98 Telinha e seus gatinhos: 04/01/2004 - 05/01/2004

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

29.4.04

eu esqueci de contar outro milagre de santa rita!
pois né que eu tava andando na rua, suada, descabelada, acalorada e me passa uma criatura e me diz "gracinha!" entre os dentes ao passar por mim?
se perguntar se era branco, preto ou marciano não sei. ou se chamar mulé de gracinha é coisa de hebe ou de gay.
só ouvi e não virei a cabeça para conferir a figura que era para não dar confiança. mammy me educou direitin.
mas há momentos em que uma cafajestada leve salva o dia da gente.


disse tudo!

Cansei

Rogério Elias - UOL


Ainda outro dia, meu filho de apenas três anos de idade chegou pra mim, com um ar meio sério, e disse: "Pai, eu estou cansado de ir na escola". Dei risada. Não faz nem seis meses que ele está estudando. Ainda tem muito pela frente.

E parafraseando meu filho: eu também tô cansado da Fórmula 1.

Cansei. Cansei de ver as atitudes de Rubens Barrichello (ou a falta delas) na pista que só corroboram com aqueles que insistem em dizer que ele nunca será campeão. Cansei de escrever que Barrichello precisa ter atitude de campeão. Se quiser sê-lo.

Cansei. Cansei de ver o Michael Schumacher no alto do pódio. Parece replay. Cansei de escrever que ele já quebrou todos os recordes que existem. Menos um. Mas esse também está com as horas contadas.

Cansei. Cansei das conversas de ufanistas fanáticos rubinistas dizendo que existe um grande complô universal em prol do Schumacher. Que a Ferrari prejudica o brasileiro. Que os carros são diferentes.

Cansei. Cansei das conversas de ufanistas fanáticos senistas dizendo que o Schumacher não têm adversários. Que Ayrton Senna é único. Claro que Senna é único! E não é porque Schumacher está quebrando recordes que Senna deixou de ser único!

Cansei. Cansei das surpresas de temporada (pilotos e equipes) que nunca chegam a nenhum lugar. Cansei do Montoya que precisa voltar a mostrar alguma coisa. Cansei da McLaren que precisa aprender a fazer carro. Cansei da Williams.

Cansei. Cansei. Cansei. E como eu, outro monte de gente está cansado. E você deve estar cansado de ler esse texto. Que não chega à conclusão nenhuma. E cansei de escrever também...

28.4.04

santa rita me valeu




ORAÇÃO DE SANTA RITA DE CASSIA

Poderosa e gloriosa Santa Rita de Cassia, chamada a santa dos impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliar na hora extrema, refúgio na dor, salvação para os que se acham nos abismos do pecado e do desespero: com toda a confiança no vosso celeste patrocínio, a vós recorro no difícil e imprevisto caso que dolorosamente me aflige o coração.
Dizei-me, Santa Rita, não me quereis auxiliar e consolar? Afastareis o vosso olhar piedoso do meu pobre coração angustiado?
Vós bem sabeis, vós bem conheceis, o que seja martírio do coração. Pelos sofrimentos atrozes que padecestes, pelas lágrimas amaríssimas que santamente chorastes, vinde em meu auxílio!
Falai, rogai, intercedei por mim, que não ouso fazê-lo ao coração de Deus, Pai da misericórdia e fonte de toda a consolação, e obtendo-me a graça que desejo.
(Fazer o pedido).
Apresentada por vós que sois tão cara a Deus, minha prece será aceita e atendida certamente: valer-me-ei deste favor, para melhorar a minha vida e os meus hábitos, e para exaltar, na terra e no céu, as misericórdias divinas.
Amém.
Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.

e ela, que escrevia quando dava vontade e do jeito que as palavras viessem, encontrou com um homem que escrevia com limites de espaço e número de palavras. e que era gostoso de ler. e ele perguntava se o que escreveu tava legal, e ela mudava umas vírgulas de lugar. e um dia ele perguntou se ela gostaria de escrever do jeito dele e ela, tão falante de palavras livres, descobriu os dedos mudos.


para ele.

diálogos só possíveis nesta casa.

trim-trim-trim
alô.
oi, tela, que voz é essa? acordei você?
não, eu tava tossindo.

gil, esta é para você.

pizzaria la bueno

mc laren - provolone, catupiry, lombo e bacon
ligier - peito de peru, presunto e catupiry
ferrari - mussarela, champignon, salame e molho rosé
senna - carne moída, ervilha, bacon, ovos, coberta com mussarela
williams - calabresa, lombinho, mussarela e bacon
lotus - lombo, palmito, presunto e molho rosé

pizzara e restaurante la bueno - aclimação, sp

pizza de carne moída? essa eu não encaro!

sem anestesia e sem stress

eu preciso falar aqui. gente, que dentista é essa, doutora irene? tirou a massinha do meu dente, futucou lá dentro, fechou o canal e tudo isso sem anestesia. e sem telinha ter medo, suor frio ou piripaque.
ela disse que ia tentar fazer sem anestesia, mas que se eu preferisse com, era só avisar. e eu pensei, bem, vou encarar. qualquer coisa, eu grito.

gritei não, gente. essa dentista tem mãos de fada. doeu nadinha. e é suuuuper gente boa, a criatura mais gentil que eu já conheci no mundo das odontologias. explica o que está fazendo, pergunta se eu estou legal na cadeira, se estou com frio, se tá tudo bem. uma voz suave e uma cara de madrinha. é isso mesmo, parece que no fim da história ela vai dar um presente e dizer que no fim de semana aparece para levar a gente no parquinho.

mas foi doutora irene quem ganhou presente: trouxe uma lembrancinha bem lembrancinha para ela lá da liberdade, um ímã de geladeira, uma japonesinha de quimono, coisa mais linda. e ela achou legal e me agradeceu.

que é isso, doutora irene. a senhora merece! :)

tá mais do que recomendada aos leitores do quarto da telinha. doutora irene, anota aí. precisando de um canal sem dor e com preço decente, fala comigo que eu dou o telefone e o endereço dela.


e isso tudo é um testemunhal espontâneo e sem fins lucrativos para a autora desse blog.

27.4.04

sabe quem veio de sampa comigo? noites sem fim, do gaiman. todas as histórias são maravilhosas, mas a de desejo, ilustrada por milo manara, é inadjetivável de tão boa.

sim, inventei inadjetivável. vai encarar?

gil, pare de divulgar notícias escabrosas em seu blog. eu falida e mal paga, sem ter nem trocado pro metrô, endividada no cartão de crédito até o ano que vem e você me diz que tem promoção na viagem de avião pro recife? ora vá catar coquinho! :)

parece tão longe são paulo. já voltei à vida normal. aula de manhã, dentista à tarde. vou fechar o canal.

morrendo de saudade da vidinha de hotel. café da manhã no quarto, obrigação nenhuma, só ficar de bobeira abraçadinha ao meu amor. bom estar em casa, bom estar de férias.

26.4.04

tem cara de chico césar, mas não é!


Ney Matogrosso e Pedro Luis e a Parede

O Mundo
(André Abujamra)

O mundo é pequeno pra caramba
Tem alemão, italiano, italiana
O mundo filé milanesa
Tem coreano, japonês, japonesa

O mundo é uma salada russa
Tem nego da Pérsia, tem nego da Prússia
O mundo é uma esfiha de carne
Tem nego do Zâmbia, tem nego do Zaire

O mundo é azul lá de cima
O mundo é vermelho na China
O mundo tá muito gripado
O açúcar é doce, o sal é salgado

O mundo caquinho de vidro
Tá cego do olho, tá surdo do ouvido
O mundo tá muito doente
O homem que mata, o homem que mente

Porque você me trata mal
Se eu te trato bem
Porque você me faz o mal
Se eu só te faço o bem

Todos somos filhos de Deus
Só não falamos a mesma língua...

descobri que amado marido enjoa de manhã se eu passar perfume.




cinco anos de casada e ainda me surpreendo.

eu amarelei.


sabe quando você é apaixonada por alguém e simplesmente não tem coragem de se aproximar? olha de longe, suspira, sonha, faz planos, mas é covarde, é boba, é muda quando a criatura está por perto?
passei por isso em são paulo. vi um objeto de meus desejos há anos e simplesmente congelei. olhei de longe, senti frio no estômago, achei que não devia e voltei frustrada.

pois é.

não foi com um cara, não. foi com a loja tiffany´s.

a culpa é de audrey hepburn. eu não devia ter assistido esse filme tantas vezes.

olhei a vitrine disfarçadamente. morrendo de vontade de pergutar, ei, não tem nada aí por 50 reau não? pagando no credicard? divide?

eu não uso jóias, sou de uma modéstia franciscana nesse assunto. mas um alfinete que fosse da tiffany´s eu bem que queria. afinal, é dessa matéria que são feitos alguns dos meus sonhos.

muriel está atacada, miando bastante e exigindo atenção. também, foi a primeira vez que viajamos depois dela chegar por aqui. para mim, foram só cinco dias. para ela, foi muito, muito, muito tempo longe da mamãe.

atum reclamou um pouco, mas já deu cabeçadas nas nossas canelas, virou barriguinha para receber carinho e tá legal. ele está acostumado desde pequeno...

e para dizer que eu não falei de f-1,

o jacques villeneuve era pé frio, hein? bastou sair da bar para que ela virasse uma equipe de verdade.

e o berger com a bandeira. foi bonito, mas não me emocionou tanto assim. arrepiei mais quando mostraram a volta de placa. o danado de viver no limite é isso: espetáculo, adrenalina e um dia chega o muro. é o preço, ao que parece.

pasmei! tirei mais de 150 fotos na digital! :O



praça enfeitada para a festa do domingo: tinha campeonato de sumô.



o monge xintoísta e seus amuletos.



cabelinho novo! :)

bom dia, flor do dia.

gente, quero voltar prá lá. tava tão bom, fora a saudade dos gatos, do computador e do gnt... :) sinceramente, a seleção de canais do hotel era horrível! tinha o nhk, japonês, que era interessante mas dava nó no ouvido depois de cinco minutos. tinha o E! mas a imagem era pézima. e o hbo, pelamordedeus, só tinha filme chato.
mas foi tão bom! fizemos quase tudo que tínhamos programado, só ficaram de fora a exposição iluminar e o museu da imigração japonesa, este, por ser perto, ficou para a última hora e adivinhe, não deu para visitar.
pois fomos ver o picasso na oca, entre hordas de estudantes. tudo bem que cultura é cesta básica, mas qual a vantagem de levar criancinhas de cinco, seis anos para ver picasso? o que eles vão lembrar? que um levou uma queda no caminho, o outro tomou sorvete e o terceiro quis comprar uma lembrançaa e o dinheiro não deu. enquanto isso, baixa herodes em minha pessoa e eu só queria a simples felicidade de ver uma exposição sem berros nem correrias...
enfim, tou ficando uma véia chata. :) e atrapalhada. saí antes de andar no labirinto, que era o que eu mais queria fazer. quase entrei de novo na exposição, mas o guardinha não deixou.
para me consolar, comprei uma caneca com o retrato de jaqueline, uma das pinturas que eu mais gosto dele.
que mais?
bão, fui ver a exposição "o preço da sedução, do espartilho ao silicone", no itaú cultural. muito, muito boa, com vestuário, objetos, quadros e anúncios que mostram que de um ao outro ainda somos presas da imagem perfeita.
fui na Casa dos Sonhos, o museu de brinquedos estrela, sozinha. amado marido não quis ir. e foi liiiiiiindo. me emocionei horrores com os brinquedos do museu (tinha a parte de lançamentos, eu nem dei bola para eles). as susis, a gui-gui que eu tanto pedi pro meu pai e ele não me deu, a boneca da emília que eu tenho até foto com ela, o trenzinho musical que eu ganhei aos sete anos. tanta coisa bonita, tanta lembrança. e o maior urso de pelúcia que eu já vi na vida.
de tarde teve festa na praçaa, a bênção da arena de sumô pro campeonato que aconteceu no domingo. O monge rezava em japonês, eu tirei algumas fotos que ficaram longe, pois não tive coragem de me aproximar, achei que seria desrespeito.
passeei muito nas redondezas e nas lojinhas. fui num templo budista mas não pude tirar fotos do lugar onde as pessoas rezavam, não me permitiram. e do lado de fora, bem, era feio.
vi um mc donald´s e um habib´s com placas em português e japonês. tirei foto só do mc.
na feira do fim de semana, outro monge vendia amuletos com o nome da pessoa em japonês (kanji). comprei um para minha mãe.
e digo mais coisas assim que terminar de baixar as fotos.

beijo!

25.4.04

voltei, crianças.

foi ótimo, amanhã eu conto mais. e posto fotos. muitas fotos.

21.4.04

e o canal vai bem, obrigado. deixando aquele gostinho de dentista na minha boca, pq só vou terminar as obras na terça que vem.

;)

bom dia, crianças.
arrumando a mala para ir para são paulo. mais do que nunca, mala pesada: não sei da temperatura nestes dias e as roupas refletem isso.
arrumei a cozinha, botei o lixo para fora e reforcei a água dos gatos. perpétua só vem amanhã, e eu combinei dela dar um pulinho aqui no sábado.
bem, é isso. mais notícias quando eu voltar ou em qualquer cybercafé que apareça no caminho.

beijão e fiquem direitinhos!

pipa, se a laura nascer quando eu estiver viajando, um beijão nela. se ela resolver esperar mais um pouquinho, beijão na barriga.

20.4.04

o canal é um bichinho que dói, dói, dói.

phecisa ver como exxxtou ffffalando bonito. pareççço o patolino.

mas eu não sou ruim, e, como não estou com ânimo de tirar foto parecendo o stallone (na boca a gente tá quase gêmeo), aviso que cortei o cabelo quase na altura do ombro, em fio reto.

e, sim, ficou lindo. mas isso, só domingo vocês vão ver. o blog entra em recesso amanhã.

e foi assim:

tive na dentista hoje. nada de mais, só verificar como estava a cicatrização do siso e umas outras coisinhas de rotina.
até que ela viu uma cárie e resolveu mexer.

resumindo a ópera, tratamento de canal de emergência. e isso que eu viajo amanhã.

19.4.04

cortei o cabelo!

18.4.04

acreditem, eu nunca fui num abril pro rock.

marcello anthony,

how bizzarre uma pessoa comprar maconha e pagar com cheque. se for freguês antigo, dividem em pré-datados?

porque hoje estou atacada para escrever, sigo o que a cris-doutora-lagarta-quinze-para-seis mandou.

Pegue o livro mais próximo.
Abra na página 23.
Encontre a quinta frase.
Coloque em seu blog o texto desta quinta frase junto com estas instruções.

Então tá.
O livro mais próximo é Dashiel Hammet, O Homem Transparente.

"Quarenta, quarenta e dois. Acaba com isso, Nora."

eu juro que é verdade.
amado marido achava que laqueadura era um tratamento para branquear os dentes.

respondendo à fal,

Você já chorou de stress?
e de raiva, e de tristeza, e de dor física, e já chorei por uma coisa e continuei chorando por inércia até chorar por coisas que eu achava que nem lembrava mais

O que seria de nós sem o chocolate?
a vida teria poucos prazeres

Por que que a visita que chega sem avisar que viria, chega sempre quando seu enlatado americano favorito acaba de começar?
a lei da eterna implicância, prima-irmã da Lady Murphy

Você já jantou danone só pra não ter que sujar a pia?
já, e já ignorei o monstro da pia várias vezes

Por que que todas as sua amigas de infância estão mais magras que vc (até o Bussunda é mais magro que vc), têm carreiras incríveis e pelo menos um filho cada uma?
dois fatores - um, a Lady Murphy já citada, e outro, a implicância divina com as nossas pessoas

Pra onde vão os pés de meia perdidos?
para o reino do beleléu

Por que seu cérebro não tem um botãozinho de liga e desliga?
eu me contentava com um botão de pausa ou um diminuidor de volume dos pensamentos errados

Quando foi que você se meteu nessa encrenca?
e como eu faço para desamarrar o meu jegue?

Por que é que os gatos vomitam no sofá e não no chão, que é beeeeem mais fácil de limpar?
o sofá é um lugar confortável para se sentar enquanto se está passando mal

Você já teve a impressão que esse corpo e essa vida não lhe pertencem?
quando eu era criança eu achava que um dia meu pai e minha mãe de verdade iam me buscar para uma vida bem mais interessante no meu castelo.

Por que é que você só descobre que o papel toalha acabou depois de quebrar uma garrafa de suco de tomate?
e que o açúcar acabou quando você já bateu o pudim e precisa caramelar a fôrma?

Por que é que ninguém mais além de você mesma pode resolver seus problemas? Eu adoraria ter alguém que resolvesse tu-do.
eu também. e eu adoraria que esse resolvedor oficial resolvesse a vida de quem me aluga os ouvidos há quinze anos com a mesma conversa de "acabei o namoro, voltei com o namorado, acabei o namoro, voltei com o namorado"

Você está de saco cheio de ouvir falar de sem-terras, Daiane do Santos, Caso Valdomiro?
tenho pena das crianças filhas dos sem-terra, espero que a Daiane sobreviva à inveja nacional, quero que o Valdomiro se exploda e que esta terra esteja, um dia, à altura das pessoas de bem que vivem aqui, como você e eu

De que vale o céu azul e o sol sempre a brilhar?
se você não vem e eu estou a esperar?

Você já quis tatuar um gatinho no seu pé?
não, mas o s do sandman era uma vontade até a semana passada, quando eu li no jornal que a xuxa fez tatuagem.

Você já comeu um pacote inteirinho de biscoito de aveia e mel com requeijão enquanto via um episódio de Sex and the City no sábado de noite?
já comi uma fornada de pastel de nata vendo menudo no viva a noite

Os babacas da sua vida contam sempre com a sua capacidade de cura e regeneração?
até que nem sempre

Você sabe o que é estar diariamente à beira do precipício, equilibrada num pé ruim e o outro que vacila, num solo cheio de erosão?
não, estou pendurada num galho, no precipício, e tentando colher um morango, mas tá complicado.

Onde eu acho cds do Nouvelle Cousine pra vender?
eu tenho os dois primeiros, posso copiar para você.

boa tarde, flor da tarde.
ontem eu e cecília fomos na feira de são cristóvão, com direito a foto com luiz gonzaga, com o jegue, um acarajé para ela e um milho assado para mim.
eu fiquei um tanto decepcionada, não vi bolo de rolo, nem passa de caju, nem mel de engenho, nem agulha frita e nem sururu.
talvez a culpa seja minha.
se eu fosse procurar por buchada e sarapatel, tinha em tudo quanto era canto. e queijo de coalho, queijo manteiga (comprei dos dois, muito bons), farinha e bolacha sete capas.
e vi coisa que achei que só tinha no sertão: manuê e bolo de puba.
manuê é um bolo assado na folha da bananeira, meu pai adorava. chega fiquei emocionada, de verdade. tem muito tempo que eu não via manuê, nunca tive coragem de comer.
bolo de puba é um bolo de macaxeira mole nas extremidades e branco, duro, no meio.
mas veja: quando perguntei se tinha passa de caju, a mulher me disse que lá só tinha comida nordestina. e eu: oxe, passa de caju é de itamaracá, e itamaracá onde que fica? a mulher disse, não sei.
aí desanima uma criatura, meu deus.

mas foi bom demais. bora sair de novo, cecília.

16.4.04

papai do céu, eu prometo nunca mais dizer palavrão, ir à missa todos os domingos, comer verduras e legumes e fazer exercício todo dia se o povo parar de me chamar de dona ester!

que inferno!

foneticamente, me sigam: es-te-la. nem faço questão do s mudo. mas ester não dá!

papai do céu, conserte os ouvidos dos porteiros, de seu roberval, dos entregadores em geral. não dá. me chame de genoveva, mas de ester não!


nada contra a bíblica ester, mas meu nome é meu nome, ora pitombas!

the x word.


muriel fez xixi numa sacola cheia de pregos, parafusos, buchas e afins que amado marido comprou. a sacola estava em cima da mesa. tem xixi em tudo quanto é canto, tudo fede, e eu estou com vontade de matar essa miserável e seu xixi alucinado.

né por nada não, mas eu sou de um tempo onde havia espaço entre as datas comemorativas.

agora mal acabou domingo de páscoa já tem propaganda de dia das mães. eu sei que o comércio precisa, mas a gente também precisa respirar.

não vi o miss brasil ontem. quando liguei estava passando as ex-misses e amado marido pediu para mudar. aí, dormi.

enfim, o dia de ontem foi uma dor de cabeça só. mas hoje tou legal. acho.
muriel corre alucinada pela casa, atum mia. acho que ela está no cio.
tou meio sem saco para escrever hoje, mas amanhã é outro dia. vou com cecília lá em são cristóvão.

14.4.04

ô diazinho difícil.
acordo de madrugada com amado marido passando mal - já ficou melhor, foi só um susto.
tenho um pesadelo com a hebe e quase não consegui voltar a dormir.
sete da manhã o telefone toca e é seu roberval avisando que chega já-já para consertar a porta do guarda-roupa.

seu roberval chegou dez da manhã.

te contar, viu? eu mereço.

13.4.04

sabe aqueles dias em que você se sente com o ânimo de um saco de batata?

pois é. eu sou a ceasa dos sacos de batata

eu vou, eu vou
para são paulo eu vou,
parará, tchibum,
dia vinte e um
prá são paulo eu vou!

amado marido já comprou passagem e reservou hotel na liberdade. vamos quinta, voltamos domingo. né nada não, mas já é alguma coisa. e bora ver picasso na oca, uêba.

se estou na sala, fico o tempo todo olhando pro aquário. não é de propósito! é o costume...
acho que vou guardar o aquário por uns tempos. até o próximo peixe. que não será beta, provavelmente.

um beijo para clarinha, sobrinha amada idolatrada salve salve da gil.
clarinha quebrou a clavícula e vai ficar umas semanas engessadas.
vai passar logo, meu amor. aproveita que todo mundo vai estar mais aos seus pés do que nunca e capricha no dengo.

você acha que tatuagem é coisa de gente descolada, muderna ou de marginal? pois é, tá na hora de rever os seus conceitos.

xuxa fez tatuagem.


era o sinal que faltava para eu nunca mais fazer a minha.

o céu nublado e o mormaço comendo solto. ontem, quatro da tarde, as luzes aqui de casa já estavam acesas.

e na cidade, deus do céu, a escuridão pior, a da violência generalizada, gerada pelos olhos fechados dos governantes.

queria acreditar que a culpa disso tudo é só de quem consome drogas porque dá dinheiro para bandido, mas o buraco é muito mais embaixo. chega até no inferno, pelo visto.

daqui a pouco o cristo redentor desiste e vai embora. dá certo não.

tava vendo roberto carlos na tv e morrendo de pena de maria rita. quem é o obsessor é ele, que tá vivo.

12.4.04

jack morreu

11.4.04

jack está desbotando!

isso mesmo, jack de vermelho ficou quase transparente. acho que ele está doente, a gente trocou a água do aquário, botou anticloro e antifungo, um pouco de ração, mas ele está apático, todo encolhido, sem querer comer nada.

meu peixe beta ganhou um novo sobrenome... pelo desbotamento, agora é jack moss jackson!

10.4.04

amado marido não resistiu e já comeu ovo de páscoa.
parece criança...

9.4.04

gente nova nas paredes do quarto: boneca!

eu ia escrever uma coisa aqui, mas acabei esquecendo o que era. então... estou ouvindo o tema de chihiro, itsumo nando demo, com a cantora e harpista japonesa Yumi Kimura. é uma das músicas mais lindas que eu já ouvi...

fiz um peixe de coco que, modéstia à parte, minha mãe ia se orgulhar.
claro que o peixe é a quatro mãos, eu e amado marido nos dividimos nos temperos e nos pitacos, mas ficou muito gostoso - apesar de ter muito, mas muito mais caldo que peixe, ninguém é perfeito.
a gente almoçou tarde pq eu esqueci de tirar o peixe do congelador e ele estava um iceberg. e comemos com um arroz à grega maravilhoso, até que no fim do prato eu me toquei que vai presunto no arroz, e com isso lá se foi o jejum de carne na sexta-feira santa. mas não estou preocupada. se os padres pedófilos não foram excomungados, não vai ser um presunto comido distraidamente que vai carimbar meu passaporte pro inferno.

e antes que vocês me peçam, aqui está a receita da miiiinha mãaae:

peixe de coco:
postas de peixe que tenha carne firme, sem espinhas pequenas (dourado foi minha escolha este ano e se comportou maravilhosamente)
leite de coco
tomate, cebola, pimentão, alho, molho de tomate
azeite

refoga o alho e a cebola picadinha no azeite, deixa ficar douradinho. ficou? mistura o tomate, o pimentão e o molho de tomate. deixa desmanchar um pouco. põe o leite de coco. uma garrafinha de 200 ml para começar. pode colocar o peixe, que já deve estar com sal, pimenta e limão há mais de hora, para pegar gosto.
acerta o sal da receita. põe mais leite de coco, se precisar, até cobrir o peixe. põe o resto do tomate, da cebola e do pimentão, se gostar deles pedaçudos na comida.
de resto, é esperar o peixe cozinhar e servir com arroz branco e ovo cozido.
prepare também a cama, pois depois de almoçar vai dar um soninho...

;)

8.4.04

lembram do Lucas?


Notícias do Lucas

No sábado eu fui lá no orfanato visitar o Lucas.
Bom, há várias coisas pra serem ditas.
Primeiro que a Célia vendeu o barraco e sumiu, a assistente social do fórum a procurou no barraco dela e ela já não estava mais lá, os vizinhos informaram que o barraco foi vendido e eles não tinham o novo endereço. O fórum não tem como entregar a intimação, e a Célia não tem visitado o Lucas desde o ano passado e por isso o Fórum vai liberar o Lucas para adoção.
A Célia tinha pedido pra eu guardar o resto do dinheiro da campanha na poupança para quando o Lucas saísse do orfanato.
Como eu acabei não guardando o dinheiro na poupança, eu calculei os juros de poupança mais correção, juntei ao total, telefonei no orfanato, perguntei pra D. Rosa o que eles estavam precisando e ela me deu uma lista de remédios, comprei todos e alguns, de uso contínuo, deu até pra comprar repetido, apesar de que eu sei que embora tenha sido bastante, com a quantia de crianças doentes que eles têm os remédios vão acabar bem rápido.
Fiz isso porque o Lucas vai ser encaminhado pra adoção, então não tem porque continuar guardando o dinheiro. Além do que, ele negativou o HIV, mas lá no orfanato há outras crianças com HIV e outras doenças, que precisam de remédios, e acho que chegou na hora certa porque a D. Rosa me disse que eles estão passando por dificuldades financeiras.
Há algumas semanas atrás eu passei de carro eu vi a Célia e o Luiz na rua, perto do local que eles viviam antes da gente comprar o barraco para eles, eu acredito que eles venderem tudo pra poder comprar crack e voltaram a viver nas ruas... O Luiz estava enrolado em um cobertor e Célia estava bem magra e não muito limpa. No final do ano passado a Célia chegou a pegar dinheiro comigo, dizendo que ia visitar o Lucas e não tinha dinheiro para todas as conduções (é longe daqui), mas ela não foi visitá-lo e não é difícil imaginar em quê o dinheiro que eu dei foi usado. Ela me disse também que tinha que pagar uma dívida de 30 Reais senão iam tomar o barraco dela por conta disso, mas se ela vendeu o barraco e lógico que era mentira.
Por isso achei que o melhor a fazer era tranformar logo o dinheiro em benefício para o lugar onde o Lucas está, já que eles têm cuidado do Lucas muito bem.
Logo que cheguei, quando o vi, me deu um acesso de choro, de emoção de vê-lo depois de ano, tão bonitinho, saudável.
O Lucas está lindo, lindo, ele está quase andando, é bem quietinho, mas sorri quando a gente brinca com ele.
Eu pude dar mamadeira pra ele, fiquei com ele no colo um tempão.
Sentei no chão do quarto dele, onde ficam outros bebês de 1 e 2 anos, eles sobem todos no colo da gente, e quando a gente vai embora, todos choram ao mesmo tempo. Eles são muito bem cuidados, mas em orfanatos falta colo, são muitas crianças, não tem como a moça dar colo suficiente pra todos.
:-/
A gente já fica triste de ver bichos abandonados, mas ver aquelas crianças que crescem sem pai, sem mãe, sem família, é muito, muito mais triste. Seu eu pudesse adotar o Lucas! Mas não posso.
Taí uma coisa que não deveria existir, crianças sem familia.
Voltei chorando, me lembrando do Lucas e dos outros bebês agarrados na minha perna, querendo que eu ficasse mais lá brincando com eles, todos chorando ao mesmo tempo quando saí do quarto.
:'-(
Eu sinceramente espero que o Lucas seja adotado por uma boa família.
A psicóloga do fórum me falou que o blog com a História do Lucas, que eu entreguei impresso pra ela está anexado ao processo dele, disse que está logo no início do processo, e que a família que adotá-lo vai poder ler toda a história dele.
Ela me disse que não podem dizer quem o adotará, mas que se a família que o adotar quiser me contactar, que ela dará o meu telefone pra eles.
Eu gostaria de vê-lo crescer, mas eu entendo que talvez a nova família não queira contato com o passado dele.
De qualquer maneira, tudo que aconteceu valeu a pena porque a vida do Lucas foi salva e ele está bem, não nasceu nas ruas, recebeu todo o cuidado necessário e até negativou do HIV, apesar da Célia e do Luiz não terem deixado o vício e terem voltado pras ruas, de todos pelo menos um foi salvo.
Se alguém quiser fazer alguma doação para o abrigo onde o Lucas está, doação de medicamentos que eles estão precisando ou alimentos ou roupas e cobertas, para as crianças, até mesmo brinquedos, o orfanato é o P.I.V.I. - Projeto de Incentivo à Vida, que fica em Santana, aqui em São Paulo, na Rua Capitão João Noronha, 208, e os telefones de contato são:
6953-5158
6204-0161
Falar com a D. Rosa.
A D. Rosa agradece toda a ajuda que vocês puderem enviar, hoje ela tem sob seus cuidados 97 crianças, muitas delas enfermas, ou sopositivas.
Imagino que a D. Rosa possa fornecer por telefone um número de conta bancária para que as pessoas que estão em outras cidades ou não tem tempo de ir lá possam depositar alguma quantia que a ajude a comprar remédios e alimentos, para que as crianças não passem fome nem fiquem sem medicação.
Espero que muitos possam ajudar.


a Rossana foi vê-lo, ela é madrinha dele.

Alê, me ensina a instalar um livro de visitas?

deusdocéu. encontrei uma empresa que faz remédio para dieta de babosa, cosméticos de babosa e até suco de babosa (como complemento alimentar)!

e eu que achava que babosa só era boa para passar no cabelo e na pele ardida do sol...

e passou lua de cristal na sessão da tarde. dá para levar a sério um filme onde sérgio mallandro é o príncipe encantado?


meu deus, como o tempo passa. levei minhas sobrinhas para verem no cinema, lá em recife.

é.
a tomada do freezer saiu da tomada.


sabe o ovão de sorvete da nestlé, que é carésimo?


pois é.

7.4.04

por algum motivo os comentários não estão aparecendo.

de novo.

6.4.04

momento dóris.


hoje eu fiz uma coisa muito feia: dei um baile num véio. ou, traduzindo, briguei com um idoso.
eu tava nas lojas americanas, em pleno inferno dos ovos de páscoa. gente que era um formigueiro em corredores diminuídos pelos estandes de ovos bem no meio do caminho. do nada, um senhor que estava na minha frente se vira para mim e reclama, bem alto para todos ouvirem

"não me empurre! a loja está cheia!" e isso e mais aquilo, sacudindo o dedo na minha cara.
deu certo não.
respondi no mesmo tom
"eu não encostei no senhor! não é porque é velho que pode maltratar os outros! boa educação é bom em qualquer idade! não descarregue seus problemas em mim!"
me virei e fui embora, com todo mundo me olhando, porque eu falei bem alto.

daí que eu tava na fila do caixa e ainda vi o homem gesticulando e reclamando com o vazio.

ora vá te catar! boa educação é bom em qualquer idade! e, para seu azar, me pegou num dia em que eu respondi - geralmente eu fico calada e saio de perto.

bom, mais um dia na dentista, dra rosa lucena. naísa, será que ela é tua prima?
saí mais magra de lá: tirei dez quilos de placa e tártaro. uma vergonha. mas a cicatrização da gengiva tá ótima. poderia estar melhor SE eu tivesse escovado a área. o que é um espanto, pois evitei o mais que pude mexer no local, limpando com gaze, parecendo até que cuidava dos dentes de um bebê.

enfim, semana que vem tem mais dotorinha. que é uma figura, fala mais do que o homem da cobra.

5.4.04

vamos, mulher, crie coragem.

tem gente nova no blog, lá no fim da página, do lado esquerdo (do peito)

=´;´=

mas o que era aquela arquibancada no gp de bahrein? não tinha uma bandeira, nem de escuderia, nem de país. todo mundo morto, parecia um bando de manequim. fred disse que é por ausência de álcool, vcs sabem que em país árabe não se bebe. acho que foi isso não, foi estranhamento do que se via.

gostei não. e, fora o momento batmóvel do motor do kimi estourando, achei o gp chato, sem tirar que a ferrari voltou a ferrar o rubinho.


não querem que eu assista f1, só pode ser.

3.4.04

oh, dúvida cruel

ninguém nunca soube me explicar como os bebês nasciam em Matrix.

tv fora do ar e fred dorme como se nunca tivesse assistido poltergeist.

e o dia tá miorando por demais, como diria seu margarido da novela: depois de nascerem os gatos da Giorgia e do Miguel, nasceu o blog do Edson K!

Menino, bem vindo ao nosso lado da força!

e quando a gente pensa que chegou no fundo do poço, neguinha pega a escavadeira e detona:
"você quer hã,
mas comigo, hã-hã"

e isso na mtv.

e eu mereço que alguém responda meu e-mail me chamando de sheila???????

mas para salvar o dia, a notícia de que a Giorgia, do Coisas Bobas, e o Migas, namorido dela, adotaram dois gatinhos, Chico e Clara.

êeeeeeeeeeeeee! Muriel e Atum dão as boas vindas aos amigos! =´;´=

e passei pela saraiva e caio fernando abreu de braço dado com isabel allende me dizendo venha.

xop com cartão de fred não dá certo, venci todas as tentações e voltei frustrada para casa, com um sorvete de casquinha do bob´s no bucho - mas sem a casquinha, que pena.

e o blog dá pau, uma listra azul só. eu chutei a cruz, só pode.

e isso que eu bati perna no xóp procurando o presente de dona heliette e tudo que eu batia o olho e gostava era caro.
aquele colarzinho ali, de pedrinhas coloridas, bem delicado, é trezentos reau.
tre-zen-tos.
o perfume miss dior tá centioitenta. tirasse a centena, eu levava.
um cordãozinho de ouro com um pingentinho assim de flor, trezenticinqüenta.

bem que véio geraldo dizia, bote stella numa loja, aposto que o que ela gostar vai ser o mais bonito e mais caro.

vôte.


cabei num colarzinho também de pedrinhas, cristaizinhos, delicado que parece se desfazer com um sopro, e com um preço pagável. mas ah, como eu gostei da fulor. a cara de dona heliette, só faltava ter o nome dela.

erdaberdamerda.

net fora do ar, ex-dente latejando e coçando e pinicando, fred me chamando de fresca e agora eu risco minha blusanovacorderosadeumombrosó.

tentei apagar o risco passando borracha em cima, li essa dica em algum lugar e agora tenho uma blusa nova riscada e manchada de branco da borracha faber castell.

erdamerdaberda.

2.4.04

e o people and arts devia mudar o nome para people and quebra-quebra. a febre de programas de decoração pegou mesmo.

e eles engoliram uma mosca desse tamanhão ontem. estréia de "entre quatro paredes" teve legenda trocada. fiuuu...

dá certo não.
passei na tal loja que eu adoro mas que tem povo rude.
e preços estratosféricos, diga-se.
mas vi uma bolsa per-fei-ta para dar de presente para aninha (beijo, tith!)
uma pulseira de anjo-da-guarda linda, meio pesada, mas liiiinda
um cavalinho de pano chinês que dizem que traz sorte (vremeiiiinho)
um brinco de prata de três corações, ooon


se eu comprasse isso tudo, falência total e absoluta. mas, oh, como os meus dedinhos coçam para assinar mais um papelzinho do cartão de crédito...

1.4.04

não é mentira: tá aqui um excelente motivo para assinar a globopontocom: estão disponiblizando os vídeos das duas arcas de noé, especiais infantis do comecinho dos anos 80.

tem toquinho cantando "menininha", chico cantando "o caderno" e outras coisas que fazem o coração ficar desse tamainho de alegria e saudade.

mas é só para assinantes. que pena.



linda, espreguiçando no espelho...

ah, a cirurgia do dente siso? é, pois é, parou de doer, não incomoda mais, nem lateja, nem coça, posso comer o que quiser, em qualquer temperatura e até dá para dormir virada pro lado direito, que, você sabe, é o meu único jeito de dormir bem.

e antes que vocês se alegrem com as novidades, lembrem que dia é hoje.