98 Telinha e seus gatinhos: 07/01/2006 - 08/01/2006

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

31.7.06



olha a minha bebéia buchudinha!

30.7.06

Dia 3 tem o lançamento do livro Um Defeito De Cor, da Ana Maria Gonçalves, às 19:00h, na Argumento (Rua Dias Ferreira, 407 - Leblon).

Quem não ligou ainda o nome à pessoa, ela escrevia o blog UDIGRUDI (ai, que saudade daquele template lindo), que gerou o livro Ao Lado E À Margem Do Que Sentes Por Mim e agora está no 100 Meias Confissões de Aninha.

Dizer o quê dessa menina? Que ela escreve tão bem que dá espanto, admiração e vontade de escrever assim? Que ela é uma pessoa maravilhosa? Que eu vou estar nesse lançamento nem que chova canivetes?

Isso tudo e muito mais, meu povo. É ler prá crer: eu agarantio.

a gente começou a arrumar a casa por conta dos bebês da bijoux.
esvaziamos o quartinho da bagunça, que vai ser o quarto deles :) guardamos muitas coisas nos armários e o pobre o aspirador de pó agora mora no banheiro.
lá no quarto de casal, tiramos os pés da cama. havia a possibilidade dela querer parir lá no cantinho, onde é praticamente inacessível para a gente. o engraçado foi quando ela chegou no quarto e viu que a cama, agora, é praticamente um tatame: rodeou, rodeou, olhou para cima, olhou para baixo, fez cara de "ué???" e até tentou cavar :P

mas se acostumou e agora tá mais fácil subir na cama. reclamar para quê, né?

29.7.06

when cats take over the world
a coisa mais linda que eu já vi depois dos bebês na barriga da bijoux

27.7.06



Ultrassom da Bijoux! Clique na imagem para ampliar!

na primeira imagem, a patinha de um filhote (ali, no alto, parecendo uma florzinha de pontos brancos)

na segunda, a coluna de um deles : um colarzinho de pérolas

na terceira, o que parece uma borboletinha é o cerebrinho do bebê

na quarta, quinta e sexta, cada um no seu lugar.

SÃO QUATRO BEBÊS!

quatro filhotinhos lindos e saudáveis! vi patinha, vi coluninha, vi um se mexendo, vi cerebrinho... eu tou tão besta!!!!!!!! depois eu posto a ultrassonografia para vocês verem!

e estão grandões e nascem, provavelmente, dia 9 de agosto, que é a mudança de lua. isso que a doutora disse.

ai, mainha! sete gatos em casa! amado marido quer doar dois, mas eu mordo a canela dele se ele inventar de tirar algum de perto de mim!


ah, amado marido quis saber se dava para saber o sexo pelo ultrassom. dá não, amado marido, a gente vai ter surpresa old-fashioned-way mesmo.

26.7.06

BIJOUX TÁ PRENHA!!!!!!!!!!!

a médica apalpou dois filhotinhos, eu ouvi coraçãozinho batendo e tudo. bora fazer uma ultra para saber quantos são. nascem dentro de 15 dias, ou seja, em torno de 10 de agosto.

gente, eu tou tão feliz!

25.7.06

amado marido ligou avisando que faltou luz no trabalho.
isso eram cinco da tarde.
das duas uma: ou a luz voltou ou virou festa no apê.

23.7.06




Eu acho o Gianfrancesco Guarnieri tão parecido com o meu pai...

22.7.06

anotem a placa, a gripe me atropelou de novo. gente, virei um pano de chão...

21.7.06

E as últimas notas do ANIMA MUNDI!

Panorama 2

Panorama não tem votação, mas eu sou enxerida e dou nota do mesmo jeito

Svetlonos - 3 - animação de bonecos em stop-motion. Um soldado romano entra num templo onde estátuas de mulheres fazem armadilhas contra ele. Longo demais. Chato, a partir de um ponto. Obscuro, sem dúvida. Mas deve ter dado um trabalhão danado para fazer.
Rue des Légends - 4 - desenho animado. Na rua das Lendas, todo mundo não é o que parece.
The Curse of The Voodoo Child - 1 - Música de Jimmi Hendrix, rabiscos sobre um filme que não dava para ver o que era. Chato.
The Aroma of Tea - 1 - Desenho animado. Muito chato. Uma bolinha percorre um caminho entre manchas.
Aquele Cara - 4 - desenho animado. história de Laerte (aquele!) e muito legal.
A Fulana - 3 - Clipe de Rita Lee em animação de massinha e desenho animado. O mais legal foi o making of, que fez a nota subir de 2 para 3
Bicycle Messengers - 3 - Desenho animado - Quase um documentário sobre (duh) motoboys que usam bicicletas ao invés de motos. Legalzin, mas nem tanto.
Get Bizzy - 4 - um cachorro de massinha, um pato de desenho animado, uma lagosta de papel recortado e uma abelha em 3 D e as agruras do mercado de trabalho no mundo da animação.

Curtas 9
The Meaning of Life - 2 - Desenho animado. Você sabe o significado da vida? Nem eu. Só serviu para ver que o autor sabe desenhar diferentes bichinhos zoiúdos.
La Genie de la Boîte de Raviolis - 5 - Um gênio que sai de uma lata de raviolis e concede dois pedidos ao seu amo. Dois, só.
Declaration in Love - 2 - Uma mulher mexe um caldeirão. Um menino brinca de barquinho. As imagens se enrolam e desenrolam. Ou é muito chato e eu não gostei ou é muito cabeça e eu não entendi
Prime Time - 3 - animação 3 d. Horário nobre na pré-história.
Rabbit - 4 - desenho animado. Ou "como uma sacada legal salva uma história marromeno"
Minuscule - 4 - animação 3 d. Uma joaninha muito arteira :)

Curtas 19 - impróoooopria!
Saint-Valentin - 1 - desenho animado. todos os mecanismos que levam a um sorriso. Misógino.
Rolo y Colo en "No te hagas la cabeza" - 3 - animação em massinha de uma historinha de conscientização pelo uso da camisinha.
Smile - 3 - Filme com atores e animação. Historinha de terror.
The Adventures of Big Jeff: "Buschcraft Alphabet" - 1 - desenho animado. uma viagem à vida selvagem australiana com um apresentador pelado. sem graça nenhuma.
Strom - 3 - pixilation com atores. dois lenhadores e uma árvore.
From Whom The Bell Jingles - 4 - desenho animado. Uma história com ares de Stephen King. Ou Neil Gaiman.
Le Colouir - 4 - desenho animado - é preciso vigiar um corredor.
Jona/Tomberry - 4 - diversos tipos de animação. realidades paralelas, ilusões e ninguém na platéia entendeu chongas. Eu vi muita influência de nosso amigo John Constantine.

Futuro Animador
entrei nessa sessão sem saber bem o que era. Depois de hora e meia de fila no ccbb, sem ingresso para o que eu queria ver, aceitei a indicação da moça da bilheteria. Animações feitas por crianças do mundo todo. não tem nota, mas eu dei nota do mesmo jeito.

Baletéia e a Boneca Misteriosa - não vi, cheguei atrasada procurando a sala de vídeo certa.
Abstracto - 2 - e com muito boa vontade essa nota. a gente tem que incentivar as crianças.
O Mendigo Sortudo - 3 - mendigo ajuda mulher depois de assalto.
Sem o Sexo, A Esta Hora Não Estaríamos Aqui - 5 - crianças portuguesas contam como nascem os bebês usando diversas formas de animação.
Congo de Vitória - 2 - música e dança
Carnifal Cymru - 5 - crianças do País de Gales falam de futebol e peléVitória para Mim - 4 - crianças de Vitória, no Espírito Santo, falam da cidade e do que eles consideram uma vitória.
A Família Futeboleira - não vi
Os Nossos Doces Avós - não vi


Filme: Brichos
Também não tem votação, mas eu sapequei-lhe nota 1 e saí com meia hora de exibição.
Não que eu não goste de filmes infantis. Eu gosto. Mas esse filme é raso e chato. Praticamente um pires, por assim dizer. Crianças-animais que moram na vila dos brichos jogam videogame numa disputa internacional. Pelo visto, só vão ganhar se aprenderem a valorizar a cultura nacional. pfffffffffffff....

bão, ontem esqueci de dizer... contato imediato de terceiro grau com a campanha para governador do ridijaneiro.

tou lá no meu metrô, posta em sossego, quando vejo um ruge-ruge. uma mulé baixinha, loirinha, no meio dum bando de gente. aí alguém grita: Denise Frossard para governadora! Quem tem juízo vota na juíza!

Ao ouvir essa pérola de slogan, baixei a cabeça para disfarçar a gaitada. O menino de 17 anos do meu lado percebeu a risadagem e começou a conversar comigo. Vai votar pela primeira vez este ano. Na Heloena Helisa, (como diz a Cam) por protesto. Fala do absurdo que é A Frorzinha Molequinho mandar ensinar criacionismo nas escolas estaduais. A gente começa a pensar em questões de vestibular sobre criacionismo: cite a ordem correta da criação, em quantos dias o mundo foi criado, e tal e coisa.
Mas no fim o menino era só um menino mesmo, levantou e foi tirar foto com a juíza. Um aspone tirou a foto dos dois no celular, eu pensei se devia falar alguma coisa, mas falar o quê? Aê, doutora, a senhora tá com 10% nas intenções de voto, talvez eu vote na senhora, talvez anule, ainda não sei...

Só sei que a panfletagem já começou, as ruas estão sujas e já já vai começar a campanha na tv. Aí que o povo vai rolar na lama, mesmo.

20.7.06

estou tão absolutamente cansada que vai ser uma luta ver a final do project runway.

o cerebrinho já não agüenta a maratona anima mundi. hoje entrei numa sessão, seção, sessão, ainda vou aprender como se escreve, bão, entrei sem saber o que ia passar e tava passando um filme infantil brasileiro e chatíssimo, brichos. agüentei meia hora para dar uma chance, mas é muito chato mesmo. e eu não tenho mais tanto saco assim.

daí que assisti mais duas exibições (êba, escapei daquela palavra lá de cima) e me mandei para ipanema, para comprar carpaccio no restaurante carpaccio e companhia. isso. eu e amado marido estávamos com desejo de carpaccio e este restaurante, óbvio, não entrega na tijuca. aliás, não entrega mais em canto nenhum, fechou. e no mesmo táxi que fui, voltei.

quarenta reais mais pobre, com dor de cabeça e abuso do mundo, ainda com vontade de comer carpaccio, descubro que os comentários foram invadidos por spammers. a vontade é de chorar na cama que é lugar quente.

amanhã não tem anima mundi pq eu quero ver o fim da novela a viagem. quero ver o bem vencer o mal, espantar o temporal, azul amarelo tudo é muito belo. e no fim de semana não há santo que me faça ir ao ccbb. fui ontem e prá nunca mais - durante um anima mundi, nunca mais.

é isso. foram 11 exibições. perto de 90 curtas e um longa. tá de bom tamanho, cansei de brincar, peço cessa.

Tem gente nova nas paredes do quarto!

LA REINA MADRE!

Bolsas maravilhindas feitas pela Denize.
Gente, o que é La Reina Madre?

Vamos começar dizendo o que não é:
Não é linha de montagem
Não é "artesanato" (naquele sentido mesmo)
Não é couro
Não é modinha descartável (nos dois sentidos: não é descartável pq não se acaba depois que se usa e não é descartável pq sai da moda daqui a quinze minutos)

Agora vamos ver o que é:
É delicadeza
É exclusividade
É surpreendente
É original (prestenção, supreendente e original não são sinônimos)
É garimpo de tecidos
É atenção aos detalhes
É aceitação de encomendas
E é de uma mulé gente boa prá caramba, com os valores mais do que certos, o olhar treinado e uma criatividade que chega na lua!

Faça o seu dia mais bonito e mais feliz: dê um pulo e me diga se conseguiu resistir...

19.7.06

As notas do Anima Mundi continuam!

Curtas 6
Le Dernier Heure - 2 -Homem corre para não se atrasar para um compromisso
Eclosion - 4 - Excelente animação. Pedras em forma de cubo saem de dentro da terra e dançam no céu.
CNote - 1 - a pior animação que eu vi em anos. Rabiscos e música sem sentido
Santa de Casa - 5 - Diurético. Desenhos de Allan Sieber e história de Aldir Blanc
De Raíz - 2 - O bem, o mal, uma menina e uma árvore.
Creative Comforts : "Monarchy Business" - 4 - Divertido. Animais falam sobre a monarquia inglesa

Curtas 10
Síndrome de Linea Blanca - 5 - A vida sem vida de uma dona de casa mexicana
Brothers Bearhearts - 5 - Três ursinhos que na verdade são Monet, Van Gogh e Toulouse-Lautrec
Invasion - 3 - um invasor, uma ilha e muitos carneiros
Horn OK Please - 5 - eu gostei, mas agora não lembro mais da história!
Eaux Fortes - 2 - tsunami na cidade grande
O Primeiro João - 4 - Animação caprichada contando uma história do Garrincha

Curtas 12
The girl who did things she didn´t like first - 4 - a menina fazia as coisas que não gostava primeiro para se ver logo livre delas
Zlydni - 4 - capetinhas infernizam a vida de um camponês e de sua família
Úton - 3 - um mundo onde as pessoas vivem cada qual no seu barquinho
Gargoyle - 3 - Animação de bonecos, não de massinha. em uma noite de lua cheia no cemitério, um gárgula acorda...
Bonsoir, Mister Chu - 5 - Lindo, suave, poético. Um menino no Vietnã às vésperas de um festival religioso e uma carpa que passeia de riquixá
Cherno na Byalo - 4 - outro que eu gostei mas não lembro agora
First Flight - 5 - Da Dreamworks. Feito para ganhar festival. Passarinho quer voar.

Curtas 15
Alive - 3 - libéluas, flores, kiwis. O visual é lindo, mas se fosse menos demorado ganhava 4.
Black Pig, White Pig - 1 - tosco e nojento. A história poderia ser boa, mas não é.
A Última Lenda - 3 - brasileiro. um fusca quebra no meio da noite e o motorista encontra seres lendários
Birdcalls - 1 -Passarinhos deixam recado na secretária eletrônica. tinha tudo para ser fofo e é chato.
Marottes - 5 - Menina francesa e seu encanto por um menino chamado Valentin
Gustavo - 1 - Hominho peludo em preto e branco, cheio de detalhes desnecessários
Kein Platz für Gerold - 3 - um quebra-pau entre roomates
Tarte Aux Pmmes - 4 - Uma mulher faz tortas de maçã para seu amado, mas ele nem percebe...

Panorama 1
Não há votos nesta sessão. seção. sessão. socorro, como se escreve?
De qualquer maneira, vou dar notas aqui

Der Mann Mit Dem Koffer - 3 - se não me engano, soldadinhos marcham por um campo de batalha abandonado
Grey - 3 - não lembro, mas era bonito
Revolta em Massa - 4 - animação em massinha. Brasileiro. Adão, Eva, uma raposa paraguaia e a bela adormecida.
Infinite Justice - 2 - não lembro
The Zit - 3 - o eterno drama adolescente: aparece uma espinha bem quando o menino ia sair para encontrar a quem-sabe-futura-namorada.
Oasis - 2 - acordar, trabalhar, voltar para casa, dormir, acordar, trabalhar, voltar para casa, dormir...
La Môme Fait Mouche - 2 - gente, minha cabeça deu tilt. esqueci deste também

16.7.06

a memória é, realmente, uma coisa muito estranha. como é que eu lembro, de estalo, que, se minha irmã ainda fosse casada com o ex dela eles fariam bodas de prata hoje?

então vamos voltar a 81, aos meus 10 anos e lembrar daquele dia.

o casamento da minha irmã foi de manhã. lembro de acordar cedo e ver um pouco dela se maquiando com a ajuda de uma mulher. lembro especificamente do curvex.

eu usava um conjunto saia e blusa de tecido molinho, brilhante, cor de rosa queimado. era seda? minha mãe deve saber.

eu queria ser dama de honra mas não fui. o casamento não teve dama de honra. eu fiquei danada da vida com isso: nunca fui dama de honra. minha irmã me traumatizou, tá vendo?

o vestido da minha irmã era estilo camponesa. ela casou na igrejinha do poço da panela, um lugar lindo lá em recife.

na ida para a igreja eu vim torcendo para o carro que a trazia furar o pneu, para ela ir junto comigo. claro que não aconteceu nada.

nas fotos meu pai estava muito orgulhoso, conduzindo a filha pro altar. mas não lembro de nada naquele dia envolvendo meus pais.

não lembro da cerimônia. lembro que na festa serviram sucos e que isso era diferente, mas vai ver foi assim porque o casamento foi cedo, umas 9, 10 da manhã.

lembro que eu levei um estabaco tropeçando na raiz de uma árvore e ralei o joelho, e me levaram no salão paroquial para passar mertiolate. lembro que a torta era grande e veio numa kombi, e era torta de frutas e não bolo de noiva, não tinha aquela cobertura de dois centímetros de açúcar que é tão maravilhosa.

lembro de um bebê que todo mundo paparicava, e esse bebê também tomou suco na mamadeira.

nas fotos eu estou séria.

naquele julho de 81 minhas duas irmãs casaram, sendo que uma foi morar muito longe. eu ganhei um pequinês chamado charles e a gente se mudou para surubim, morar numa casa com quintal e goiabeiras.

14.7.06

começou o anima mundi. êba.

ranking do dia (de 1 a 5, sendo 1 ruim e 5 muito bom)

Curtas 20
Valle Esponjoso - 1 (sem pé nem cabeça)
Wojna - 3 (não lembro mais da história)
Suba - 4 (linda animação, música de primeira, final surpreendente)
The Awakening of Consciousness - 4 (não é o que você está pensando e é divertidíssimo)
Après le Chat - 2 (uma velhinha, gatos e um empalhador)
Demon - 2 (não gostei, não entendi a história e é longo demais)
A L´Epoque - 4 (uma história da segunda guerra)
Ichthys - 2 (começou bem, ficou chato, terminou absurdo - no mau sentido)

Curtas 7
Dehors Novembre - 5 (animação de bonecos em uma história triste. a música é bonita)
Bid´em In - 5 (uma idéia simples, história excelente, animação bem feita)
Yansan - 5 (conta a história da orixá Yansã se passando numa Tóquio futurista. Demais!)
Opera - 3 (gente animada em pixilation. não sabe o que é pixilation? vai lá ver!)
Le Moulin - 4 (um moinho e sua estranha influência sobre o povo de uma ilha)
La Memoria dei Cani - 2 (uma história confusa, desenhos bonitos e tristes em preto e branco)
Walkampf - 5 (um cara e uma baleia, cantado em alemão)
Careful - 2 (mãe, filha e uma história que podia ser melhor desenvolvida)
Citoplasmas en Medio Acido - 5 (quem nunca passou por isso, atire a primeira pedra)

Curtas 16
Shipwrecked - 2 (a velha piada do náufrago)
Skyggen i Sara - 2 (Sara sonha acordada)
Banquise - 2 (não lembro, isso não é um bom sinal)
The Wagalak Sisters - 3 (uma lenda arborígene)
Tower Bawher - 3 (seria melhor se fosse mais curto)
Novecento: Pianiste - 3 (releitura do filme "O Pianista" em desenho animado. Bonito, mas muito demorado: 17 minutos, cansa)
Adore - 3 (um casal e muitas portas)
Tyger - 5 (manipulação japonesa de boneco e animação sobre imagens de são paulo, juntas numa grande idéia)


ah, você me pergunta qual o meu critério. simples: primeiro, a história tem que ser boa. depois, a animação tem que ser boa. mas o mais importante é a história. uma boa história salva uma animação convencional, mas nem a melhor animação faz uma história ruim funcionar.

UM ANO COM BIJOUX

Pois foi. Um ano já com a nossa pequenininha. Hoje vai ter bolo de aniversário com velinha. (Tá, bolo não, atum em lata)

E ela era assim,





Miudinha, febril e linda quando chegou aqui e ganhou o coração da gente sem precisar dar um miau. A gente lutou para essa coisinha linda sobreviver, mas lutou menos do que ela.

Graças a São Francisco de Assis, o segurança que a encontrou, recém-abandonada no Jóquei Clube, achou a gatinha bonita e não a levou pro campo de concentração, também conhecido como gatil do jóquei, já fechado pela luta de muita, muita gente boa. Ligou para a Ana Yates, que a acolheu. Ana Yates, que avisou na Cora Rónai que avisou no blog e fez papel de cegonha na nossa história. Ana Yates, que há um ano confiou na gente e nos entregou nossa pequena jóia.

Pequena jóia de brincadeira, doidice e alegria. Que nos deixa babões quando faz pose levantando a patinha. Capaz de correr pela casa e subir pelas paredes como Fred Astaire. De irritar a Muriel, dar umas patadas e depois ganhar umas lambidas, querendo ou não. De miar "méu". De subir lá no alto e saber descer sozinha. De ser uma criaturinha absolutamente encantadora e de deixar a mamãe aqui sem palavras.





E agora, mais do que nunca, somos uma família feliz.

12.7.06

hoje eu tirei foto 3 por 4 e saiu horrorosa, com cara de quem viu alma, cabelo desgrenhado e camiseta torta. estou enjoada de marrédeci e com dor de barriga. murphy continua sem perdoar.

11.7.06

então eu tava no meu véio ônibus 409 (saens peña-jardim botânico) voltando para casa depois de um dia cheio, com aula, médico, cobal e coisa e tal. e eram seis e meia da noite. ali na praia de botafogo, perto do escadashopping, o alumbramento: a lua cheia. imensa e amarela, tão redonda a lua, como flutua. e ali, do lado da lua, cercando a lua, escondendo a lua, dando tchau prá lua, conforme o ônibus seguia pelo aterro, o pão de açúcar.

foi uma visão tão forte que eu lembrei de mario quintana: e olha a lua a lua a lua!
me debrucei na janela, um sorriso abobado, aluado. queria mesmo era fotografar o que eu via, prender para sempre aquela imagem, aquela coisa, aquele desaforo de beleza, aquele surto poético de Deus.

e eu não agüentei, e falei pro moço que estava na cadeira de trás, olha a lua, olha que beleza. o moço sorriu.

murphy não perdoa.

10.7.06

dois bancos em pleno dia 10: bradesco e banco do brasil.

tou morta.

8.7.06

dia de pintura aqui em casa. pintamos de marrom escuro (na lata tá escrito marrom barroco, que chique) a porta, os portais e os rodapés da sala, cujas paredes são laranja queimado. Gentem, ficou lindo. O chão parece que está com catapora, amado marido está cheio de pintinhas, eu estou maisoumenos inteira, pois tomei banho, estou cheirosa e saiu a tinta e o fedor da aguarrás.

os gatos não deram a mínima. não sei se foi o cheiro, mas eles simplesmente não se interessaram. nem bijoux, uia.

temos muita coisa ainda para fazer e arrumar, mas é bom tirar essa da lista. sim, pq a gente estava para terminar essa sala há mais de ano! :O

update: amado marido disse que o chão da cozinha parece um dálmata. e parece mesmo.

4.7.06

SOS CAPA DE SOFÁ

Querida amiga, querido amigo. Você mora no Rio? Você fez capa de sofá ultimamente? Você pode me indicar alguém que faça um selvicio decente, com preços honestos?

O último orçamento que eu fiz, para sofá três lugares, brim peletizado marfin, ficou em 490.

Arguém me sarve, fazfavô. Salvem meu bolso da extinção.

3.7.06

Hoje minha sobrinha Aninha começou um caminho novo. Embarcou para a Alemanha, onde vai trabalhar e estudar. Ela tem 22 anos e, nessa idade, já diria o velhíssimo ditado, "Tebas não tem só uma porta, tem mil, e todas estão abertas".

É prá ela e por ela que eu faço esta prece navajo

"Hoje sairei a caminhar.
Hoje todo mal há de me abandonar.
Serei tal como fui antes.
Terei uma brisa fresca a percorrer-me o corpo.
Terei um corpo leve.
Hei de ser feliz para sempre,
Nada há de me impedir.
Caminho com a beleza à minha frente.
Caminho com a beleza atrás de mim.
Caminho com a beleza abaixo de mim.
Caminho com a beleza acima de mim.
Caminho com a beleza ao meu redor.
Belas hão de ser minhas palavras."



Esta prece também é um presente para comemorar o nascimento da Joana, filha da Angélica! Bem-vinda, pequena, e que seu caminho seja belo e suave!

já passa de uma da manhã e eu aqui, acordada feito um tetéu.

só vou falar uma coisa sobre a copa do mundo: se a seleção brasileira fosse um emprego, tava todo mundo demitido por justa causa.

e mamãe hoje no nosso telefonema semanal comentando o jogo? uma delícia. dona helena para técnica! :)