98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

28.5.02

trecho de "o púlcaro búlgaro", de campos de carvalho. está numa compilação que também tem "a lua vem da ásia", "vaca de nariz sutil" e "a chuva imóvel". tudo isso escrito entre 1956 e 1964. Recomendo que você largue o que estiver fazendo e compre este livro! agora mesmo!

abre aspas
Fui ao psicanalista e ele me fez deitar num divã, sem o paletó, a gravata e os sapatos. (...)

O homem foi até a janela e cerrou calmamente as cortinas.

- Agora vai dizer em voz alta, e sem pensar, tudo que lhe vier à cabeça. Relaxe-se o mais que possível e nada de escrúpulo.

- Escrúpulo. Cabeça. O oceano é azul. Que calor está fazendo. A morte de Danton. As metamorfoses de Ovídio. O senhor é uma besta. Com quantos paus se faz uma canoa? Vinte e um, vinte e dois, vinte e três, vinte e quatro. As laranjas da Califórnia são deliciosas. Umbigo. Rapadura. Otorrinolaringologista. É a tua, mulher nua, vou prá lua, jumento, pára-vento, dez por cento, Catão, catatau, catapulta que o pariu, catástrofe, caralho, os medos, os vegas, as vegaminas, as sulfas e as para-sulfas, dimetilaminatetrassulfonatosódico, porra de merda, argentino, argentários, argentículo, testículo, laparotomia, Bóris Karloff, Irmãos Karamazov, Irmãos Marx, Marx, Engels, Lenin, Lenita, onomatopéia, onomatopaico, onanista, ovos de páscoa, jerimum, malacacheta, salsaparrilha, Rzhwpstkj, Celeste Império, semicúpio, Salazar, sai azar, vinte e seis da manhã, Dadá, Dedé, Dodô, Dudu, holofote, oliveira, olá Olavo, Alá, ali, alô sua besta já não basta?

- Basta.

O sábio agora me olhava atentamente, o lápis suspenso no ar, o bloco de papel com rascunhos sobre o joelho. Sua máscara traía uma grande inquietação, como se temesse alguma coisa ou já começasse a pôr em dúvida a minah sanidade. Até que, simulando uma calma absoluta, arriscou o ar mais natural deste mundo:

- O senhor já foi à Bulgária?

fecha aspas

ora, quem já não teve vontade de falar algo parecido quando alguém fica dizendo "mas o que você está pensando?" :)