98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

18.10.01

Infância

Outro dia passou Os Saltimbancos Trapalhões na Globo. Adoro esse filme e sua trilha sonora. Só que agora vejo nuances que não via antes: como que esse filme passou nos tempos da ditadura? A mensagem de liberdade é tão forte e tão linda! Gente unida para fazer um circo melhor (um Brasil?). Quando é que a gente - que já cresceu e já vota - vai botar o dono mau do circo para correr e fazer uma vida digna para todos? Por enquanto nosso papel é de bicho amestrado... vai para lá, compra isso, consome aquilo, bota peito que tá na moda, tira peito que agora é brega...

Chico Buarque é Deus, como diz Maria Clara, e é meu parente, como diz a árvore genealógica do meu avô, um Buarque primo do pai do Chico. Minha avó disse que Aurélio, o do dicionário, já corrigia, de pequeno, as notas de compras dos fregueses da venda do pai dele.