98 Telinha e seus gatinhos: 07/01/2005 - 08/01/2005

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

30.7.05

Com a chegada de Bijoux, Atum está mais ativo, mais brincalhão.
Parece que o ditado é certo: para burro velho, o remédio é capim novo.

:)

28.7.05

Bijoux!







Quando eu era menina, li um livro que tinha um personagem chamado Henriquinho Espalha-Brasas. Não garanto o Henriquinho, mas do Espalha-Brasas eu lembro claramente.
Eu tenho uma Bijoux Espalha-Brasas em casa. Menino, como ela é irriquieta! E isso não é um defeito, compreendam. Ela só tem dois meses e uma energia capaz de iluminar uma cidade. Mas é que tem Muriel. E Muriel, definitivamente, não suporta Bijoux.
Muriel, graças a Deus, melhora a olhos vistos. Com a ajuda da Fal (dindinha da Bijoux) eu dei atum em lata para a doentinha, que comeu de lamber os bigodes. E ontem à noite nós ouvimos um ruído muito familiar: Muriel se jogando contra a porta do quarto fechado, para sair. Soltei a danadinha imediatamente, e um novo problema apareceu: com Muriel solta, teríamos que fechar Bijoux no quarto. Mas aí, o coração materno doeu. Desde que Muriel se machucou, Bijoux dorme conosco. Tem lá a caminha dela (miudinha) que fica na nossa cama, bem junto à cabeceira, para não cair. E, puxa vida, a bichinha não ia entender nada, sair do bem-bom e ficar presa num quarto escuro, sozinha. Sim, eu dramatizo. Mas era quase meia-noite, as dramatizações estavam liberadas.
Amado Marido não quis saber de conversa e botou a pobre no quartinho. Começou uma sinfonia de miaus. Eu levantei e soltei Bijoux, deixando ela no nosso quarto e fechando a porta com uma treliça de madeira que ficou neste apartamento deixada pelo antigo morador. e deu certinho: porta do quarto aberta, garantindo a ventilação, Bijoux conosco, Muriel solta, Atum dormindo o sono dos inocentes que não entraram na história.
Hoje de manhãzinha, claro, acordei com Bijoux passeando e miando na minha cara. Então bora dar ração para ela e para Muriel, que também apareceu miando e me levando para a cozinha (aleluia!) Dei peito de frango cozido para ambas. E isso que Bijoux avançou no prato da Muriel, mesmo tendo o seu próprio, bem cheinho. Vou te contar, que CPI que nada, administrar conflitos é comigo mesma. Bijoux comeu, Muriel comeu, Bijoux foi lá brincar com ela, Muriel surtou, peguei Bijoux comigo e botei a treliça na sala, onde Atum e Muriel estão postos em sossego no sofá e Bijoux está aqui na janela do quarto do computador observando a vida alheia.

Eu amo imensamente a Bijoux, mas adoraria desligá-la de vez em quando... :)

27.7.05

muriel tem, neste momento, cinco comidas diferentes à sua disposição: ração de lata, ração normal, ração especial para gatos sensíveis, carne moída cozida e peito de frango cozido e desfiado.

só não vai comer se não quiser.

26.7.05

oito da manhã. tocam os sinos da igreja. eu fico feliz.

plantão veterinário

Ontem foi dia de levar Muriel no veterinário.
Quem nos atendeu desta vez foi uma doutora, Adriana, ao invés do doutor Marcos que vinha cuidando dela até então.
Doutora Adriana ficou muito assustada com a perda de peso de Muriel - 200 g em uma semana, o que é muito para um gato. Explicou que isso pode levar a uma lipidose hepática, uma hepatite felina, por assim dizer. E passou a dieta "tudo o que ela gostar pode comer". E ainda passou um estimulador de apetite.
Muriel ontem bateu um pires de carne moída. Sem remédio! E ainda comeu mais um tico de ração úmida. E já está miando para sair do quarto - e eu deixei ela dar uma voltinha pela casa, ainda andando tortinha, mas quando o paciente começa a reclamar é sinal de melhora!
Mas como tudo na vida tem um passo para frente e um para trás, Muriel está com uma mega infecção no dentão. Qual dentão? Não sei dizer o nome, mas assim que ela sarar da patinha, vai entrar na anestesia e extrair o dente.

Mãe sofre, pai do céu.

E Bijoux me acorda todo dia seis e meia da manhã querendo brincar. Amado Marido nem tchuns, ela quer é a mamãe. Já vi para que lado esse galo vai cantar: no dia em que a gente tiver um filho, adivinha quem vai acordar para a troca de fralda da madrugada...

25.7.05

Bijoux ganhou o apelido (perfeito, aliás) de COTOCO ATÔMICO :)
Nunca vi nada tão pequenino e irriquieto como ela - tá ficando meio impossível almoçar porque ela escala nossas canelas, sobe na mesa e tenta enfiar o focinho nos pratos...

23.7.05

Muriel tomando sol na janela, uns dias antes de se machucar.




Bijoux dentro do sapato de Amado Marido.



Bijoux e Atum curtindo um solzinho no quarto de casal


e a polícia britânica, hein.

que vergonha, pai do céu. que vergonha.

22.7.05

é hoje...

a cabeça não tá boa, gente. pego um ônibus para ir devolver os dvds na blockbuster da rua uruguai (não sei dirigir e é longe para ir andando) e quando chego lá, amado marido não tirou o dvd do dvd e colocou na caixinha - só devolvi um, a caixa vazia voltou comigo.

fiquei com tanta raiva que deu dor de cabeça e vontade de rir. e já tomei quase meio litro de rescue.


tá, meio litro é demais.

Acabamos de voltar do veterinário!

MURIEL NÃO VAI PRECISAR DE OPERAÇÃO!

Graças, graças, graças a Deus!
Viva São Francisco de Assis!

Ela vai ficar em casa, está se alimentando melhorzinho, já bebeu água, está caminhando sem apoiar a patinha no chão mas foi descartada uma lesão mais séria. Vai ficar no antibiótico e no anti-inflamatório por quinze dias.

Segunda feira a gente volta lá, para avaliar a evolução dela.

Gente, brigada pela torcida!

21.7.05

Era uma vez um Anima Mundi

Como o anima mundi está começando em são paulo, resolvi mostrar aqui as notas que eu dei para os filmes que eu assisti

Curtas-Metragens 6

PBS Kids Go! - satisfatório
Tienda de Colchones - satisfatório
Loop - excelente
Sem Respirar - excelente
Bugging The Bug - ruim
Countre-Jour - bom
Piñata - bom
Beginning Middle and End - ruim
A Buck´s World - ruim
O Boto - bom


Curtas-Metragens 8

Cartoon Network Shoktober - bom
The Toon Horror Picture Show - satisfatório
Vita ex Musica - satisfatório
Badgered - bom
Elle - bom
À Travers Mes Grosses Lunettes - excelente
Cirkus - satisfatório
Herr Würfel - bom
Copher Broke - bom


Curtas-Metragens 13

Co-op Push-it - satisfatório
TV Pingüim - excelente
American Express "A Life Less Ordinary" - satisfatório
Lua - Satisfatório
Frankenchicken - satisfatório
A Dama da Lapa - bom
Bascule - ruim
The Old Crocodile - bom
Fallen Art - satisfatório
Signes de Vie - satisfatório


Curtas-Metragens 15

Le Regulateur - satisfatório
Vent - Satisfatório
The Backbrace - bom
Pivete Olímpico - satisfatório
Angry Kid "Who do you think you are?" - bom
Prudence à Tort ou à Raison - bom


Curtas-Metragens 16

Hector - satisfatório
Nuit Blanche - satisfatório
True Color - excelente
Tokyo Fantasia - excelente
A-gi-na-mu - bom
Maria Dolores - bom
Wrong Number Phone Message - ruim
Bek - Satisfatório
Chahut - bom

Curtas-Metragens 20

GRRR - satisfatório
Festival Qualité - satisfatório
Cuilín Dualach - bom
Sunday Corner Tap - ruim
Moon - Excelente
Aquatoria - ruim
Una Historie Vertebrale - ruim
La Poupée Cassée - ruim
In The Rough - excelente

Mas qual o critério, telinha?
1) eu gostei da história?
2) a animação é legal?
3) a animação é inovadora?

Por isso discordo de "O Boto" ter levado o prêmio de melhor curta nacional. É uma história fofa sobre o boto cor-de-rosa namorador, mas não traz nada de novo.

plantão veterinário


acabamos de chegar do veterinário. muriel caiu da cama, ontem e sofreu uma luxação na pata traseira direita - a rótula saiu do lugar.
levamos ao veterinário e ela fez um raio-x, que comprovou o machucado. e para piorar, ontem ela se escondeu debaixo da cama e a gente não soube a extensão dos danos, só deu para saber que doía muito pois ela miou bastante e depois parou. de madrugada eu acordei para procurá-la. ela estava no sofazinho do quarto do computador, o que me acalmou, pois se ela conseguiu pular é porque não estava tão mal assim.
depois que eu voltei da aula, amado marido me disse que houve o primeiro arranca-rabo entre muriel e bijoux, que tanto fez que levou uns tabefes. o que me preocupou é que muriel saiu correndo do sofazinho, o que deve ter piorado a luxação.
ela está medicada e comeu um pouco. de tanto medo, fez xixi em mim e no transporte. está presa no quartinho, por ordens do veterinário, e vai voltar na clínica amanhã para ver como está a evolução da perna - que está inchada, inchada.

atum está espantado, bijoux está no mundo da lua, eu estou nervosa prá caramba. quando o doutor perguntou pq não levamos muriel ontem mesmo, apontei furiosa pro Não Tão Amado Marido e disse: a culpa foi dele! eu quis vir e ele disse que era frescura!

Só sei que agora ela está medicada e eu estou em cacos. Os olhos ardem de vontade de chorar. Ainda não foi descartada a hipótese de cirurgia. Muriel não está imobilizada porque o veterinário disse que se imobilizar ela vai surtar, deixando ela solta ela mesma vai poupar a pata de maiores esforços.

Eu não entendo, gente, eu não entendo. ela só foi subir na cama, o edredon escorregou e ela caiu. não era para tanto, não era para nada, ela vive se estabacando e nem liga. agora essa. ômeupai, agora essa.

20.7.05

Eu era adolescente quando começou esta conversa de dia do amigo. Primeiro eu fiquei meio irritada, dia do amigo é todo dia. Mas depois eu me rendi: é tão bom dizer "obrigado, amigo!"

Então, prá vocês, meu carinho, meu imenso carinho. Um beijo especial para a minha mais nova amiga (uma semana!) Ana Yates, que trouxe Bijoux prá gente. Para um presente precioso desses não há "obrigados" que bastem.

Para todo mundo que está nas paredes do quarto, para todo mundo que me escreve e-mail, para quem já comeu um saco de sal ao meu lado, para quem dividiu risadas, para os papos infames no MSN, para todos que compartilharam seus planos comigo e ouviram os meus também: É MUITO BOM TER VOCÊS NA MINHA VIDA.

:)

17.7.05

Bijoux saiu melhor do que a encomenda

Menino, Bijoux está que é os pés da besta. Não pára quieta um momento e só quer fazer o que não pode. A frase do dia foi "Bijoux, não!"

Não pode brincar com os fios do computador, Bijoux!
Não come a comida dos gatos grandes, Bijoux!
Sai de trás da geladeira, Bijoux!

Tá linda. A gente tentou fazer uma barreira para ela ficar na sala enquanto a gente almoçava, mas ela tanto fez que pulou. Já brincou com a caixa de papelão que Atum e Muriel usam como arranha-gato, correu atrás da bolinha de papel, deitou no teclado do computador, roeu um pedaço de maçã e está encarapitada no meu ombro tal qual papagaio de pirata.

15.7.05




BIJOUX e eu! :)

14.7.05

CHEGOU BIJOUX!

Bijoux é nossa nova gatinha. Ela tem quase dois meses, é branquinha, pêlo longo, olhos claros. Chegou hoje, há algumas horas.

Foi adotada através do blog da Cora Rónai, que avisou que ela estava com uma anja chamada Ana Yates. Bijoux veio do Jóquei Clube, foi abandonada lá domingo de manhã. E em menos de uma semana já tem papai e mamãe e irmãozinhos.

Atum e Muriel estão meio espantados. Muriel foi cheirá-la e levou um belo chega prá lá, o que mostra que a pequenininha tem cabelinho na venta. E ela já explorou boa parte da casa!

Ela é MUITO miuidinha e magrela, e gosta de ficar no colo. Já chegou ronronando. Agora foi dormir no quartinho, pois foram muitas emoções prum dia só.

Amado Marido já disse que amanhã não vai trabalhar. E eu tou pensando que, se tou derretida assim com uma gatinha, não quero nem ver no dia que tiver um filho :)

quem se lembra de uma música dos anos 80 que diz assim

"em uma noite vadiiiiiaaaa
eu me perdendo em paixãaaaao"

acho que o nome é espelho das águas, mas não tenho certeza; estes dois versos estão em loop no meu juízo ne nem o google me ajudou.

12.7.05

metrô animado

tem um anúncio da calabresa seara no metrô, entre as estações uruguaiana e carioca. ele é animado: cartazes colados lado a lado dão a ilusão de movimento quando o metrô passa. e aparece um menininho rindo, pegando um pedacinho de calabresa de um prato, dando tchau e correndo.

lindo, divertido e tem tudo a ver com o anima mundi.

;)

11.7.05

rival


amado marido está apaixonado por sunny baudelaire.



pior que eu também estou :)

dessas que só acontecem comigo - praticamente um drops da fal.


tava eu no bradesco, na fila do caixa eletrônico. chega minha vez, digito senha, sai o dinheiro e uma nota de dez escapa e cai dentro do caixa. sim, havia um microespaço entre o caixa e aquela moldura de madeira.
eu que não dou de graça dez reais pro bradesco. mas não dou mesmo.
aí eu olho pro segurança. olho prá fila. não vou sair da frente do caixa por nada nesse mundo.
eu grito "segurança, por favooor"
"segurança! ô seu segurança!"
o segurança olha para mim e faz que não vê. o povo na fila se olha, espantado. eu vocifero que esse segurança não segura nem as próprias calças. eu agito os braços, como se parasse um ônibus.
"ei! moço! segurança! aqui! por favor!"
uma mulher me cutuca: "a senhora quer chamar o segurança, é?"
eu quase respondo "não, tou chamando a minha mãe, pedro bó", mas eu sou educada, digo que sim, aconteceu um problema com o caixa e eu não posso sair do lugar.
um homem atrás de mim comenta que o segurança só pode deixar o posto caso aconteça alguma coisa que perturbe a ordem.
eu não seguro a resposta. "eu estou gritando no meio do banco. creio que isso é perturbar a ordem."
a mulher que me cutucou volta com uma funcionária do banco, que vai resgatar minha notinha caída. volta com um monte de papel na mão, de gente que já tinha passado ali. mas meus dez reaizinhos voltam pro meu bolso, à custa de muito mico.

8.7.05

tou indo pro Anima Mundi, meu povo! :)

7.7.05



Eu (no meio), Jacque e Carol nos Arcos da Lapa.

:) êeeeeeeeeeeeee vidinha marromeno!

a corrupção nos correios chegou na minha carta.


mandei uma carta para a minha amiga gisele, que mora na nova zelândia. dentro, um pingentinho de bandeira do brasil. coisa simples, não era ouro, era besouro, como se diz em recife.
fiz um envelopinho de cartolina ondulada, guardei o pingente dentro e pus essa embalagem num envelope normal. anexei uma carta e mandei, postagem simples.

dez dias depois, a minha amiga me manda um e-mail. a carta chegou, mas o pingente não. abriram o envelope, em algum lugar entre o rio de janeiro e a cidade de auckland.

6.7.05

DIA DE RESULTADO DE EXAME!

glicose, 97 (tá mais alto que o anterior, mas teve gripe e viagem prá sumpaulo no meio. e ainda assim, está abaixo do nível diabético da coisa)

hemoglobina glicosilada, 5,5 (hip, hip, hurra!)


voltamos à nossa programação normal :)

3.7.05

CALA A BOCA, SUA BESTA!

Gente, Tom Cruise se revelou uma anta completa. Um ignorante. No mínimo, um fanático na pior acepção da palavra. Alguém interne esse homem, por favor!


Brooke Shields critica "discurso ridículo" de Tom Cruise


NOVA YORK (Reuters) - A atriz Brooke Shields reagiu contra as declarações de Tom Cruise na sexta-feira, depois que o ator a criticou por ter revelado que tomou antidepressivos para superar uma depressão pós-parto.

Em coluna de opinião publicada no The New York Times, Brooke Shields descreveu os comentários de Tom Cruise como "um desserviço às mães em toda parte".

"Sugerir que eu tenha errado ao tomar medicamentos para superar minha depressão e que, em lugar disso, deveria ter tomado vitaminas e feito exercícios, demonstra uma falta total de compreensão da depressão pós-parto e do parto de modo geral", escreveu a atriz.

"Se algum bem puder advir do discurso ridículo de Cruise, esperemos que canalize alguma atenção muito necessária a uma doença séria."

Durante entrevistas concedidas para divulgar seu novo filme, "Guerra dos Mundos", Tom Cruise comentou o ceticismo com que vê a psiquiatria, explicando as razões pelas quais acredita nos ensinamentos da Igreja da Cientologia, fundada pelo escritor de ficção científica L. Ron Hubbard.

Em uma entrevista concedida ao programa "Today", da NBC, ele foi perguntado sobre as críticas recentes que expressou em relação a Brooke Shields, atriz de cinema e televisão que, no momento, está sendo vista no papel de Roxie Hart no musical "Chicago" no teatro londrino.

"Antes de ser cientologista, eu já não concordava com a psiquiatria", disse Cruise. "Quando comecei a estudar a história da psiquiatria, passei a entender cada vez mais por que não acreditava na psicologia. Sei que a psiquiatria é uma pseudociência."

Contestando a eficácia dos antidepressivos de maneira geral, o ator disse: "Tudo o que fazem é mascarar o problema." E acrescentou: "Não existe desequilíbrio químico."

Brooke Shields disse que seu médico lhe receitou Paxil para combater a depressão pós-parto, depois que ela sentiu desespero extremo e teve pensamentos suicidas após o nascimento de sua filha, Rowan Francis, em 2003.

"Não gostei de tomar remédios. Na realidade, parei de tomá-los antes da hora e tive uma recaída que quase me levou a bater com meu carro num muro, com Rowan no banco de trás. Mas os remédios, ao lado das sessões semanais de terapia, foram o que salvaram a mim e a minha família", disse Shields.

A atriz é autora do livro "Down Came the Rain: My Journey Through Postpartum Depression" (e a chuva caiu: minha viagem pela depressão pós-parto).



Eu tou indignada. Chego a ter vontade que ele passe por uma depressão brabíssima, daquelas caprichadas, que é para aprender sobre o que ele está falando.

2.7.05

espanhola

sabem a música espanhola, né?

por tantas vezes eu andei mentindo
só por não poder te ver chorando
te amo espanhola, te amo espanhola
se for chorar, te amo

pois bom: tem muito tempo, eu fui num show do sá e guarabira lá no teatro do parque, em recife. e emburaquei pro camarim para fazer uma pergunta para eles: o cara tá mentindo?

sim, presta atenção na letra: o cara admite que mentiu para não ver a espanhola chorar. e se ela for chorar, diz que ama.

pois eu perguntei pro sá ou pro guarabira, que eu não sei quem é quem, a esse respeito. a resposta?

"eu tinha bebido tanto na noite que escrevi essa letra que só vi que tinha escrito no outro dia. não tenho a menor idéia se o cara tá mentindo ou não."


e você? o que acha?

1.7.05

uma das coisas mais absurdas que eu já vi na vida são as nefandas "festas julinas". é mais ou menos como ter carnaval em maio.

passando na porta de uma livraria católica, entre santinhos, livros, cds e terços, cheguei a uma conclusão.

sou mais padre zezinho do que padre marcelo rossi.

e bora cantar um certo galileu. :)