98 Telinha e seus gatinhos: 03/01/2010 - 04/01/2010

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

31.3.10

 

crianças

este mês valeu por um semestre. encarar a doença da bibi e a cirurgia da muriel foi uma provação que só foi possível enfrentar com o apoio e as orações de todos vocês.

bijoux se recupera bem, para minha alegria e para o espanto de dra heloísa justen (acertei o nome, iei!). ela hoje me confessou que operou a gatinha com extremo receio dela não sobreviver, e falou como foi surpreendida pelo baço-monstro e como está feliz com sua recuperação. claro que ainda há pontos a melhorar, e precisamos monitorar sua medula para ver se as funções não foram afetadas. mas posso dizer hoje, com esperança, que o pior já passou.

No hemograma que foi feito, os hematócritos subiram para 23 (e estavam em 18 antes da cirurgia, e o pior nível foi 11, antes da segunda transfusão de sangue), as plaquetas subiram (acima de 200 mil, e antes da cirurgia tavam em 18 mil) e ela está pesando 3.190, ou seja, engordou 200g em uma semana - e isso tirando o peso do baço-monstro!

a medicação vai continuar, sem alterações. e dia 12 voltamos lá para tirar os pontos - a cicatrização tá tão linda, tão sequinha, tão perfeita!

eu vejo bijoux ficando coradinha, comendo por conta própria, voltando a seus lugares preferidos na casa. ela não se esconde mais, não fica pálida e nem febril. claro que isso demandou cuidados, exames, trasnfusões, mas só foi possível graças à força e a vontade de viver dela. Em momento algum ela se entregou e, mesmo internada, reagiu e lutou para voltar para casa.



eu não tenho palavras para agradecer o milagre que presenciei. obrigada a todos, obrigada a são chiquinho, que é ninja e nosso protetor, obrigada a dra heloísa, de mãos mágicas.

estou feliz e com meu coração em paz.

28.3.10

onze anos de casamento: bodas de gatinho branco e bodas de alívio :)

levei muriel à última consulta de acompanhamento pós-cirúrgico. era para ter terminado antes, mas a má cicatrização fez com que só hoje ela fosse liberada. não preciso mais dar papá na boca, nem passar remédio, nem botar roupinha. vida normal até o fim do mês que vem, quando virá a primeira consulta da próxima cirurgia.

a barriga da muriel ainda está vermelha e com umas protuberâncias chamadas ceromas, que são, basicamente, sangue coagulado que está sendo reabsorvido. mesmo com a cicatrização ainda fraca no sovaquinho dianteiro, parou de sangrar, o que determinou sua liberação.

este foi o melhor presente de aniversário de casamento :D

o melhor remédio para a muriel foi tirar a roupinha que protegia a cicatriz. ela está andando pela casa, voltou aos seus lugares preferidos e até comeu sozinha. o chato é jean-luc que não pára de miar quando a vê, e fica encarando, e os dois acabam trocando tapas. a veterinária disse que ele sente o cheiro dela diferente e não entende. tá, e pq ele não deu a mínima para a bijoux depois de operada? ele chegou, cheirou a bibi e saiu de perto... carol e lara até lamberam a cabeça da mãezinha, ninguém estranhou...

bom, a vida lentamente vai voltando ao normal. vou levar muriel na vet para uma última conferida e agora só para os exames da próxima cirurgia, mês que vem (e mês que vem já é semana que vem, março passou voando)

hoje eu faço 11 anos de casada. o melhor presente? bijoux e muriel melhorando, claro. este ano não tem presente para amado marido, nem dele para mim. as despesas foram imensas, gato não tem plano de saúde :)

27.3.10

BIJOUX NÃO VAI PRECISAR DE TRANSFUSÃO!


crianças, o baço-monstro foi embora e o hemograma da bijoux deu resultados maravilhosos. o hematócrito subiu, os linfócitos estão em níveis próximos à normalidade e nem acusa mais a icterícia!

eu estou tão feliz, tão feliz, tão aliviada! xô, baço-monstro! xô!!!!

gente, a dra heloísa ficou tão espantada com a recuperação da bijux que perguntou se eu estava lendo o exame certo! :D

 VIVA SÃO CHIQUINHO! VIVA DOUTORA HELOÍSA! VIVA BIJOUX!!!!

26.3.10

caramba, que dia.

perto de 5 da tarde, dra heloísa me liga e diz que tenho que buscar bijoux, que está agitada e não deixa ninguém chegar perto. aviso amado marido, que sai mais cedo do trabalho e vamos juntos, pq aproveitaríamos para coletar uma amostra de sangue para o teste de compatibilidade da bolsa de sangue que ela pode precisar tomar amanhã.

então chegamos lá, em botafogo, perto das seis da tarde, depois de um trânsito miserável. e o laboratório fica no grajaú e fecha às sete. um mais um igual a dois: não coletamos o sangue dela pq não havia maneira de chegar lá antes do laboratório fechar.

então se inicia uma discussão: leva bijoux? deixa bijoux? botafogo está parado. o trânsito está engarrafado como só o rio de janeiro numa sexta feira pode parar. deixamos bijoux na clínica. no táxi, vou argumentando. amado marido cansado, de saco cheio. e eu com os nervos em pandarecos. decidimos parar na cobal, comer alguma coisa e pegar bijoux quando o trânsito abrir.

não consegui comer quase nada: três bocados e o estômago travou, não passa um grão de arroz. voltamos na clínica. pegamos bijoux. voltamos para casa. a pobre mia o caminho todo, numa voz tão fraca que nem parece ela.

chegamos em casa, soltamos, ela anda pela casa toda, faz um xixizinho, deita no chão. vou dar o papá de muriel que está algumas horas atrasado. jean-luc não estranha bijoux. muriel come pouco. bijoux não quer comer nada. amado marido desaba na cama, com dor de cabeça. e eu ainda tenho que estender a roupa que está lavada na máquina.

crianças, cheguei em casa, fui dar o papá da muriel e agora posso falar.

bijoux operou, passa bem, mas ainda tem risco de vida. o baço dela media 18,5 cm! um absurdo! a dra disse que ele estava a ponto de se romper. ela ainda corre risco pq as plaquetas estão em 18 - o mínimo é 300, e isso depois da transfusão de ontem! é possível que ela precise de nova transfusão amanhã pela manhã, mas isso será definido por um novo hemograma.

o importante é que eu a vi, estava molinha, mas me reconheceu e ronronou.

agora precisamos subir essas plaquetas, subir alucinadamente. ela ficou internada, talvez volte amanhã. e eu preciso dizer, doutora heloísa é maravilhosa.

ah, peguem uma régua e vejam quanto é 18,5 cm. um absurdo um baço ficar desse tamanho. 


é normal, num quadro de anemia, o baço aumentar. mas doutora heloísa fez a punção que salvou a vida da bijoux, pois detectou a tumoração nele. só que ninguém esperava um baço deste tamanho! ela também notou que a barriga da bijoux estava muito quente - devido ao baço, também. eu sentia a barriga dela quente, mas achava que era febre. por isso é que é bom ter um vet de confiança! Doutora Heloísa Justen não é Thundercat mas tem visão além do alcance!

deixo aqui o meu carinho e meu obrigado a todo mundo que está rezando e torcendo por minhas gatinhas Bijoux e Muriel. E agradeço à Ila, do blog Ilações de Ila Fox, por este post tão lindo!

25.3.10

ontem à noite a dra heloísa ligou e disse que saiu o resultado na punção do baço da bijoux e ela tem um tumor. opera manhã.
o líquido da espinha revelou que a medula está trabalhando, mas todo o sangue que ela produz é destruído no baço. este órgão está tão grande que vai até a bexiga, e é isso que está causando os picos de febre que a bijoux apresenta.

ela vai tomar uma bolsa de sangue ainda agora de manhã, para fortalecer o organismo para a cirurgia.

24.3.10

cheguei agora da dra heloísa. só de apalpar, detectou o baço de bijoux bastante inchado. fez coleta de material para biópsia. coletou sanguinho da orelha dela para não sei o q, mediu até glicose. deu uma injeção que valeu por 21 dias de um remédio que bibi odeia tomar. ligou pro laboratório para adiantar o resultado do exame do líquido da espinha.

a mulher é ninja. se ela não resolver, ninguém resolve.

hoje a bijoux vai à dra heloísa, dona da clínica gatos e gatos. ela é a maior especialista em gatos no rio e uma das maiores do brasil.

corrigindo: é JUSTEN, HELOÍSA JUSTEN. não sei de onde tirei o outro nome.

23.3.10

muriel passou quase o dia todo sem a roupinha. e tudo que fez foi dormir :)
não foi no prato, não foi no banheiro. estirou-se embaixo do móvel e dormiu, dormiu, dormiu.

amanhã, espero, tiramos os pontos que sobraram. hoje ela fez 15 dias de operada, nem toma mais remédio.

amado marido tá dando o papá da bijoux.

22.3.10

hoje a bijoux fez o exame de líquido da espinha. mas, claro, como tudo que está acontecendo em volta dela, foi com emoção. o exame que era uma da tarde foi para as quatro e meia e começou depois das cinco. e a pobre em jejum.

tirando esse fato, de um gato debilitado enfrentar o segundo jejum de mais de 12 horas em três dias, o exame correu maravilhosamente bem. o anestesista pegou a veia de primeira, o que é praticamente um milagre, devido a tanto soro, tanta coleta, tanta transfusão.

o exame foi rápido, coisa de 15 minutos, e ela já estava acordando quando me chamaram. parecia uma larvinha de gato, só mexia a cabeça. em 20 minutos foi liberada e em  coisa de hora, hora e meia, espertou e miou. pegamos um engarrafamento monstro, chegamos em casa com a pobre transida de fome.

correu pro prato de ração, comeu, comeu, comeu, foi no banheiro e agora está se lambendo. tomou um pouco de AD, mas contra a vontade.

e agora é esperar quarta feira, para a consulta com dra heloísa. era hoje, mas como o exame mudou de horário, tive que remarcar.

a torcida continua, meu povo. ainda tem muito caminho pela frente.

21.3.10

murphy quebrou o elevador do prédio e eu não pude levar muriel para tirar os pontos. descer 3 andares até vai, mas subir com uma gata de 8 kg mais o peso do transporte? não dá.

20.3.10

sobre a muriel: amanhã ela tira os pontos. já deu um jeito de arrancar um sozinha...

na madrugada de hoje, às 3 da manhã, começou o jejum da bijoux para o exame de líquido da espinha. lutamos para conseguir anestesista durante o dia todo, e, às 5 da tarde, com ela ainda em jejum, fomos para o laboratório. lá, um exame de sangue acusou que as hemácias dela estavam em 13 - de uma escala onde o mínimo aceitável é 24. o anestesista disse que ela não teria condições de fazer o exame. conseguimos uma bolsa de sangue para transfusão imediata. esse imediato demorou quase duas horas. mais uma hora de transfusão, chegamos em casa depois das oito e meia da noite.

não resolveu absolutamente nada, mas ganhamos tempo; o exame será feito segunda feira.

quem tiver fé, por favor, reze. eu não tenho fé, só tenho amor por ela

esperando, com bijoux em jejum, para saber se o exame de líquido da espinha pode ser feito hoje. estou tão tão preocupada.

18.3.10

novo hemograma na bijoux. talvez fique pronto ainda hoje, mas ninguém garante. ela tem febre algumas vezes no dia. parece que emagreceu. eu não quero acreditar que ela perdeu quase 400 g. não quero. eu tou atochando a gata de comida, não é possível que ela emagreça 400 g numa semana. não é possível.

16.3.10

levei bijoux no vet. ele disse que ela está enjoada e estressada e ensinou um novo jeito de dar os remédios e a comida. ela continua babando e não querendo comer, mas tá comendo do mesmo jeito.

bijoux não está querendo comer. isso é péssimo. vou oferecer carne crua, se ela não quiser, vamos na clínica

crianças, deu vírus no meu e-mail, desconsiderem uma mensagem esquisita em inglês, tá?

14.3.10

levei muriel ao vet hoje. estava febril e um dos pontos inflamou. trocou a roupinha por bandagens, está uma muminha linda e se sente melhor. a medicação foi alterada, mais remédio, mais dias. conversei com a vet sobre a ajuda de um dos estagiários da clínica, talvez amanhã eu consiga resolver isso.

bijoux estava quentinha, a vet liberou 3 gotas de dipirona. continua quente e teve diarréia quase imediatamente, acho que foi do stress da medicação.

13.3.10

todo dia, eu passo uma hora dando comida para as gatas. de três em três horas, uma hora dando comida. e mais uma hora, duas vezes por dia, dando remédio. é frustrante. é maravilhoso quando elas comem sem muito drama. eu tento não deixar que isso me abale, mas levar ad na cara é deprimente. o mais importante é que estão vivas e em casa. mas hoje bijoux está mais pálida. e eu penso se tem algum estagiário na clínica que topa ganhar uma grana para vir aqui uma vez por dia, só, e dar os remédios. só uma rodada, a outra é comigo. pq me desgasta tanto. é unhada, é mordida, é cuspida, é o medo delas não tomarem o necessário para melhorar. é o terror de piorarem e a culpa ser minha.

12.3.10

saiu o resultado do hemograma da bijoux! os hematócritos, que estavam em 14 antes da transfusão, foram para 21! :) o mínimo é 24, e na quinta que vem ela fará novo exame.

these are the days of my life

esquema de remédios


bijoux na janela


muriel não quer conversa

estou tão cansada

11.3.10

BIJOUX TÁ EM CASA!

fui visitar e acabei trazendo ela! a dra disse que ela estava num nível de estresse tão grande que tinha que voltar para casa senão piorava. chegou, andou a casa toda, bebeu um tico de água e agora deitou no tapetinho do banheiro. tá pêlo e osso, parece sobrevivente de campo de concentração

ainda não pude ver a bibi hoje; muriel está murchinha, sem querer comer. fui dar o remédio, meio comprimido, levei uma mordida no dedo. a próxima vez ele será diluído em água. pouca. o gosto é horrível, a pobre babou muito.

já já tem mais remédio e mais papá.

a bijoux só depende de um hemograma para vir para casa :D iei! \o/ TODO PODER ÀS HEMÁCIAS :D

10.3.10

não pude ver bijoux esta noite; fiquei esperando, mas deu 9 da noite e tava na hora dos remédios de muriel. estou aqui, morrendo de sono: o último de hoje é meia noite.

muriel ficou murcha a tarde toda, e melhorou há coisa de meia hora: se jogou na porta do quartinho e, quando eu fui ver o que ela queria, foi cambaleante para o meu quarto, se esconder embaixo da cama.

já está mostrando que tá melhor: quis dormir comigo... : D

acabo de chegar da visita, bijoux está melhorando! :) ela veio até mim, ainda fraquinha, ainda no soro, ainda sem comer por vontade própria, mas veio até mim, ronronou e miou!

:D

obrigadaobrigadaobrigadaobrigadaobrigadaobrigadaobrigadaobrigada!!!!

Bom dia, crianças.

ontem de noite os filhotes estavam murchinhos, murchinhos. aí eu deixei que dormissem conosco e foram uns anjinhos. só que 5 para as 7 da manhã, lara decidiu que já era hora de papar e pulou na cama, me acordou com ronrons e cabeçadas. antes que ela acordasse amado marido, levantei, fui ver a muriel, dei o papá e a primeira rodada de remédios do dia. ela não bebeu nem comeu ração seca de noite, nem banheirou, mas está bem disposta, embora um pouco quentinha, e comeu com gosto.

falei com a vet e a bijoux passou bem a noite, e, embora ainda coma forçado, tá com uma carinha melhor. mais tarde eu vou visitar.

9.3.10

muriel já está em casa, se recuperando da cirurgia. foi retirada toda a fileirinha direita de mamas. um novo nódulo foi encontrado do lado esquerdo, e ela deve operar novamente dentro de um mês ou dois. Bijoux continua internada, um pouco melhor devido à transfusão de sangue

a bijoux recebeu a transfusão de sangue e teve uma discreta melhora. muriel operou e assim que se recuperar da anestesia volta para casa. as coisas estão melhorando devagar, mas estão melhorando. :)

crianças,

hoje a muriel opera. e ontem precisamos internar a bijoux, porque ela vomitava tudo que comia. precisamos de gato doador de sangue para ela, mas tá complicado, pq gato também tem tipo sangüíneo. ela está perigosamente anêmica.

eu tou com tanto medo que me doem os dentes.

8.3.10

a bijoux está com forte anemia e agora precisa de transfusão, mas não é simples, não há sangue de gato no estoque. então estamos tentando saber se é possivel coletar sangue de um dos filhotes para ela.
 

o teste para fiv/felv negativou, o que é muito bom. mas aí só há duas possibilidades para o que ela tem: hemobartonela, que é doença que pega de pulga (possibilidade quase nula, já que ela não tem acesso à rua) e pif, que é uma doença fatal.
 

então, vamos torcer pela pulga.

estou exausta fisica e emocionalmente. acabei de forçar mais 10 ml de AD para ela. daqui a uma hora, mais AD. e amanhã, tem muriel em pós-operatório.

eu só consigo lembrar do atum doente. e isso me parte o coração

o caso da bijoux é mais serio do que se imaginava e ela pode ser internada ainda hoje, para transfusão de sangue. está com anemia grave. vão testar para fiv e felv. eu estou extremamente assustada

7.3.10

agora foi bijoux que adoeceu. tá com um começo de icterícia, um tico de febre, 3 dias sem comer direito.

4.3.10

nossa, depois de uma noite tendo pesadelos que muriel saía do quarto e comia, quebrando o jejum de 12 horas e o exame teria que ser feito outro dia, acabou que as veterinárias não deram calmante para ela e a pobre foi de cara limpa ser examinada. amado marido foi comigo. e ele foi mais que o carregador da gata. ele tranqüilizou tanto a muriel quanto a mim. foi preciso segurar a pobrezinha esticada na mesa do ultrassom e raspar a barriga dela com a máquina. ele segurou as patas dianteiras, a assistente da médica as traseiras e eu fiquei fazendo carinho na cabeça dela. a pobre tentava se mexer e nem podia. encarou bem o exame, dentro de todos os possíveis.

já para o raio x, mais assustada por conta do primeiro exame, fez cocô na mesa. e miava e olhava prá gente e eu me quebrando.  nesse, ficamos de fora. e aí veio o exame de sangue: coletaram da carótida e eu não tive coragem de ver. foi ultra-rápido. na patinha geralmente demora muito mais. mas eu não tive coragem de ver, saí da sala.

voltamos para casa cobertos de pêlo. amado marido precisou trocar de roupa. muriel se enfiou embaixo da cama e só saiu para comer atum, com uma sofreguidão que eu nunca vi.

os laudos dos exames saíram:  TUDO BEM! não há sinal de novos nódulos e nem de metástase nos órgãos internos. o exame de sangue vai demorar mais um pouco.

obrigada de todo coração a todas vocês. a cirurgia foi marcada para terça que vem, dia 09, às 8 da manhã. bora continuar na reza que não se mexe em time que está ganhando.

voltamos agora dos exames da muriel.

Amado Marido foi conosco e prestou uma ajuda indispensável. Aliás, ele fez tudo, eu fiquei de coadjuvante.

Muriel teve muito medo e fez cocô na mesa do raio-x. mas está bem. os laudos irão para a veterinária.

Assim que eu souber alguma coisa, eu conto.

2.3.10

novidades de muriel


bom, crianças, muriel ia fazer o raio x e o ultrasson nesta segunda, mas não fez. o remédio que a vet passou para deixá-la grogue e não ter uma crise de pânico ao entrar no táxi, chegar na clínica e ser estirada numa mesa para que os exames fossem realizados simplesmente não fez efeito algum.

nada.

dei as duas doses do remédio, conforme indicado, e foi a mesma coisa de dar água. pensei bastante e preferi poupar muriel desse stress; amanhã vou falar com a vet e pedir um novo calmante. mas só amanhã? pois é, ela só trabalha às quartas na clínica aqui perto.

de resto, espero que os exames ainda possam ser feitos esta semana.

ela está bem, comendo, bebendo, brincando e banheirando normalmente. está até mais feliz porque o calor diminuiu.