98 Telinha e seus gatinhos: 07/01/2004 - 08/01/2004

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

31.7.04

o caso da tira de couro.

seguinte: a tira de couro que dá nó na minha bolsa quebrou. mais de cinco anos, essa bolsa. adoro, é uma mochilinha.
como paliativo, estou usando um cadarço. e fui no sapateiro pedir para fazer uma nova tira de couro.
passei lá na quarta, tá pronto amanhã.
beleza.
não pude passar na quinta, fui na sexta.
cadê?
ah, a atendente esqueceu de passar o pedido. passa amanhã.
tuuuudo bem.
lá fui eu de novo hoje.
boa tarde...
ah, o sapateiro faltou, tá de mudança. segunda feira sem falta.


e isso que eu tou pagando, né favor não.

30.7.04

se é verdade que o pizzonia proibiu a maurren maggi de voltar a ser atleta depois do bebê deles nascer, ela é uma besta e ele é um troglodita.
eu não suporto trogloditas e tenho pena de mulheres bestas.
logo, estou na torcida para que uma onça ataque o jungle boy.

a respeito do fama... será que o brasil precisa mesmo de mais um cantor sertanejo?

29.7.04

que orkut o quê! o nerd elegante agora tem perfil no .node!

palmas para telinha que ela merece.
ia fazer uma coisa que eu sabia, ia me magoar em curtíssimo prazo. mas eu queria fazer. felizmente, recobrei a sanidade, corrigi a trajetória a tempo e, ao contrário do português da piada, não pisei na casca de banana e não me estatelei no chão.

ufa.

eu quero!

a comunidade neil gaiman do orkut encontrou não só o perfil dele como o do filho de 21 anos, michael gaiman.
claro que eles não vão me adicionar como amiga (infelizmente) mas chega deu um frisson ao ler os perfis.

menino, o que aconteceu com este blog?

28.7.04

cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso.

meu pai me disse, muito tempo atrás, que, quando as pessoas se casam, o sistema da casa deles não é nem o da casa da noiva e nem o da casa do noivo. que, juntas, elas chegam ao seu jeito de tocar a casa.

eu vejo isso acontecendo comigo. aqui em casa temos um hábito que não vem da minha família nem da dele. surgiu conosco: a lista da comida na porta da geladeira.

perfeita para aqueles dias que a gente não sabe o que tá afim de jantar e nem lembra mais o que tem no freezer. "mas o que tem no freezer?" "teeeem... teeem... ah, tem sopa." "sopa eu não quero, que que tem mais?" "sei não, tou com preguiça de abrir pote por pote para ver o que tem dentro."

com a lista é mais simples. é só levantar, ir até a porta da geladeira e pronto: sopa de legume, hambúrger, bife, strogonofe de galinha... mas para isso precisa um certo método: riscar o que se come, senão você jura que tem almôndega e já era.

ou não. o disk-pizza taí para isso mesmo... ;)

e, como diria branchu,

a vida nada mais é que a reprodução autocatalítica dos polímeros macromoleculares.
 
 
quem não é pernambucano não conhece branchu, o mestre zen da cervejinha.

será que eu sou a única pessoa que não se interessa pelos brindes do mc donald´s? será que isso é ser adulta?

muriel destroçou o braço direito do sofá. tem entranha aparecendo. o tecido já era.

tudo bem que este sofá tem bons seis anos de uso e que estava precisando de uma cara nova. mas isso não se faz, muriel. especialmente de madrugada. hoje eu acordei com a gata derrubando a casa, eram três da manhã. dei uma bronca rouca, ainda deitada na cama, ainda meio dormindo, e hoje eu vi o estrago. tamanho estrago que tapei com silver tape. ficou medonho, mas antes estava pior, com a espuma pulando fora do corpo.

quanto a esse belelê no banco do brasil, a justiça estadual mandando pagar as vítimas do palace 2 e a federal mandando não pagar, que a prioridade é dos impostos, eu fico pensando nos infelizes que trabalham nessa agência.
você sai de casa para trabalhar e não pode voltar porque ficou preso no banco por ordem judicial. se tem filho na escola, não pode pegar. se está cansado, com fome, com hora para tomar um remédio, dane-se. se tem compromisso,  hora marcada no médico, fita para devolver na locadora, se é o seu aniversário, se vira.
sérgio naya ferra o povo e quem paga são os infelizes dos funcionários do banco do brasil. tudo por conta de uma estrutura judicial tacanha,  que penaliza inocentes.  uma estrutura que gira em torno do próprio umbigo, desligada da realidade, que privilegia a letra fria da lei ao invés da justiça para com o ser humano.

ganhei presente, ganhei presente. natal em agosto, olha só.

meg me deu de presente o wunderblogs, o primeiro e único livro com conteúdo de blog do mundo! e é brasileiro, ca-la-ro! tem ruy goiaba, é coisa nossa! tem alexandre soares silva, é coisa nossa! tem radamanto, é coisa nossa! wunderblooogs, é coisa nossa! :) estou boba. lendo aos pouquinhos para durar.
e a meg, ainda por cima, traz lá no sub rosa entrevistas com os blogautores. um lu-xo!

update: a Ione bem lembrou, tem o livro do Salam Pax, o Blog de Bagdá. Tá, não é o primeiro do mundo, mas bem que merece a leitura.

a caras, aí.

mas que coisa. ronaldinho e cicarelli anunciam casório no justo momento em que angélica  avisa que vai subir ao altar com o luciano huck. devem nascer crianças narigudas e com pinta na perna: uma visão do inferno.
deu pena da angélica. esse tempo todo anunciando e desfazendo noivados com mauricio mattar, césar filho e aquele outro que eu não lembro o nome e quando a coisa parece que vai deslanchar, tem gente mais graúda casando ao mesmo tempo e tirando os holofotes dela.

27.7.04

então estes dias foram de finais felizes. A porca da tijuca e seus filhotes cícero, prático e heitor (copyright cecília) estão no centro de zoonoses, que, se não é o melhor lugar do mundo, com certeza é bem melhor do que a rua, e a pipoca voltou para casa, numa trama digna de filme policial.

e é preciso reconhecer o excelente trabalho da polícia carioca. eu sei que a frase é praticamente uma contradição em termos, devido ao que a gente vê ao vivo e na tv, todo santo dia. mas quando o pessoal acerta, a gente precisa aplaudir. parabéns aos policiais envolvidos neste caso, pelo trabalho bem feito. tomara que esses elogios não sejam mais um pingo num oceano de denúncias. eu gostaria muito de me orgulhar de todos vocês.

26.7.04

acabou a novela!
 
a porca e os filhotes já foram recolhidos ao controle de zoonoses. liguei para lá e confirmei tudo.

25.7.04

o tempo passa, eu fico véia.

liguei para minha amiga aninha. ela não podia falar muito, tava de saída.
tu vai prá onde, mulher?
vou na formatura de andré.
que andré?
andré sobrinho de jaque.
oxe! andré não pode tar se formando, ele tem dez anos!

:/
tem não, fia. e agora é um dotô adevogado. aquele menino. :/

rapaz, que frio. estou esperando chegar a comidinha japonesa. que não é do manekineko, é do new pekin. que tem comida chinesa e japonesa a preços decentes. ou menos indecentes.  nesse frio, depois da vitória brasileira, bem que vale comemorar.

24.7.04

infelizmente.

foi precipitado o e-mail do controle de zoonoses para a minha amiga bárbara. a porquinha continua ao deus-dará.

:/

23.7.04

Final feliz para a porca e seus porquinhos. Tudo graças à minha amiga Bárbara, que tanto fez que o Controle de Zoonoses tomou uma atitude.

-- Original Message -----
From: "Ouvidoria Defesa dos Animais"
To: Bárbara Bandeira Benevento
Friday, July 23, 2004 5:06 PM
Subject: Fw: Porca e Porquinhos

Prezada Sra. Bárbara,

Gostaríamos de informar que a referida porca e seus porquinhos já foram removidos do local e encontram-se nas dependências do CCZ(Centro decontrole de Zoonoses) em Santa Cruz. Todos estão passando bem. Para maiores informações tels: 3395-1595/3395-2190.

eu não entendo como pode um dia ter sol e tanto frio.

num esforço sobre-humano, lavei a cabeça. os remédios para a queda de cabelo, vocês sabem. eu que não ia deixar a situação chegar num nível zacarias da coisa.  o problema foi convencer este corpinho que deus me deu a entrar no chuveiro, que é daqueles que pingam. e eu que adoro chuveiro de água farta. então bota a água pelando de quente. ajusta a temperatura e começa a negociação interna, que termina com a frase mágica : quanto mais tempo demorar, vai ficar mais frio na hora de sair.

chuá, chuá. e eu aqui de toalha no cabelo, pq secador é uma palavra proibida.

22.7.04

amanhã eu penso na tuia de coisa que eu tenho para fazer.
agora não.
tá frio e eu penso em outras coisas.

a água sai gelada das torneiras. gelada, não apenas fria.
para lavar os pratos é o maior esquema: esquento água na panela, boto os pratos numa bacia, jogo a água morna por cima. deixo um pouquinho e vou lavando. para enxagüar vai água fria mesmo.

mas que coisa... ;)

Kiefer Sutherland faz strip-tease
Segundo o jornal 'New Zealand Herald', o ator da série "24 Horas", Kiefer Sutherland surpreendeu a mulherada de um clube de strip-tease.
O ator, que foi um dos convidados especiais de um espetáculo de uma revista masculina, se entusiasmou tanto que subiu no palco ao som da música "Yo Can Leave Your Hat On", e quase ficou nu. Tirou as meias e a camisa, provocando o público feminino.
Não é a primeira vez que o ator faz uma dessas loucuras, há alguns meses, ele foi fotografado completamente bêbado, em um clube noturno, com as calças na altura dos joelhos, exibindo-se para um grupo de mulheres.


deu no fuxico.

deu no globo que a xuxa vai operar o menisco. será que é dessa vez que nasce o irmãozinho da sasha?

quinze graus.  e só agora começa a esquentar um pouquinho. isso é rio de janeiro ou porto alegre, pelamordededé?

e o fondue, afinal.

pois é. o fondue é bom, mas não é essas magavilhas todas. o gosto é de chandele, mesmo. a diferença é que é quentinho.

bom com banana, legalzinho com morango, esquisito com uva e maçã.

e é muito para duas pessoas. sobrou mais da metade.

 hoje, no fotolog: a porca da tijuca!

deu na vista

o galvão, nos primeiros jogos da seleção, descia o nível nas críticas ao julio cesar. e eu até comentei com o amado marido que era pq o galvão é amigo do rrrrronaldinho e o julio cesar é casado com a susana werner.
teorias da conspiração à parte, acho que deram uma bela chamada no galvão. e agora é deus no céu e julio cesar no gol.

menos, galvão, menos. tanto para um lado quanto para o outro.

21.7.04

dona helena levou outra queda. dessa vez foi no banheiro. ômeudeus. ainda bem que não foi nada sério.

já comprei uma cartelinha de tic-tacs (aquelas fivelinhas anos 50) e ainda vou comprar mais fivelinhas e coisinhas pro cabelinho curto. saara, me espere.

o bucho pregado nas costas e o jantar não chega. cometemos uma insanidade financeira: pedimos no manekineko, o que custa praticamente uma passagem para tóquio. um yakissoba, um tempura e cinco cervejas deu quase setenta reais.

e tá frio, neguinho. pense na falta de coragem para acordar seis e meia da manhã.

20.7.04

fondue de chocolate chandelle
 
comprei assim que vi. um potão de 500 g de chocolate para ser aquecido no microondas e comer com frutas espetadas no garfinho. comprei morango, banana e uva - maçã já tem.
embora seja estranho para mim comer fruta com chocolate, esse tempo bem que merece a novidade.
 
amanhã eu digo se é gostoso.

nadanão, mas vendo as fotos da britney spears com a mão naquilo do namorado, eu não consigo parar de me perguntar: essa era a virgem? a doris day dos anos 00?

hoje, na sala de aula, uma colega de curso perguntou pq eu cortei o cabelo nesse frio.
 
ao que parece, cabelo curto só combina com verão.

20 de julho, dia do amigo
 
 
sintam-se beijados, todos vocês.

muito bem, meu povo. a foto tá lá no fotolog. cabelinho novo e cachecol vermelho.
 
e tá frio - 17 degraus hoje às sete da manhã no termômetro em frente ao metrô. sim, pq eu sou uma criatura responsável e consegui acordar seis e meia da madrugada nesta chuva neste frio neste edredon para ir para a aula. eu mereço uma medalha.
 
e eu vi a porca de novo. três porquinhos, só. tava embaixo de uma marquise, ao abrigo da chuva. tanto ela quanto os filhotes estão gordinhos e não parecem estar passando necessidade. quinta feira eu levo a digital e se eu encontrar com a porca, tiro uma foto dela.
 
alguém pode me dizer que mal eu fiz para sonhar com o george constanza do seinfeld? se é para sonhar, poxa, o antonio banderas tá aí prá isso mesmo!
 
e, como eu disse lá no expe, 24 horas acabou regida pela lei de murphy. tudo dá errado, principalmente o que não pode dar errado. e acabem logo com os atravessadores: jack bauer para presidente!
e o irmão do presidente era o diretor-gostosão que apareceu na última temporada de buffy.

19.7.04

gil levantou a candidatura de bernardinho para presidente do brasil por conta do sucesso do treinador de vôlei nos torneios.
 
ô, gil. na seleção todo mundo dá o sangue. tão lá com um objetivo único e uma coisa rara: amor à camisa. tão diferentes da seleção de futebol que eu até me pergunto se todos saíram do mesmo país.
 
em política não é assim. é cada um por si, farinha pouca meu pirão primeiro, cadê meus dez por cento e o povo? o povo é um detalhe.

crianças, cortei o cabelo!
ah, bateu a curiosidade?
passem amanhã no fotolog!
 
amei escrever colorido! :)

17.7.04

fashion victim
 
 
é, crianças, comprei um cachecol. vermelho, cor-de-telha, comprido (com 1,57 bem espichados qualquer coisa é comprida) mas muito lindo.
 
que venha o frio.

temos o prazer de informar que os comentários estão comentando.

vez em quando eu penso nisto: bonequinhos de pano de gente famosa. tenho até minha listinha. adoraria poder abraçar quando eu quisesse
 
a) dalai lama
b) antonio nóbrega
c) robert smith, do cure
d) ariano suassuna
 
não seria ótimo se eu soubesse fazer um dalai lama de tecido e oclinhos bordados? ou um robert smith de cabelinho de lã preta? um antonio nóbrega todo colorido e um ariano de chinela de couro de mentirinha?
 
e o muppet de angel transformado em vampiro, que passou outro dia num episódio mutcho loco.

a frente fria chegou, eu acordei meio dia, comi um ovo mexido no pão, assisti tv agarradinha com amado marido e as compras vão chegar já-já: pãozinho quentinho, queijo, presunto & porcariiinhas. se a locadora entregasse em casa, seria o céu.

mas tá bom demais. e muriel deitadinha aqui nos meus pés, uma meia que mia. ;)

16.7.04

a dalva de oliveira que mora dentro de mim se soltou hoje de tarde.
 
do nada, cantei "seu mal é comentar o passado
ninguém precisa saber o que houve entre nós dois
o peixe é pro fundo das redes
segredo prá quatro paredes
não deixe que males pequeninos
venham transtornar os nossos destinos..."
 
fiquei espantadíssima ao cantar esta música - a preferida da minha mãe. e aí desandei. cantei "vermelho 27" - um dramalhão sobre um homem que ganha e perde uma fortuna nos cassinos, que conheci na voz de nélson gonçalves.
 
direto do túnel do tempo...

martha stewart foi condenada a cinco meses de prisão nos estados unidos por conta de umas ações que ela vendeu com base em informações privilegiadas. essa pouca porcaria rendeu o xadrez, a presidência do seu negócio e muito prejuízo e aborrecimento.

quem não sabe quem é a martha, visitem aqui. a mulher vende de tudo nos estados unidos, tem programa de rádio e tv e é a gurua do movimento "como-ser-uma-dona-de-casa-perfeita-embora-sem-nenhum-sex-appeal".

ah, corruptos do brasil, como eu gostaria de ver vocês atrás das grades!

je-sus-christ-su-per-star.
 
tem um quadro imitando o queer eye for the straight guy no dia a dia, da band. aquele programa que a ex shoptime viviane romanelli apresenta.
 
três bibas (uma loira estilo carson) estão repaginando agora uma mulher. com direito a comentários bem alfinetantes, mas até agora com bom humor.
 
nesse mesmo programa, outro dia, fizeram a versão de changing rooms. o primeiro quadro que eu vi foi uma aversão, isso sim. não só pelo baixo orçamento quanto pelo decorador de terceira que fez a mudança no quarto da menina de 15 anos. mas melhorou muito no outro, e uma decoradora fez uma sala linda com a ajuda dos patrocinadores

os comentários deram pau de novo.

15.7.04

quem disse que o orkut é inútil não aprendeu a se divertir nele. foi lá que eu conheci a Clotilde que me mandou o texto da peça A História do Amor de Romeu e Julieta, de Ariano Suassuna, e hoje encontrei uma comunidade  para quem ama girafas - em português. eu já faço parte da comunidade em inglês, mas o povo lá é muito morto.

todo mundo irado com o banner que apareceu no fotolog. eu não dou nem confiança. e o jeito de publicar aqui no blogger mudou de novo.

a porca da praça

pois não é que apareceu uma porca com alguns filhotes na pracinha aqui perto de casa? não, não é na praça saens peña, é uma pracinha miúda onde alguns aposentados jogam dominó.
e é uma senhora porca. grandona, marrom escura, com cinco ou seis filhotes.
não se sabe de quem ela é e nem de onde veio. nem como está sobrevivendo, já que na praça não há água nem comida disponíveis.
hoje, de volta do curso, encontrei a porca numa rua aqui perto, onde há uma feirinha todas as manhãs. acho que os feirantes têm jogado uns restos de verduras e legumes para ela, pois ela não está com cara de maltratada.
falei hoje com uma amiga que trabalha em prol dos animais e ela ficou de avisar o controle de zoonozes.
e é para ter cuidado com a porca, pois amado marido me disse que o bicho que mais mata gente é o porco. estranho isso, né? foi feita uma pesquisa que deu esse resultado. e porca parida, então, deve ser muito mais braba, pois vai querer proteger os filhotes.

bem, no mínimo, tá aí uma boa dica para jogar no bicho.

a-di-vi-nha?
tou cansada, morta de cansada. mas feliz da vida.

14.7.04

acordei de manhã com Edson Cordeiro cantando "La Seguedilla", ária da ópera Carmen. O primeiro disco dele, em seguida vem o dueto com Cássia Eller em "Satisfaction".

Só sei que graças a esse/essa vizinho/vizinha de bom gosto, acordei com um sorrisão deste tamanho, com vontade de botar um vestido vermelho e rodado, me agarrar com Joaquín Cruz e dançar flamenco o resto da vida. :)

13.7.04

então este fim de semana eu passei na locadora e peguei o retorno do rei. não tem jeito, a saga do senhor dos anéis não tem fãs nesta casa. achamos o filme chatíssimo e com excesso de cenas em câmera lenta.

aí fomos assistir o último samurai e, enquanto eu reclamava que tom cruise é bonito demais para ser bom ator*, amado marido queria mais detalhes históricos sobre a era meiji.

em uma última tentativa, bora ver todo mundo em pânico três. achamos o filme uma merda e nem deu para dar risada direito.

e acabou que eu não vi adeus, lênin porque não estava com espírito para encarar algo classificado como "drama-drama".


*só o brando jovem conseguia ser lindo e bom ator.

estou cansada. aliás, estou muito cansada.
duas noites sem dormir direito. anteontem amado marido passou mal do estômago às três e tanta da manhã. às cinco ainda não tinha melhorado. só às oito ele conseguiu cochilar, e aí eu também pude descansar: me preocupar com quem eu amo é uma coisa que me tira o sono. não era grave, mas era chato e eu não concilei o sono até ver que ele estava bem. mas dez da manhã eu já estava em pé. e tive que encarar, de novo, fila de banco. duas horas no itaú. consegui assistir uma sessão do anima mundi e voltei para casa completamente destruída. antes de nove da noite eu já estava nos braços metafóricos de morfeu.
e hoje eu não dormi direito de novo. uma da manhã eu acordei sem respirar direito. e faz inalação e espera a adrenalina baixar para dormir. antes das seis e meia já estava de pé, hoje teve aula. e da aula fui pro dermatologista ver o problema da queda de cabelo. amanhã avio a receita numa dessas farmácias de manipulação. e do doutor fui fazer feira. cheguei em casa perto de uma da tarde com só um toddynho no bucho. tava gelada de fome. ou então era pressão baixa.
perpétua tá aqui. quinta feira vai todo mundo para rio das flores e ela vai junto, claro. e quem disse que telinha só vai descansar de noite tá certo.

lerê, lerê...


*mas amanhã eu volto ao anima mundi, que sou filha de deus.

10.7.04

perfeita a manchete do caderno ela, do globo, sobre marlon brando: um homem chamado desejo.

9.7.04

deu no jornal, óia

Miaaauuu...

Pipoca, gatinha de um edifício na Av. Epitácio Pessoa, na Lagoa, onde "trabalhava" como caçadora de ratos, foi sequestrada na madrugada de terça por uma mulher no Palio escuro DIK 0741.

Pipoca era gata "adotiva" da superjornalista Cora Rónai, que tem outros sete bichanos em casa.

Ancelmo Góis



donde se conclui que nesta vida o que importa é ter amigos. no lugar certo, então, nem se fala.
fosse muriel a sumir (toc-toc-toc), quem disse que sairia no globo?

fora esse comentário meio amargo, o quarto da telinha faz parte da corrente-prá-frente que torce pela volta de pipoca aos braços da sua família. que a mulher que a seqüestrou crie juízo e a devolva logo. e se ela faz tanta questão de ter uma gata, que adote uma do jeito certo.

hoje tem anima mundi? tem sim senhor!

como sempre, vejo aos pouquinhos pq não dá para ver tudo. então foram duas sessões hoje, serão duas na segunda e por aí vai. sem contar que, se eu assistir muitas seguidas, meu cerebrinho vira mingau.

e chove na cidade de são sebastião do rio de janeiro! e tudo empoça! e tudo vira lago! o entorno do metrô, então, é uma riqueza: água de chuva, esgoto e de quebra a sujeira de uma construção perto.

essa terra está tão louca que roubaram um dos gatos da cora rónai!

e eu despenco daqui prá ipanema (de um extremo ao outro do metrô, mais ônibus) para saber que o que-ri-do doutor dermatologista desmarcou todas as consultas do dia! mas a pobre da atendente não teve culpa: ligou para me avisar e eu já tava na rua. não dei o número do celular, paciência.

e se deus desse asa a cobra eu comprava aquele sebo luzes da cidade todinho. tá, todo não, mas uns 40% era meu. e a lojinha do estação botafogo fechou. virou sebo de filme em vídeo. nhé.

8.7.04

hoje é o aniversário da minha filha-que-errou-de-barriga, sobrinha, afilhada, amor da minha vida, maria clara.
18 anos, ô meu deus.

7.7.04

dava para friends ter tido um final menos óbvio e auto-referente?
poxa, toda aquela história dos bebês já havia acontecido com a phoebe, cenas no aeroporto marcaram o fim do casamento de ross com a emily, pintinho e patinho de novo?

dai-me forças.

6.7.04

beco sem saída?

numa conversa com amigas, chegamos à seguinte conclusão:

se a gente acredita em fidelidade masculina, é besta. Se não acredita, é cínica.


:/

parece que o fotolog saiu do ar. de novo.


kelly key apresentando cavaleiros do zodíaco faz angélica apresentando o fama parecer boa. tudo é uma questão de comparação na vida. se a gente comparar o fama com american idol e angélica com paula abdul... tirando a qualidade dos cantores (ou deixando só nas primeiras fases) bem, fica tudo na mesma mesmo. o que o fama precisa é de um simon!

(não ia sobrar ninguém...)

5.7.04

poxa, os correios. eu já confiei nessa instituição. já tive carinho por ela, que sempre levou e trouxe minhas cartinhas. pois hoje fui mandar o presente de maria clara (faz aniversário de 18 anos dia 08, meu neném!) e agora só existem duas opções de encomenda - sedex (27 reais para recife!!!!) e encomenda simples para pegar na agência.

adivinha. mandei a simples. morta de raiva.

eu não resisti ao trocadilho infame


camelo leva coice de chorão.

vi o trailer de garfield e não gostei do jon. imaginava ele parecido com o ross. loser por loser...

uma boa idéia que deu com os burros n´água: no mundo tem mais gente falando klingon do que esperanto.

Do dia em que Ariano Suassuna deu uma surra no bardo.

Lá pelos anos 50, Ariano Suassuna comprou um cordel que adaptava a huistória de Romeu e Julieta pro sertão nordestino. Ele adaptou o cordel e aí nasceu a peça "A História do amor de Romeu e Julieta". Eu vi uma encenação no Teatro Armorial, em 91, com uma trupe dirigida pelo mestre Ariano, inclusive com Aramis Trindade fazendo uma impressionante versão do autor narrando a história.
E as duas vezes que eu vi, chorei de morder o nó do dedo para não dar vexame. E graças à professora Clotilde Tavares, que eu conheci na comunidade Ariano Suassuna, do Orkut (tá vendo, Gil? prá uma coisa aquilo serviu!) tenho o privilégio de copiar aqui a coisa mais linda que eu já li em todos os tempos: o momento em que Ariano ganha de William Shakespeare em poesia.

É a noite de núpcias de Romeu e Julieta.


Romeu:
Eu tirei minha gravata,
Ela tirou o vestido.
Eu, o cinto com revólver,
Ela, seus quatro corpinhos.
As anáguas engomadas
Soavam nos meus ouvidos
Como um tecido de seda
Por vinte facas rompido.
Eu toquei seus belos peitos
Que estavam adormecidos,
E eles se ergueram, de súbito,
Como ramos de jacinto.
Naquela noite eu passei
Pelo melhor dos caminhos,
Montado em potrinha branca,
Mas sem sela e sem estribos.
Suas coxas me escapavam,
Como Peixes surpreendidos,
Metade cheias de fogo,
Metade cheias de frio.

Julieta:
Ele tirou a gravata,
Eu tirei o meu vestido.
Ele, o cinto, com revólver,
E eu, meus quatro corpinhos.
As anáguas engomadas
Soavam nos meus ouvidos
Como um tecido de seda
Por vinte facas rompido.
Ele tocou nos meus seios,
Que estavam adormecidos,
E eles se ergueram de súbito,
Como ramos de jacinto.
Naquela noite passeei
Pelo melhor dos caminhos,
Montada por bravo ginete,
Mas sem sela e sem estribos.
Minhas coxas lhe escapavam,
Como peixes surpreendidos,
Metade cheias de fogo,
Metade mortas de frio.


véio, tou morta. essa brincadeira de amélia cansa, sabia?

sexta feira tem anima mundi. como sempre, vou xingar a vida por não assistir tudo. como sempre, vou me divertir prá caramba. e, como sempre, vou morrer de vontade de que aninha e clara estivessem aqui para ver também.

3.7.04

uma coisa que me encheu de orgulho foi o STF autorizar o aborto de feto anencéfalo. por ser cruel, traumatizante e degradante para a mãe. imagine o desespero, um neném na sua barriga, crescendo para não viver nem um dia. não usar as roupinhas do enxoval, não fazer um aninho, não falar mamãe. você gerar não para a vida e sim para a morte.

a cnbb não gostou. problema dela. o estado é laico. e, desculpa aí, é um di-rei-to, não é um de-ver. se acontecer da mulher engravidar de um bebê sem cérebro e quiser passar pela via-crucis, é direito dela. se não quiser, é direito dela também.

pelamordedeus, ninguém vai obrigar ninguém a abortar.

e a santa madre igreja, para variar, dá uma lição de atraso. espero estar viva para ver o papa se desculpar de mais uma.

direto do túnel do tempo...

...quem sabe dizer se ainda vendem o chiclete plet´s?

Danuza Leão, queridinha, o que você achou do Collin Powell cantando e dançando YMCA com direito a fantasia de pedreiro?

Isso é que é um exemplo de primeiro mundo para a nossa pobre festinha de são joão, né? Lula é presidente do brasil, Collin Powell é um general importante do maior exército do mundo... Me diz, darling, gostou?


ah, vá tomar banho. :P

li no jornal que a pizza hut vai voltar pro rio. a primeira filial vai ser na barra.

êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! ;)

2.7.04

milla christie loura tá o cão de feia.

rio de janeiro ou rio grande do sul? se neguinho chegar por aqui e ignorar corcovado e redentor vai ficar em dúvida por conta da quantidade de cachecóis à venda nos camelôs.

e bastou decretarem que é inverno pro calor comer solto.

mas o povo lá de cima tá impossível. não só erra de schumacher no acidente como leva o marlon brando.

nossa senhora. tem alguma vizinha fazendo bolo. o cheiro está de endoidecer. daqui a pouco eu perco a vergonha e bato na porta dela. ou então desço e vou no supermercado comprar açúcar, fermento e ovo...

e o brando morreu. o céu tá mais lindo e a terra, que tristeza. morre o brando e os dados dollabellas se multiplicam.

1.7.04

morar no rio de janeiro é passar por um quiosque perto do metrô e ver uma plaquinha anunciando: "Fiado nem se rebolar"

aí eu tenho uma crise de riso, o povo me olha esquisito e o dono do quiosque me pisca o olho...

tem outra: peguei um ônibus e perguntei se ele passava em tal lugar. um fulano do lado do motorista olha para mim e solta a pérola "se não passar, eu mando ir lá só para você"

uia, e eu nem tava decotada.


e, óbvio, fiquei vermelhíssima.