98 Telinha e seus gatinhos: 05/01/2010 - 06/01/2010

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

31.5.10

oi, crianças,

tá tudo na mesma, por isso a falta de novidades. bijoux está bem, muriel está bem e jean-luc continua chateando. só queria que bijoux se alimentasse melhor, pq a única coisa que ela come com gosto é whiskas temptations e isso é petisco, não é ração...

30.5.10

que bonito é! começou o segundo tempo dos copa-cakes, os cupcakes da copa! cinco novos modelos! No Blog dos Bolinhos!

24.5.10

o amor está no ar! chegaram os cupcakes de dia dos namorados no Blog dos Bolinhos!

tou com torcicolo. muriel dormiu no meu travesseiro e eu fiquei torta para não incomodar.

claro que se fosse o meu marido me incomodando, levava uma cotovelada... :D

22.5.10

eu tenho pensado muito em como agir em relação à doença da muriel. no momento é só reação, mesmo. ação -> reação.  veterinários, exames, soro, remédios. eu reajo às situações. Agora eu quero agir.

tenho me esforçado muito em não cair na armadilha de "aimeudeus, Muriel tá morrendo" e atrapalhar a vida dela. Tento manter a rotina do jeito de sempre, não sobrecarrego a Muriel de cuidados e tento não superproteger. Ela gosta de ficar na caixa, de ficar na dela. Não é e nem nunca foi de colo. Acho que minha função mais importante é de não atrapalhar. Ela tem as comidinhas que gosta, a caixa para dormir, o borrifador de água que uso para afastar Jean-Luc quando ele cisma de encher a sua paciência.

Eu não quero que, de alguma maneira, ela sinta que eu a trato diferente. Não sei como os gatos funcionam; nem sei como eu mesma funciono, vamos deixar bem claro. Mas sei que gatos têm um tipo de sensibilidade que não consigo explicar, mas sei que existe. E se ela perceber que eu passei a tratá-la como uma coitadinha, tenho certeza de que irá reagir mal.

Eu presto atenção e tento ajudar. Nesta semana, ela começou a interagir melhor com a família, permite que Lara, Carol e Bijoux se deitem com ela no cobertorzinho novo que comprei. Até Jean-Luc, em alguns momentos, se comportou e os dois ficaram próximos, sem fsss nem xingamentos.

Claro que há momentos em que me sinto de mãos atadas; outros em que me sinto falhando com ela, por permitir que a doença avance sem que a operem ou façam a quimioterapia. Mas tudo isso foi pensado e repetido aqui tantas vezes! quero qualidade de vida para ela, não quero que ela passe por terríveis pós-operatórios que não solucionarão nada.  Quero uma vida legal para a minha gatinha. E amigos me falam de gatos desenganados que estão aí, miando satisfeitos da vida. Quem me garante que Muriel não possa ser um deles?

Tenho medo, claro, tenho um universo de medos. E sei que cedo ou tarde vou me culpar pela morte dela, e ter certeza de que uma pessoa mais precavida teria percebido antes a doença, tomado melhores providências, feito um milagre, talvez. Mas aí eu me lembro que Muriel está comigo não porque espera uma pessoa perfeita, e sim uma pessoa que a ame.

e aí meu coração sossega.

por pouco tempo, mas sossega.

20.5.10

Crianças,

Acabo de voltar do veterinário, é dia de dar soro subcutâneo à muriel. A vet achou que os nódulos cresceram muito de semana passada para cá, e uma das tetinhas está bem inflamada. Anteontem eu e Alessandra brincamos com ela, fizemos carinho e a tetinha estava normal.

O câncer é mais agressivo do que esperávamos e, pelo visto, temos menos tempo do que pensávamos.

:(

17.5.10

Crianças,

hoje foi dia de consulta com dra Heloísa. Então, as novidades são que Bijoux está com 4,190 kg. Esse aumento de peso se deve não só ao apetite de leoazinha, mas também ao corticóide que ela estava tomando todos os dias.

O hemograma deu magníficos 39 de hematócritos, o que significa que as hemácias estão felizes e dançando o reboleixon-xon, mas deu glicose alta - por conta do corticóide. Então a doutora mandou voltar para dia sim, dia não, o que vai diminuir a folia das hemácias mas vai tirar o risco de termos mais uma diabética na família.

De resto, a mocinha está linda, sem-vergonha, com mucosas cor-de-rosinha, bem disposta, comilona e tudo que há de bom nessa vida.

Voltamos lá daqui a um mês. Clinicamente, ela ainda está com anemia e é possível que seja crônica. Mas tá tudo bem e é isso que importa.

14.5.10

fotos da turminha:

bijoux e lara (quase amassando a mãe)



carolina e muriel nanando juntinhas (com direito a coelhinho, olha)



jean-luc na janela (gostoso da vovó!)

12.5.10


Crianças,

Levei hoje a Muriel para uma consulta com Dra Kátia. A gata gorda voltou a pesar 8 kg redondinhos :) E, agora há pouco, a dra me ligou e disse que o hemograma foi muito bom! tanto a função hepática quanto a uréia/creatinina voltaram a níveis normais. Com isso, ela suspendeu o Legalon e passou o soro para uma vez por semana e mês que vem fará nova avaliação.

Ela confirmou que não é mais caso para a cirurgia, mas que dentro do possível Muriel está bem de saúde, o que se nota pelo vanho do peso (na outra consulta ela estava com 7.800)

Eu estou muito feliz porque eu vejo que Muriel está mais disposta e feliz. E é isso que eu quero para ela.

10.5.10

quando eu troquei a areia dos gatos, bijoux veio olhar. não foi na bandeja, não comeu a areia limpa. isso me encheu de alegria, me emocionei tanto. ela não comeu a areia, ela tá melhor, mesmo com os hematócritos só em 25 (o mínimo é 24, ela já esteve em gloriosos 29)

mas ela está bem, o pelinho tá crescendo, ela está se alimentando direitinho.

quem tem olhos para ver as pequenas maravilhas, que veja.

9.5.10

acordei com um miado insistente. levantei e fui abrir a porta do quarto, entrou chispado um borrão branco. fui deitar, vi que era a bijoux e ela que estava fazendo pãozinho alucinadamente no meu travesseiro. fiz carinho, conversei com ela e ela não se acalmava, e continuava fazendo pãozinho. não é o comportamento normal dela. catei meus óculos e saí procurando alguma coisa errada com bijoux: febre não tem. se tivesse dor, estava escondida. levantei e fui ver os outros gatos, será que ela estava me avisando de algum problema? a única vez que eu vi a bijoux assim agitada foi quando ela foi parir os gatinhos. andei a casa toda, nenhum vômito no chão, alguns gatos dormindo, muriel acordou com a movimentação e veio falar comigo: "íu!" (muriel não mia "miau").

desconfiada e já completamente acordada pela adrenalina, volto para o quarto e solto a bijoux. ela vem correndo para a mesa do computador, miando e me olhado. "Meu pai eterno, o que essa criatura tem?" Duas da manhã, tava chovendo e eu pensando se seria preciso acordar o marido e lever a Bijoux na veterinária. Resolvi dar petisco para ela, pois gato que está passando mal não come. Ela comeu o petisco, lambeu a mesa e voltou pro quarto. Abri a porta, ela entrou, foi para debaixo da cama, se aninhou e dormiu.

a pestinha só queria um lanchinho de madrugada!!!

3.5.10

novidades no front.

hoje eu levei a bijoux na dra heloísa justen. fui toda alegrinha, achando que era a consulta da alta. bibi miou o caminho todo, está pesando 3,900 kg, alerta, brincalhona, linda e formosa. daí fez exame de sangue, a doutora nos liberou e disse que ligava quando ficasse pronto.

voltamos para casa. bijoux tá miando até agora, parece que tá contando o passeio para os outros gatos. de tardezinha, doutora heloísa ligou: os hematócritos caíram. estavam em 29, foram para 25. o mínimo, lembrem, é 24. e a alta foi adiada. bijoux vai tomar corticóide todo dia, de novo. daqui a 15 dias tem nova consulta, novo hemograma.

eu não entendo. eu simplesmente não entendo. ela está comendo bem, engordou 350 gr, o sangue tá lindo de tão vermelho e tão grossinho. e a porcaria do hematócrito caiu? assim não dá.

a vontade que eu tenho é bater a cabeça na parede. :(