comida, qualquer comida. São tão rápidos que não consigo vê-los, apenas ouço um barulho e está feito !

Um dia eu estava na cozinha e ouvi um gato na porta da fente.
Corri para o genkan gritando e balançando meus braços e agitando uma faca e uma colher para assustá-lo antes que entrasse na casa.
E rapaz, como assustei ! O pobre do carteiro.

© 2002 Amy Chavez