98 Telinha e seus gatinhos: 09/01/2003 - 10/01/2003

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

30.9.03

a uma amiga que me perguntou se blog é diário - ô pergunta nova! :) - respondi que não é. blog é mural.

sentiu a diferença?

procurando coisas no kazaa, encontro rita lee, no tempo dos mutantes, cantando música de padre zezinho, meu bom josé.

ooooooonnnnn, como diria a lagarta autonauta.

por que será, meu bom josé, se apaixonou pela donzela, dentre todas a mais bela, de toda a sua galiléia...

é a cara das minhas aulas de catecismo. quando eu era menina, tive que fazer três anos de catecismo para fazer primeira comunhão. cada ano a pasta com as lições era de uma cor: azul, amarela, vermelha. era a escola dominical, paradoxalmente tinha aula aos sábados. igreja matriz de casa forte, padre edwaldo com dábliu. e a roupa da primeira comunhão parecia a da santa terezinha do menino jesus.
um dia mostro no fotolog como eu tava bonitinha. nove anos, meu deus.

eu mereço. não sei onde guardei o carnê do curso de computação. sei que foi bem guardado, pois não está nos lugares que eu costumo guardar as coisas importantes.
eu me-re-ço.

achei! viva são longuinho, viva são longuinho, viva são longuinho!

eu não gosto do robbie williams, mas ver leonardo cantando versão de sexed up é afronta até para mim.

Bem, amigos do Quarto da Telinha, em conexão com o blog Coisas Desta Vida Tão Cigana, temos o prazer de apresentar o hino da Torcida Unga Munga de Fórmula Um, especialmente composto para o GP do Japão!

De repente é aquela corrente prá frente
são todos querendo ferrar o alemão
todos unidos na mesma emoção
esperando a f 1 no japão

todos juntos, vamos! prá frente, brasil, brasil!
jogar praga no alemão!


vai quebrar, miserável. Vai quebrar pertinho da chegada, que nem aquela corrida do Prost. Você vai sair do carro e tentar empurrar, mas aí todos os carros, eu juro, até o do Fisichella, vão passar por você e você vai perder o hexa por um ponto! é meu aniversário o dia da corrida, esse desejo vai se realizar!

29.9.03

mamacita! é o mundo se acabando em vento! daqui a pouco o cristo sai voando!

compromisso público: se ele ganhar o hexa, eu não vejo fórmula um por um ano.

e tenho dito.

a menos que mude de idéia.

28.9.03

passando hoje de manhã pelo largo dos leões, que tem canteiros floridos de margaridas amarelas (bem pequenas, estão lindas e qualquer dia desses tiro uma foto), vi as oferendas para cosme e damião. pratinhos de doce. abri um sorriso deste tamanho. num deles havia uma cigana de vestido dourado, acho que é para atrair dinheiro.

sempre há oferendas no largo. ao lado de uma árvore - não sei o nome dela, que pena - há um jarro com uma rosa vermelha, entre outras coisas. toda vez que eu passo, eu olho a rosa: ela está sempre viva. não sei se é falsa ou se a pessoa troca todo dia.

não conheço esses rituais. acho bonito ter fé, não importa o caminho que a pessoa siga. e há um quê de lúdico em se ofertar para cosme e damião, os meninos. uma amiga minha ofertava bombons em canteiros floridos para agradar os erês. eu nunca fiz isso, nem sequer tomei banho de sal grosso, que já me garantiram ser muito bom.

minha família faz promessas, minha mãe acredita na novena milagrosa do menino jesus de praga - para ser rezada em nove horas em caso de desespero. minha irmã fez a simpatia da alga. conheço gente que já percorreu o caminho de três religiões aparentemente opostas e que segue buscando o seu jeito de encontrar com deus. tenho amigos judeus, ateus, evangélicos, católicos, kardecistas. cada qual tem sua fé, como tem seu nome e seus sonhos. eu acredito em fazer o bem e respeitar o próximo. respeitar a religião alheia como se espera que a sua seja respeitada.

eu até acredito que com os outros dá certo, mas não me vejo fazendo promessas ou simpatias. vou à missa de vez em quando, estar numa igreja católica me faz bem, me sinto em casa. afinal, foi nessa religião que fui criada, desde pequena, rezando antes de dormir para o anjo da guarda e para a mamãe do céu, pedindo bênção aos meus pais. discordo de muito do que é imposto, sigo minha cabeça quando tomo a minha pílula ou por viver com fred sem casamento formal. mas quando vovó morreu eu fui à missa em sua homenagem, ofertei em sua memória um buquê de rosas brancas para nossa senhora da esperança, e meu coração serenou um pouco da dor que sentia.

a casa do pai tem muitas moradas e para entrar nela basta um coração bom.

27.9.03

eu fujo com este homem na hora em que ele estalar os dedos. senhoras e senhores, NEIL GAIMAN.



principalmente depois desta notícia aqui: Sandman está de volta. Não o Daniel. Sonho dos Perpétuos. Alto, muito magro, olhos como duas lagoas, o manto refletindo as chamas da noite.

NEEEEEEEERD!
eu sei que estou apresentando meu atestado de nerdice - ou de geekisse, sei lá, mas eu preciso, eu preciso, eu preciso dizer isso senão eu vou surtar.

a helena ranaldi não parece uma vulcana nesta foto? a irmã da T´Pol?

danou-se. tava assistindo a mtv, the ousbornes. e o ozzy fez 54 anos.
54! mas ele parece ter 30 a mais!
deviam passar as melhores cenas do ozzy nas escolas, como um aviso do que acontece se você pegar pesado com as drogas e a bebida!

sharooooon!

26.9.03

passei mal prá caramba hoje de manhã. uma dor muito, muito forte no baixo ventre. suei que só tirador de espírito. alguém que não gosta de mim deve ter feito um voodoo, pois a dor era de uma espada atravessando minha barriga.
tomei remédio, muito carinho de fred, agora passou. mas estou ressacada, parece que levei uma surra.

anna barbara, você deixa de ser minha amiga se eu disser que eu não li e não gostei de budapeste? é que eu li estorvo e achei chato. comecei a ler benjamin e não consegui terminar. budapeste não me seduziu com seu tema de ghost writer.
prefiro chico compositor ao chico escritor.
paciência...

olha o que eu recebi por e-mail. e né que é a pura verdade?

Uma revista inglesa promoveu um concurso para premiar a melhor definição de "marido". O texto ganhador é simplesmente um primor!

"Marido é aquela pessoa amiga e companheira, que está sempre ali, ao seu lado, para ajudá-la a resolver os grandes problemas que você não teria se fosse solteira".


viva os problemas! ;)

25.9.03

barrados no baile também é cultura.

olha que lindo o poema que brandon disse à kelly no dia em que eles não se casaram (valeu, sony, pela reprise)


somewhere i have never travelled
E. E. Cummings

somewhere i have never travelled, gladly beyond
any experience,your eyes have their silence:
in your most frail gesture are things which enclose me,
or which i cannot touch because they are too near

your slightest look will easily unclose me
though i have closed myself as fingers,
you open always petal by petal myself as Spring opens
(touching skilfully,mysteriously)her first rose

or if your wish be to close me, i and
my life will shut very beautifully ,suddenly,
as when the heart of this flower imagines
the snow carefully everywhere descending;
nothing which we are to perceive in this world equals
the power of your intense fragility:whose texture
compels me with the color of its countries,
rendering death and forever with each breathing

(i do not know what it is about you that closes
and opens;only something in me understands
the voice of your eyes is deeper than all roses)
nobody,not even the rain,has such small hands

dotôra cris, já que a senhorinha tá sem comentário, pode me dizer uma coisa? é que eu tirei a vesícula, dotôra, tem muito tempo já, mas ninguém nunca me explicou a falta que ela faz no organismo. ou vesícula só serve para ter pedra, como o apêndice só existe para ter apendicite?

então manuela e thyrso fizeram as pazes.
na minha humilde opinião, ela merece todas as gaias que ele e outros botarem nela no futuro.
comigo é assim: fez, faça bem feito, pois vai ser uma vez só. pé na bunda descontrol.

tou passada. vejam isso aqui.

tenho vontade de ter uma filha e toda noite, quando ela for dormir, colocar somewhere over the rainbow com o israel kamakawiwa´ole para ela ter bons sonhos.

não conhece? estranhou o nome? israel era um havaiano imenso de gordo, com voz de anjo, que juntou somewhere over the rainbow e what a wonderful world e fez a música mais linda de todos os tempos.

música que eu quero para fazer a minha filha dormir. um dia, lá no futuro.

estou viciada na história do mamute. clica lá embaixo e depois me diz o que achou!

sonhei que alguém me perguntava "você sabe o que aconteceu com o menino que não falava nada?"

acordada, descobri a resposta: continua mudo.

para ver a que ponto chegamos: gugu e bbc no mesmo saco de mentiras.

leia a coluna de cora rónai no globo

do blog do joão, escrito pelo pai dele, luis rivorio

A voz dos animais
Dessa vez ele me pegou. Em sua longa jornada rumo ao conhecimento, o João vem pouco a pouco descobrindo o mundo animal. Não só já identifica diversos bichos, como nos últimos dias passou a reproduzir os seus sons. Aí é que começa a encrenca. Enquanto o negócio estava restrito ao cachorro, ao gato, à vaca, ao passarinho, tudo bem. Mas o que eu faço quando ele fica insistentemente repetindo "ema, ema, ema"? E eu lá sei como faz a ema? Afinal de contas, alguém aí sabe? Pois é, nessas horas a gente disfarça, enrola e no fim acaba improvisando algo como um passarinho um pouco mais rouco ou estridente, ou ainda algo do gênero. Noutra saia justa, ele pede o leão. Fácil, é só abrir a boca e "roaaarrrrrr". Mas e quando, na sequência, o garoto quer ouvir a "voz" do tigre? Hein, hein? De novo, dou uma enrolada e faço um som mais grave, com a boca mais fechada que àquela utilizada na imitação do leão. Funciona, acho, mas ele só reproduz o leão e dá risada quando faço o tigre. Até aqui, dando um desconto, tudo bem, deu para enganar. Mas como eu faço quando ele pede o tatu, ou ainda o quati? Sinceramente, ainda nem enrolar eu sei como. Nessas horas, disfarço e tento mudar de assunto --ou de bicho.

para começar bem o dia, tribunal nigeriano anula a pena de apedrejamento de Amina Lawal

24.9.03

vocês conhecem a história do mamute?

estarei delirante de febre ou a alanis morrissete cortou o cabelón?

e quarta feira é dia de contar como foi o episódio de survivor!

bão: morrendo de fome, os tambaquis resolveram pescar, mas quebraram a cara. então, foram para um safari de minhoca(!) e, após conseguir algumas, pescaram um peixe de uns 30 cm: foi a festa na floresta, todos se cumprimentando pelo feito e se achando o máximo...
já as jaburuas estão enfrentando uma crise de vaidade. as três bonitinhas que fizeram topless semana passada acham que estão sendo discriminadas, no estilo "não me odeie por ser bonita". farpas e penas voam pelo acampamento. Por falar nele, estamos no décimo dia na amazônia e as jaburus ainda não fizeram um abrigo decente.
prova de recompensa: um frigobar cheio de latinhas de coca-cola! os tambaquis venceram, mas não me perguntem como a geladeirinha vai funcionar sem tomada.
prova de imunidade: quem pescar mais, em quilos, ganha. a área do rio escolhida pela produção foi invadida por um cardume de piranhas. é prá pescar com cuidado senão pode até perder um dedo. quem ganhar, além de não ir pro conselho tribal, ainda ganha todo o peixe pescado na prova. os tambaquis, quebrando a maré de azar, ganham de novo. a festa vai ter piranha assada e coca-cola gelada.
jaburu girls pro conselho. todo mundo acha que quem vai sair é uma das bonitinhas, pois o trio não faz quase nada no acampamento, mas quem sai é a joanna, que trabalha muito mas é absolutamente chata.

ah, sim, cora rónai acertou de novo na mosca. Sabe não o que eu tou falando? vai lá.

ma-mãe, sua menina virou uma poça de germes. gripada hasta la medula. adeus, mundo cruel. vou me deitar e só levanto quando tiver voz de gente de novo...

e qual foi o caminhão que me atropelou enquanto eu dormia?

23.9.03

todo mundo ouviu falar do acidente do filho do romário, não ouviu? o carro capotou e o menino foi jogado longe. tudo por não usar cinto.
preciso dizer mais alguma coisa ou vocês já captaram a mensagem?

no fotolog, SURREALISMO!

por absoluta falta de estoque, fui ao supermercado hoje. baaaad idea. o supermercado tá em reforma durante o expediente. tudo mudou de lugar. muita coisa tava faltando. não consegui comprar coca-cola, acredite. agora imagine: supermercado cheio, funcionários arrumando prateleiras, carrinhos lotados de mercadorias sendo levados de lá para cá, corredores vazios X corredores apertados, onde tinha detergente agora tem biscoito e onde tinha molho de tomate não tem nada.
mas porque eles não fizeram um turno na madrugada para arrumar tudo, guga?
não sei, não sei!

e agora foi! já me matriculei no curso. webdesign, minha gente! absurdo! absurdo! eu, com toda a minha tongolinice computadorística, me meter a fazer webdesign! mas agora já foi, e o mundo que me aguarde!

22.9.03

cuidado com o vírus! tão mandando de novo aquele falso formulário do big brother para o povo! e se você executar o formulário de inscrição... já sabe o que acontece, né?

Olha que lindo o que Fred mandou prá mim!


"HONRE O DOM" - Elisa Lucinda


Palavras de mãe costumam ecoar para sempre nos ouvidos da gente. As da minha me embalam líricas e determinantes até hoje. Rainha do otimismo responsável e atuante, minha mãe amava dignos, pobres, ricos e errantes na proporção da sua estupenda compaixão e compreensão do ser humano. E por essa ótica, me ensinou muito e me deu sábias dicas para quase tudo. Era cheia de fundamentos essa mulher. O maioral deles era: "Honre o dom"; dizia isso pra mim escolhidamente. Sabia de mim. "Filha, quem tem dom tem mais trabalho, do contrário disso não se iluda". Eu seguia miúda e desenvolvente sob aqueles reluzentes olhos castanhos, lúcido nos caminhos. E continuava... "há que se honrar o dom, há que se ter merecimento".

Brasileira, professora de ioga, mineira, mestiça e de ações cidadãs, Divalda me ensinara a dar correspondência de motivo às aptidões. "Ai daquele que não der caminho aos seus talentos verdadeiros,esses o devorarão por dentro. Erva daninha, filho tratado como se mal querido fosse, será o infortúnio da casa".

Mas, mãe, o que é o dom? "Dom é aquilo que se é muito bem, competentemente, mas sem querer, sem se fazer força para ser; dom é aquilo no qual se trabalha firme mas sem doer. Não tem hora extra, porque dom é trabalho que se mistura ao prazer de viver. Porque como o dom é o que é, poderoso assim, pede correspondência, exige que você aceite a sua vocação e dê estrada a ela. Já vocação é a disposição pra se peregrinar na rota daquela inclinação: com as dores delas, com os mitos e as ilusões dela, com os espinhos, os acertos e a esperança certa das pétalas".

É, mãe, o dom é o que a gente é mesmo, e uma vez entregue a ele é fácil sê-lo. Difícil é negá-lo como ofício, identidade e trabalho. O dom tem categoria de árvore e goiaba não dá em mangueira.O que dá em mangueira só pode ser manga.

Durante a vida,tem sempre alguém te dizendo uma forma esperta de ganhar mais dinheiro, uma forma que não considera uma reflexão sobre nossas verdadeiras aptidões, como se não fosse possível colher o pão e o ouro através de nossas intímas riquezas. E é por isso que tem médico com espírito de policial, garçom com talento de gari, industrial que queria ser cantor, advogado que queria ser ator, presidente que deveria ser soldado, artista que deveria ser um excelente cabeleireiro. Penso que teríamos uma nova e sã cidadania, se nossas carreiras e destinos viessem dos nossos verdadeiros dons respeitados. Mas esses coitados por falta de correspondência, por descaso ou por desistência, viram caroço, viram couraças, viram tumores da infelicidade e da incompetência.

Honre o dom, dizia minha mãe, seja feliz e tenha paciência.

Miando nas paredes do quarto, os quadrinhos impagáveis de Brooke McEldowney, Hallmarks of Felinity.
Observações deliciosas sobre esse ser que muda a nossa personalidade, a nossa vida, a nossa casa. com protozoário ou sem. =´;´=

mai é nada.

Parasita de gato altera personalidade de humanos, diz pesquisa

BBC Brasil.com

Cientistas estão responsabilizando os gatos por infectar metade da população da Grã-Bretanha com um parasita que pode alterar a personalidade das pessoas.
Os dados emergem de pesquisas de universidades britânicas, tchecas e americanas feitas em torno do Toxoplasma gondii, um protozoário que existe em quase toda a população de felinos.
Os homens infectados, segundo o estudo, tendem a ser mais agressivos, anti-sociais e menos atraentes. As mulheres, por outro lado, se tornam mais desejáveis e divertidas, mas menos confiáveis e possivelmente mais promíscuas.
O achado está levando os cientistas também a associar a contaminação endêmica da população de gatos com a cultura de um país. A França, por exemplo, têm mais gatos infectados do que a Grã-Bretanha, o que explicaria por que as mulheres francesas são consideradas mais sensuais do que as britânicas, segundo a pesquisa.

Mudanças
O estudo, patrocinado pelo Stanley Research Medical Institute of Maryland, um importante centro de estudos de doenças mentais, mostra que quase metade das pessoas na Grã-Bretanha carrega o parasita em seus cérebros, o que pode fazer com que elas passem por lentas, mas cruciais mudanças de comportamento.
O instituto já publicou uma pesquisa mostrando que as pessoas infectadas com o protozoário têm mais risco de desenvolver esquizofrenia e maníaco-depressão.
"Nós concluímos que as mulheres infectadas eram mais simpáticas, tinham mais amigos e eram mais atentas sobre suas aparências. Mas elas eram também menos confiáveis e tinham mais relacionamentos com homens", explicou Flegr ao jornal dominical britânico The Sunday Times.
Por outro lado, os homens infectados "tendem a não gostar de seguir regras", completou o professor.

Lentidão
Ele também descobriu que as pessoas infectadas com o toxoplasma apresentam reações mais lentas e estão, portanto, mais expostas a se envolver em acidentes de trânsito.
"A infecção por toxoplasma pode representar um problema de saúde pública e econômica altamente subestimado", alertou o professor da Universidade Charles, da República Tcheca.
O toxoplasma circula num ciclo natural entre ratos e gatos. Os ratos se contaminam ao entrar em contato com as fezes dos gatos e os gatos a readquirem ao caçar ratos infectados.
Há muito tempo se sabe que o ser humano pode ser infectado com o protozoário através do contato próximo com gatos. As mulheres grávidas são sempre aconselhadas a ficar longe de gatos porque o parasita pode prejudicar o feto.
As pessoas que têm problemas imunológicos, como os doentes de Aids, também são mais vulneráveis.

Fim de inibição
Até agora, porém, acreditava-se que o parasita não provocava nenhum problema para pessoas saudáveis, pois os seus sistemas imunológicos podiam prevenir a infecção.
Mas essa opinião parece ter os dias contados, especialmente depois da pesquisa, da qual participou também a Universidade de Oxford.
Os cientistas concluíram que, quando o parasita invade os ratos, de alguma forma ele reprograma os cérebros do roedores, revertendo seu medo natural de gatos.
Essa mesma capacidade de destruir inibições estaria acontecendo entre os seres humanos.

Bloqueio
"O fato de que um parasita monocelular pode ter um efeito tão grande no cérebro de um roedor ou de um ser humano é incrível", disse um dos cientistas envolvidos na pesquisa da Universidade de Oxford, Manuel Berdoy.
Dominique Soldati, pesquisadora do Imperial College, em Londres, está estudando maneiras de bloquear a entrada do toxoplasma nas células.
"No momento em que você é infectado, não há como se livrar do protozoário e os números da parasita crescem lentamente com o passar dos anos. E essa não é uma boa coisa", diz Soldati.


O que vai ter de mulher fazendo pss, pss para cada gato que passar na rua vai ser uma lou-cu-ra! Depressão? TPM? Falta de ânimo? Tá na seca, no rato, nem lembra mais como é um beijo na boca? Toma um protozoário, minha filha. Você vai ser a rainha da balada. Mas cuidado para seu namorado não tomar, senão vira um chato de galocha...

Haja! ;)

agora, falando sério. não dá para levar a sério essa pesquisa, gente. parece até primeiro de abril. copiei o texto aqui como curiosidade, do tipo "como esse povo perde tempo pesquisando besteira". merece o IgNobel, isso sim.

E ontem o episódio de Malcolm na Fox foi o melhor de todos os tempos. A pobre da mãe tá grávida de novo, isso depois de quatro filhos daqueles. Pois ela começa a fantasiar como seria ter meninas, quarto cor de rosa, tudo arrumado, sem brigas que destroem a sala.

E não dá jeito... no fim tudo desgringola de novo.

É... a gente não acha família normal nem na tv... isso que é uma espécie em extinção!

Vocês viram? Gi-se-le no Fantástico! A doida! A menina que canta Madonna traduzida ao pé da letra! Pois tava no Fantástico, minha nêga! Pasmei! A mulher existe!!!!

ouvi agorinha esta música no rádio... e é tão linda, mas tão linda, que quero dividir com vocês... e também porque ela é uma das músicas preferidas de Gil, minha comadre e amiga de infância!


Diga Lá, Coração
Gonzaguinha

São coisas dessa vida tão cigana
Caminhos como as linhas dessa mão
Vontade de chegar (e olha eu chegando!)
E vem essa cigarra no meu peito
Já querendo ir cantar noutro lugar...

Diga lá meu coração
Da alegria de rever essa menina
E abraçá-la
E beijá-la

Diga lá meu coração
Conte as historias das pessoas
Das estradas dessa vida
Chore essa saudade estrangulada
Fale, sem você não há mais nada
Olhe bem nos olhos da morena
E veja lá no fundo
A luz daquele sol de primavera...

Durma, qual crianca, no seu colo
Sinta o cheiro forte do teu solo
Passe a mão nos seus cabelos negros
Diga um verso bem bonito
E de novo vá embora...

Diga lá meu coração
Que ela está dentro
Em teu peito bem guardada
E que é preciso
Mais que nunca
Prosseguir

Espere por mim, morena
Espere que eu chego já
O amor por você, morena
Faz a saudade me apertar...

21.9.03

gente, vocês já foram no site do vinícius de moraes? um lu-xo. toda a obra disponível e você ainda pode escolher os poemas favoritos e fazer a sua antologia. eu me acabo!

20.9.03

muriel é a versão gato do pinky.
ele mesmo. o pinky, o pinky e o cérebro, o cérebro e o pinky.

narf!

cansei dessa história de gugu e pcc. se até tutty vasques tá posando de moralista... como diz fred, a gente não põe lixo dentro de casa. ra-re-ri-ro-rua!

dois anos de subrosa. porque meg é uma rosa, é uma rosa, é uma roseira em flor.

sabe aquele papelzinho que dão quando a gente manda revelar filme? eu sempre perco.
e acabo assinando um termo de responsabilidade dizendo que eu sou eu e as fotos são minhas.
lembrei disso agora porque tem um slide que eu mandei revelar e tá pronto desde quarta-feira, mas eu esqueci de pegar. e quando fui olhar na carteira atrás do papelzinho... canto mais limpo!

vi ontem - ou anteontem? - A Morte lhe Cai Bem. Tinha esquecido que essa era uma das minhas comédias favoritas. Bruce Willies, Goldie Hawn, Meryl Streep. Hm, como se escreve o ráun da Goldie?

tou com preguiça de procurar o IMDB. vai lá: death becomes to her.

espelho, espelho meu, existe coisa mais chata do que aquele pop-up perguntando se você quer ganhar 5 mil por mês?

quero não, quero ganhar a promoção credicard dos 40 mil por mês, espichar 25 cm, jogar fora todas as celulites, deixar de ser míope, falar fluentemente inglês, italiano, japonês e espanhol, ter um caso com antonio banderas, quero que xixi de gato deixe de ser fedido e, principalmente, que nunca mais me aborreçam com spam!

É VALENTINO, É VALENTINO, OLÊ, OLÊ, OLÁ!

Para quem mora em Sampa e pode ajudar o LUCAS - o menininho da foto na coluna esquerda do blog




Dia de Escambo

O evento beneficiente-musical "Dia de Escambo" vai colocar músicos e bandas iniciantes lado a lado com instrumentistas de grupos veteranos já consagrados. Para garantir lugar na canja ao vivo do Dia de Escambo, que será realizado uma vez por mês no Fidalga 33, o público deverá doar um quilo de alimento não-perecível em troca do ingresso. As doações serão entregues ao PIVI (Projeto de Incentivo à Vida), instituição sem fins lucrativos que dá moradia, alimentação e medicamentos a 160 crianças, muitas delas portadoras do vírus HIV ou outras enfermidades graves. O PIVI sobrevive graças às doações recebidas, não recebendo nenhuma ajuda governamental. (gente, pra quem não lembra, o PIVI é onde está o Lucas)

Local: Fidalga 33
Endereço: Rua Fidalga, 32 - Vila Madalena - São Paulo/SP
Telefone: (11)3032-7346
Horário: 22h
Entrada: Um quilo de alimento não-perecível, isento de consumação mínima
Estacionamento com manobrista na porta
Site Dia de Escambo: www.escambo.mus.br/social

só pode ser praga de madrinha.

acordei absolutamente sem sono às 5:59. ou pelo menos essa foi a hora em que eu coloquei os óculos e pude enxergar o relógio.

19.9.03

Expe, descobri quem é o ilustrador do livro da Madonna. É o designer de moda americano Jeffrey Fulvimari.

menino, chega tou besta. cabei de ler que thyrso botou gaia na manuela e os dois acabaram. se nem o thyrso se salva, o mundo tá acabando mesmo!

numa arrumação, outro dia, achei um marcador de livro com um texto um tanto rebuscado, velhíiiissimo, e coloquei aqui do lado do micro para postar para vocês. cabou que a bagunça engoliu o marcador e só hoje ele apareceu de volta. então, senta que lá vem história.


Ao perder-te eu a ti, tu e eu teremos perdido: Eu, porque tu eras quem eu mais amava e tu porque eu era quem te amava mais. Mas de nós dois tu perderás mais do que eu: porque eu poderei amar a outras como amava a ti, mas a ti jamais amarão como te amava eu.

Ernesto Cardenal



muito barroco ;) e impressionante para a minha adolescência. tentei decorar para impressionar algumas pessoas ;) mas eu sempre me embaralhava no meio dos tus e tis. :(

eu tenho um amigo - Oi, Don! - que gosta da palavra neófito.
deixando de lado o significado, de que palavra você gosta?

saiu a lista de indicados pro emmy. vamos ver por quem eu vou torcer.

Conheça os indicados nas principais categorias do Emmy 2003:

» Melhor Série Dramática:
- "CSI" CSI! CSI! ÊEEEEEEEEEEEEBAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!
- "Six Feet Under"
- "The Sopranos"
- "24"
- "The West Wing"

» Melhor Atriz de Série Dramática:
- Frances Conroy - "Six Feet Under"
- Edie Falco - "The Sopranos"
- Jennifer Garner - "Alias"
- Marg Helgenberger - "CSI"
- Allison Janney - "The West Wing"

» Melhor Ator de Série Dramática:
- James Gandolfini - "The Sopranos"
- Peter Krause - "Six Feet Under"
- Martin Sheen - "The West Wing"
- Kiefer Sutherland - "24" Aê, Kiefer!
- Michael Chiklis - "The Shield"

» Melhor Ator Coadjuvante de Série Dramática:
- Victor Garber - "Alias"
- Michael Imperioli - "Família Soprano"
- Joe Pantoliano - "Família Soprano"
- Bradley Whitford - "The West Wing"
- John Spencer - "The West Wing"

» Melhor Atriz Coadjuvante de Série Dramática:
- Lena Olin - "Alias"
- Tyne Daly - "Judging Amy"
- Lauren Ambrose - "A Sete Palmos"
- Rachel Griffiths - "A Sete Palmos"
- Stockard Channing - "The West Wing"

» Melhor Série Cômica:
- "Curb Your Enthusiasm"
- "Everybody Loves Raymond"
- "Friends"
- "Sex and the City"
- "Will and Grace" ca-la-ro que vai dar Will & Grace. Abaixo o sem-graça do Raymond e todo mundo que o ama!

» Melhor Atriz de Série Cômica:
- Jennifer Aniston - "Friends"
- Patricia Heaton - "Everybody Loves Raymond"
- Debra Messing - "Will and Grace"
- Sarah Jessica Parker - "Sex and the City"
- Jane Kaczmarek - "Malcolm in the Middle" a mãe do Malcom, com certeza. surtada, exagerada, maravilhosa

» Melhor Ator de Série Cômica:
- Larry David - "Curb Your Enthusiasm"
- Matt LeBlanc - "Friends"
- Bernie Mac - "The Bernie Mac Show"
- Eric McCormack - "Will and Grace"
- Ray Romano - "Everybody Loves Raymond"
- Tony Shalhoub - "Monk" MOOOOOOOONKKKKK!

» Melhor Ator Coadjuvante de Série Cômica:
- Peter Boyle - "Everybody Loves Raymond"
- Brad Garrett - "Everybody Loves Raymond"
- John Mahoney - "Frasier"
- David Hyde Pierce - "Frasier"
- Bryan Cranston - "Malcolm"
- Sean Hayes - "Will & Grace"

» Melhor Atriz Coadjuvante de Série Cômica:
- Cheryl Hines - "Curb Your Enthusiasm"
- Doris Roberts - "Everybody Loves Raymond"
- Cynthia Nixon - "Sex and the City"
- Kim Cattrall - Sex and the City"
- Megan Mullally - "Will & Grace" E com uma taça de champanhe na mão. ou melhor, a garrafa inteira no quengo

» Melhor Reality Show: isso é piada, né?
- "AFI's 100 Years: America's Greatest Love Stories"
- "The Amazing Race"
- "American Idol"
- "100 Years of Hope and Humor"
- "Survivor"

» Melhor Programa de Variedades, Música ou Comédia:
- "The Daily Show With Jon Stewart"
- "Late Night With Conan O'Brien"
- "Late Show With David Letterman" esse eu torço para PERDER. ô homem chato!
- "Saturday Night Live"
- "The Tonight Show With Jay Leno"

» Melhor Programa Variedades, Música ou Comédia:
- "Oscar 2003" como não vi os outros...
- "Bruce Springsteen & The E Street Band"
- "Cher: The Farewell Tour"
- "Robin Williams: Live On Broadway"
- "Rolling Stones: Licks World Tour"

e vocês pensaram que eu não ia falar nada sobre a tal "entrevista com o pcc"? acertaram. eu não vou falar nada. quem vai falar é a Barbara Gancia, da Folha de São Paulo.

abre aspas

E A HEBE, CHOROU POR QUÊ?

BARBARA GANCIA

Se alguém souber, me informe, pelo amor de Deus: por acaso, o deputado e presidente do PTB, José Carlos Martinez, já sofreu algum tipo de penalidade ou recebeu, quem sabe, alguma reprimenda, por mais inócua que tenha sido, por ter presenteado o ministro-chefe da Casa Civil com um Rolex falsificado?
Agora responda só mais esta, meu caro leitor: você ficou satisfeito com o pedido de desculpas de Gugu Liberato pela falsa entrevista com bandidos do PCC (Primeiro Comando da Capital) que ele apresentou em seu programa, "Domingo Legal"?
Pois é, eu também não fiquei nada contente. Hipocrisia tem limite e, neste caso, essa linha de demarcação começa na orla da desculpa esfarrapada.
Usar doença de pai e de mãe para tapar buraco no trabalho é conversa de porteiro de prédio que costuma faltar na segunda-feira.
Já disse aqui e volto a repetir. Alô, Gugu Liberato! Não tem choro nem vela, você autorizou pessoalmente a exibição da reportagem com os supostos membros do PCC e tinha pleno conhecimento da história toda.
A coisa se deu da seguinte forma: o diretor de seu programa, Maurício Nunes, que é seu amigo pessoal e vem a ser filho do glorioso Max Nunes, que escreve os textos do programa do Jô Soares, chegou para você e disse que não se sentia tranquilo em colocar aquele material no ar, do jeito que estava. Você então respondeu textualmente, na frente de outras pessoas, que queria causar impacto.
Não adianta agora posar de bom moço e nem vir mostrar humildade no programa da Hebe ou no "Repórter Cidadão", que é apresentado pelo Marcelo Rezende, o repórter policial que desmascarou a farsa.
A verdade está ao alcance da mão e quem conhece de perto o histórico do SBT sabe que a filosofia da empresa é a de deixar acontecer o estrago para depois consertá-lo.
Ocorre que, neste caso, não será um simples desmentido do patrão, alegando estar brincando quando disse que ia morrer, que irá reverter o dano. Neste caso, medidas que inibam a repetição deste tipo de episódio precisam ser efetivadas imediatamente.
Para finalizar, gostaria de saber só mais uma coisa: e a Hebe, chorou por que quando Gugu foi ao programa dela se explicar?

fecha aspas

Já passou no fotolog hoje? A foto do dia é um presente que eu ganhei da Cecília!

18.9.03

:)

Faz muito tempo que escrevi este texto - dezembro de 99! mas ele é um dos meus preferidos.


Minha primeira vez no Maracanã


Náutico e Fluminense no Maracanã. Já no caminho vai dando um negócio no estômago.
Ao meu lado, Fred já se transforma no Torcedor. Muito calado,segura minha mão e eu só posso imaginar o que vem pela frente.
A chegada ao estádio lembra um show de rock: gente, muita gente, mais gente e camelôs vendendo de tudo, só que no show todo mundo torce para um time só. Aqui, eu sou uma alvi-rubra no meio de torcedores adversários.
Os ingressos foram caros, o que até agora eu não entendo. Não vou ver o estádio em sua glória, afinal, é apenas um jogo da série C, com o estádio parcialmente interditado, sem arquibancada e com uma parte das cadeiras liberada. Para mim, 30 reais é preço de show no Centro de Convenções.
Mesmo com tanta restrição, o Maracanã impressiona. Tem aquela mitologia, e mesmo em reforma ele é bonito, grandioso (até durante o jogo dava para ouvirbarulho de operário trabalhando). Vamos chegando nas cadeiras: fila grande, torcedores baruhentos, crianças com o uniforme do Flu, elevador. Quando nos sentamos, o jogo já havia começado.Meu walkman só pega estática e um programa religioso. Eu e Fred mais adivinhamos do que vemos o jogo: percebe-se qual time ataca e qual defende, mas os detalhes só deus sabe.A torcida reagindo ao jogo é impressionante. De repente todo mundo grita ao mesmo tempo a mesma coisa, e não dá para ver onde começou. E olha que não é um jogo de estádio lotado, quando chega a tremer a arquibancada com a torcida se manifestando. Cantam "A bênção, João de Deus", o hino do Papa. Eu não entendo nada, penso que algum jogador chamado João fez uma boa jogada. Em casa, Fred explica que é tradição da torcida tricolor cantar esse hino e por isso é chamada de torcida de Deus.
De repente, gol do Fluminense e todo mundo fica desvairado. Eu, alvi-rubra e sofredora por definição, só mexo os olhos. Falo baixinho, vai empatar. Fred grita, agita as mãos, bate palmas. Mulheres beijam os namorados, crianças agitam bandeiras, homens xingam mais um pouco.Acaba o primeiro tempo. O placar não dá o tempo de jogo, e por um instante, quando tudo pára, a gente não entende o pq.
Intervalo.
Os vendedores de refrigerante, água, mate, pipoca e cachorro quente, q já andavam prá cima e prá baixo durante o jogo, fazem a festa. Eu observo: todo mundo comenta o jogo e fala mal do juiz. Atrás de mim um rapaz comenta: tá um a zero, tá bom, pode acabar agora!
Segundo tempo: o Fluminense entra em campo, todo mundo canta o hino do clube. Lá vem o Náutico, confusão na área, fui ver, era gol. Silêncio e uma rede balançando. Eu mordo a boca, que não sou doida de gritar no meio da torcida inimiga. Não vejo uma bandeira do Náutico sequer. 1 a 1. O clima ao redor é outro. Os jogadores, pequenininhos, o campo, imenso e o povo irritado, querendo raça. Para eles, o juiz é paulista e rouba todas as faltas para o adversário. Pênalti para o Fluminense, alegria no Maracanã.
Eu paro de observar e vou torcer, quieta, para o jogador errar o gol. A torcida grita incentivando, é uma coisa. Futebol no estádio é uma emoção danada, infinitamente melhor do que ver em casa. No estádio a gente faz parte. Na frente da tv só dá para assistir. Gooooooooooool do Fluminense. lá em baixo, a geral começa a dançar de alegria. Eu insisto, bem baixinho: vai empatar, vai empatar.O meu time perde um gol e mais outro. Tento disfarçar, mas o sorriso aparece, vai, mostra para eles, empata esse jogo, vira esse placar, fico rezando. Aperto a mão de Fred, ele ri e me abraça. O Fluminense perde chances de gol. Um gol tão fácil que a torcida se irrita e começa de novo a xingação. O juiz avisa, 2 minutos de acréscimo. Eu penso que em Recife o Náutico devolve o placar. Por todo lado gente agoniada gritando acaba, acaba. Futebol no estádio é assim: não tire o olho do campo que não tem replay. Você se distrai e já era. Pois é, já era: o juiz apita, acabou o jogo. Todo mundo vibra com a vitória.
Dessa vez a gente desce pela escada que a fila do elevador tá muito grande. Estamos cercados por comentaristas e técnicos, que dão gritando a opinião sobre o jogo. Na saída, chove muito. Fred tá feliz da vida. Eu adorei ver jogo no estádio, e digo que na próxima vez a gente vai torcer pelo mesmo time, para eu poder gritar também.

O Rio se prepara para o Pan

Bairros com nomes traduzidos:

Morro do Alemão - Germain Mountain
Campo Grande - Big Field
Campinho - Little Field
Encantado - Nice To Meet You
Irajá - Will Go Now
Andaraí - To Walk There
Praça Seca - Dry Square
Botafogo - Set Fire
Freguesia - Costumers
Abolição - Set Black People Free
Santíssimo - Very, Very Holy
Paciência - Wait a Minut
Livramento -Setting Free
Ilha do Fundão - Very Deep Island
Coelho Neto - Grandson Rabbit
Piedade - Mercy!
Pechincha - It´s Very Cheap!
Benfica - Nice Stay
Saúde - Bless You
Praça da Bandeira - Flag Square
Recreio dos Bandeirantes - Flagmen Funtime
Rocinha - Small Farm
Olaria - Hello, Smile
Mangueira - Mango Tree
Jacarepaguá - Alligator to the Water

minha vida cabe num comercial de jeans.

quem viveu a adolescência nos anos 80 sabe do que eu estou falando. o comercial do jeans pool. aquele da menina se arrumando para receber o namorado em casa. que não era a casa dos pais, era a casa dela. lembram? terence trent d´arby cantando. menina chegando de casa com o jeans num saco de papelão. menina se arrumando, escondendo ursinho no guarda-roupa. namorado chegando no elevador velho, com buquê de flor do campo na mão. menina usando colar de pérola. terence trent d´arby cantando. namorado chegando na porta, o jeito dela dizer "entra".

tudo que eu sempre quis na minha vida. ser a menina desse comercial.

eu ainda acredito na justiça. principalmente depois de ler esta notícia: Justiça decide que Pimenta Neves será levado a júri popular

Foi matéria hoje, no caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo, e é sempre útil saber como ajudar!


Guia de primeiros socorros

Acidentes com a coluna
Evite mover o paciente. Prefira a ajuda de uma pessoa especializada, que encaminhará o paciente ao pronto-socorro.

Alergias
Se a região do corpo ficar vermelha e inchada, faça compressas frias. Se sentir falta de ar, os olhos lacrimejarem e muita coceira, há risco de fechamento da glote, o que impede a respiração. Nesse caso, corra para o pronto-socorro o mais rápido possível.

Convulsão
Deite a pessoa no chão, vire-a de lado para evitar que engasgue com a própria saliva ou com o vômito e afaste os objetos em volta para evitar que ela se machuque enquanto se convulsiona. Tente prender a língua dela com um lenço para evitar que a morda. Mas cuidado para não ficar com os seus dedos presos nos dentes dela. Parando ou não de convulsionar, leve-a ao PS para investigar a causa da convulsão e avaliar se houve outros danos no corpo.

Cortes
Se o corte for muito profundo, coloque um tecido para estancar o sangramento e procure o PS. Não faça o torniquete - apertar com corda ou cinto a região que está sangrando.

Corte com amputação
Coloque a região afetada no gelo e faça compressão para estancar o sangue. Vá ao Pronto Socorro, levando a parte amputada, acondicionada no gelo, para ser usada em um reimplante.

Dentes
Se o dente caiu inteiro, com a raiz, deve ser colocado em ambiente úmido para preservar a raiz (soro fisiológico ou, na falta deste, leite) e levado o quanto antes para ser reimplantado por um profissional. Se caiu apenas um pedaço do dente, leve-o para o dentista, mas não precisa colocá-lo em solução. Se o pedaço não puder ser colado, poderá servir de molde para uma reconstrução.

Desmaio
Se você sentir que vai desmaiar, deite-se e levante as pernas a uma altura de 45 graus para aumentar o retorno do sangue ao cérebro. Outra opção: sentado, coloque a cabeça entre as pernas. Em ambos os casos, respire fundo e pausadamente para aumentar a oxigenação dos pulmões. Mas, se a pessoa ao lado desmaiou, primeiro verifique se ela está respirando. Em caso afirmativo, deixe-a o mais confortável possível, afrouxando a gola da roupa, por exemplo, e espere que acorde para ir ao Pronto Socorro investigar a causa.

Dor abdominal
Pode ter várias causas, como apendicite, cólica renal ou gases. Evite a automedicação. O ideal é consultar o médico da família. Na falta dele, procure o pronto-socorro.

Dor no peito
Uma forte dor no peito que irradia para as costas e para o braço é sinal de infarto e pede assistência imediata. Se o acompanhante souber fazer massagens cardíacas e respiração boca-a-boca, faça enquanto a ambulância não chegar ou a caminho do hospital. Quanto mais rápido for o atendimento, menores serão as seqüelas.

Engasgamento
Não bata nas costas da pessoa. Ajude-a a tossir. Se a pessoa não conseguir respirar, abrace-a por trás e pressione a barriga para ajudar a expelir o objeto que está bloqueando a passagem respiratória. Se ela perder a consciência, leve-a rapidamente ao PS.

Hipertensão arterial
Os aparelhos digitais usados para medir a pressão em casa nem sempre são eficientes. Se indicar uma pressão muito alta, é melhor ir ao pronto-socorro antes de tomar o remédio.

Infecção urinária
Urinar com ardor pode ser sinal de infecção, facilmente tratada com antibiótico. Porém, se não for tratada, pode provocar dano aos rins. Se a consulta médica estiver marcada para uma data muito distante, procure um PS para avaliarem a infecção.

Inseto no ouvido
O fundamental é não tentar tirar o inseto do ouvido colocando álcool ou água, por exemplo. Vá imediatamente ao pronto-socorro, pois somente um especialista, com instrumentos específicos, pode tirar o inseto sem afetar a região, principalmente os tímpanos. Ajuda colocar luz (uma lanterna, por exemplo) próximo ao orifício do ouvido para atrair o animal.

Intoxicação infantil
Quanto menor a criança, mais grave é o caso de intoxicação. Os tóxicos mais comuns são produtos de limpeza e de higiene e medicamentos em excesso. O melhor a fazer é correr para o PA, de preferência levando a embalagem do produto ingerido. No caminho, ligue para o Centro de Controle de Intoxicação (tel. 0/xx/11/5012-5311), onde um especialista poderá informar o melhor procedimento enquanto não ocorre o atendimento. Não induza o vômito: alguns ácidos podem queimar o esôfago se o vômito for provocado. É melhor esperar a orientação médica.

Introdução de objeto
Se uma faca atravessou a mão ou se, para evitar um tombo, a pessoa acabou colocando a mão em uma grade de rua e esta atravessou o membro, por exemplo, não faça nada. Nunca retire o objeto. Isso pode deixar um orifício e provocar uma hemorragia. Espere um profissional chegar ao local para remover o objeto. Se o objeto for móvel, vá com ele para o PS.

Queimaduras
No caso de queimaduras, a primeira coisa a fazer é lavar a região com água fria e sabão. Depois, coloque gelo. Se a pessoa sentir frio, pode usar um cobertor, mas evite colocar qualquer coisa sobre a queimadura. A pele é uma camada de proteção do corpo. Se for queimada, abre-se uma porta para infecções. Para evitá-las, vá na hora para o pronto-socorro. Se a queimadura tiver sido provocada por produto químico, leve-o para o PS.

Torções e fraturas
Em caso de torção em qualquer parte do corpo, deve-se colocar gelo e comprimir o local. Depois, procure um serviço de emergência para checar se houve fratura. Em caso de suspeita, o mais importante, antes de procurar ajuda, é imobilizar a região. Fraturas podem deixar lascas nos ossos, as quais podem cortar os vasos ao redor. Para imobilizar a área, pode-se usar até um papelão enrolado em forma de calha e amarrar com corda ou fita crepe. Quanto menos mexer o membro, melhor.


mais aqui

amanhã, no fotolog, um presente que eu ganhei da cecília... brigada, miga!

uma das conseqüências da frente fria é que todos os miquinhos se esconderam...

as-sim-não-dá-bi-o-ni-cão!

Friends terá novo ator no elenco

Os produtores de “Friends” estão procurando uma atriz que irá integrar o elenco do seriado nesta última temporada.
O novo membro do elenco irá interpretar a mãe de aluguel que vai carregar o filho de Monica e Chandler.

mas eles não tinham decidido adotar?

o roteiro é fraco ou a gente que é inteligente?
vi "o peso da água", ontem.
um mistério/suspense com o sean penn no qual pessoas que vão investigar um assassinato ocorrido há mais de cem anos começam a entrar em crise, não por conta do assassinato, mas por conta do relacionamento delas.
brincadeira: o filme é até bom, mas na metade dele a gente já tinha sacado 80% do que ia acontecer.

o interessante é que o assassinato aconteceu mesmo. foi assim: numa ilha, duas mulheres foram assassinadas e uma terceira escapou. ela acusou um homem que foi enforcado. só que até hoje tem gente achando que a história aconteceu de maneira diferente da contada.

e filme de suspense obrigatoriamente tem mistério? e filme de mistério, vice-versa?

17.9.03

troféu sorvete na testa.

saio de casa nesse frio todo, ando ando ando, atravesso a rua no sinal fechado, ando ando ando, chego na locadora para devolver o dvd de x men 2 e...


...deixei o disco dentro do aparelho de dvd.


então,


xingo xingo xingo
ando ando ando
atravesso a rua no sinal vermelho
ando ando ando
pego o elevador
entro em casa
pego o cd, boto na caixa
e venho pro micro contar o mico para vocês.

alôu, donas de casa de plantão. fui comprar amaciante fofo - amarelinho - e achei mais ralo que o normal. aguado, aguado. quem aí comprou fofo nos últimos dias, para eu saber se o que tava à venda era pirata ou se é nova fórmula, mesmo?

especialmente para a cunhã Ana da Amazônia, o resumo do episódio de ontem em Survivor!!!

As mulheres ganharam novamente tanto na prova de recompensa quanto na de imunidade, deixando os tambaquis completamente jururus. Os americanos estão se sentindo humilhados pois perderam 4 provas em 5, e ainda por cima para mulheres!
O prêmio da prova de recompensa foi um belo kit de higiene, com shampoo, condicionador, sabonete, tesourinha... tudo que a mulherada queria, e elas foram logo tomar banho. Em dois grupos, pois as que se acham mais bonitas foram tomar banho em separado... Rolou até um topless meio escondido, meio mostrado, com direito a frases de efeito como "Se as tribos se juntarem, eu vou fazer topless sempre que puder, pois os homens não vão me mandar embora, eles vão se distrair e nem pensar no jogo..." (mulher machista é foda!) e "Ah, eu me senti ótima tomando banho quase nua no rio Amazonas... Afinal de contas, estamos no Brasil!" É, americana desbundada (nos dois sentidos), no Brasil as mulheres tomam banho peladas nas praias e correm dos macacos nas ruas...
Os homens estão em pleno surto hormonal. Parece uma reunião de clube do Bolinha adolescente: só falam das mulheres mais bonitas, quem trocou olhares com quem durante a prova de recompensa, fantasiam sobre vê-las tomar banho... Os mais velhos da tribo só olham e ficam rindo, mas de vez em quando também soltam umas piadinhas porque "não estão mortos".
Na ida ao conselho tribal rodou o Daniel, o único asiático do grupo, que levou voto de todo mundo - inclusive de um cara que ele achava que era seu aliado, pois nasceu em Hong Kong... com isso, aconteceu um fato no mínimo interessante: no meio da amazônia, dois caras falando mandarim...

É incrível como toda a desorganização do acampamento feminino - falta de higiene, de uma liderança, de um abrigo, de comida (a farinha de mandioca estragou) - não atrapalha na hora das provas.
sinal também que as provas foram elaboradas para não favorecer a força, e sim o jeito de fazer.

ps: as americanas finalmente aprenderam a dizer jaburu. mas com aquele sotaque arrastando no r...

acredite... se quiser

Uma vez, uns cinco, seis anos atrás, Fred pediu para Perpétua - empregada dos pais dele - para comprar soro fisiológico e ela, na farmácia, pediu soro antiofídico...

meu deus, todos os cursos são absolutamente caros ou eu que não tenho dinheiro mesmo?

olha que linda esta ilustração do livro da madonna!

muriel no fotolog.
aliás, uma das frases mais ditas durante a madrugada nesta casa é "Sai, Muriel! Não morde a mamãe!" pois essa doidinha quer brincar com meu dedão às três da manhã!

16.9.03

e a maria rita sorrindo não é a cara da rosana garcia no sítio do picapau amarelo?

amanhã vou me matricular num curso de computação. agátêemeele. tremei, porque já estou tremendo por antecipação.

frio no rio é isso: passei por uma barraquinha de comida que tinha um cartaz avisando "Temos vinho".

pois é.

15.9.03

mas o google acha tudo mesmo, né? olha a letra do pintinho!

O Pintinho
Pipo Caruso/Vinicius de Moraes/ Sérgio Bardotti/Gilda Mattoso/Toquinho
Cantado pelas Frenéticas


Pintinho novo, pintinho tonto
Não estás no ponto
Volta pro ovo
Eu não me calo, falo de novo
Não banque o galo
Volta pro ovo!
A tia raposa não marca touca
Tá só te olhando
Com água na boca
E se ligeiro você escapar
Tem um granjeiro
Que vai te adotar

O meu ovo tá estreitinhoooo
Já me sinto um galetinhoooo
Já posso sair sozinho
Eu já sou dono de mim
Vou ciscar pela cidade
Grão-de-bico em quantidade
Muito milho e liberdade
Por fim

Pintinho raro, Pintinho novo
Tá tudo caro! Volta pro ovo!
E o tempo inteiro terás, pintinho,
Um cozinheiro no seu caminho
Por isso digo e falo de novo
Pintinho amigo
Então volta pro ovo
Se de repente você escapar
Num forno quente
Você vai parar

Gosto muito dessa vida
Ensopada ou cozida
Até assada é divertida
Com salada e aipim
Tudo é lindo e a vida é bela
Mesmo sendo à cabidela
Pois será numa panela
Meu fim

Por isso eu digo e falo de novo
Pintinho amigo então volta pro ovo
E se ligeiro você escapar
Tem um granjeiro
Que vai te adotar


eu ainda não entendo a razão pela qual eu acordei com essa música no juízo! a última vez que eu ouvi A Arca de Noé 2 eu tinha 12 anos!

sabe aquele desenho das escadas que sobem e descem sem levar a lugar nenhum? gente, esqueci o nome do artista... ele também fez pássaros que se transformam em peixes que se transformam em pássaros... esse mesmo que você está pesnsando. pois estou dentro do desenho das escadas e não consigo sair!

frase da semana, para toda e qualquer circusntância nesta casa:

mas porquê você faz isso, guga?

(fazendo careta) não sei, não sei!

e falaram tanto do beijo da madonna na britney e na aguillera que esqueceram de dizer em que circunstâncias ele ocorreu.
pois as duas saíram do bolo de casamento cantando like a virgin (britney, hahaha).
aí fizeram lá a performance e madonna saiu do bolo vestida de noivo, de fraque e cartola.
dançaram um pouquinho, meio minueto (beijinho na mão e reverência)
madonna foi tirando o fraque, a cartola, ficou básica e tacou o beijo nas duas.

madonna é tudo! :)

fantástico, ontem.

cid moreira - "e agora, a reportagem sobre transtorno obsessivo compulsivo com o psiquiatra jairo bauer"
fred - "de novo? mas não teve semana passada?"
eu - "é que é obsessivo..."

cai o pano.

isso que é ironia do destino: depois da corrida que o alonso botou uma volta no alemão, chegou a vez ontem do alemão botar uma volta nele.

e ambas merecidas. o alonso queria ir voando prá pole!

hoje, no fotolog: Eusébio Mata-Sete!

fondue de queijo é bom no começo, mas no fim é meio entediante.

ninguém me tira da cabeça que o montoya abriu pro shumacher porque sabe que o alemão é tão filhodaquilo que era capaz de tirar os dois da pista num toque ou numa batida mesmo só para acabar com as chances do montoya ganhar o campeonato.

e a corrida de ontem, nem queria comentar, mas... até o fim da primeira volta tava boa. espetáculo. depois virou corrida-de-schumacher, o que significa que deu para ler jornal, botar roupa para lavar e tomar café da manhã sem perder grande coisa.

sonhei com um jarro de margaridinhas e uma cesta imensa de orquídeas brancas.

espero que seja um bom presságio.

o que leva uma criatura como eu a acordar com esta música infantil no juízo?

pintinho raro, pintinho novo
tá tudo caro! volta pro ovo
o tempo inteiro terás pintinho
um cozinheiro no seu caminho
por isso eu digo e falo de novo
pintinho amigo, então volta pro ovo!

o pintinho, arca de noé 2, com as frenéticas.



eu mereço.

13.9.03

parem as prensas!
parem a rotativa!

comentário de fred, ao ver o VMA:

" A Kelly Ousborne tá parecendo a irmã punk do Gaguinho!"

gastarei meu último centavo nisto aqui:



Alice - edição comentada
Martin Gardner
Jorge Zahar Editor
57 reais no site da livraria saraiva

trecho do artigo de Juliana Loureiro, na revista TPM, que me fez descobrir este livro e ficar louca de vontade de ler.

abre aspas

A genialidade de Lewis Carrol ficou clara depois que li Annotated Alice, uma versão adulta do livro, cuja graça maior está nas notas de rodapé que explicam charadas e referências a personalidades da época, que o leitor moderno dificilmente consegue pescar sozinho. Um exemplo? Descobri que o Chapeleiro Maluco tinha esse nome por causa da expressão “as mad as a hatter” (tão maluco quanto um chapeleiro), gíria muito comum no período vitoriano porque o feltro usado na fabricação de chapéus continha mercúrio e provocava alucinações. E que a Duquesa, personagem descrita por Carroll como feia de morrer, é inspirada em Margarita Maltausch, duquesa de verdade que viveu no século 14, tida como a mulher mais feia do mundo (o semblante da personagem foi desenhado a partir de retratos de Margarita). Lendo Annotated Alice também fiquei sabendo que quem inspirou Carroll a escrever o livro em 1862 foi Alice Lidell, uma garota de 10 anos cujos pais eram amigos do matemático. Ele tinha uma fixação por garotas, embora não haja qualquer indício de que tivesse interesse sexual por elas.


Quem me conhece sabe o que uma crítica bem escrita faz comigo. Foi graças a um texto na Istoé, em 89, que eu conheci a ainda low-profile Anne Rice. Li O Vampiro Lestat feito uma insana durante uns cinco anos. Ele está maravilhosamente rabiscado, acabado, comentado e cheio de letra de música. Ainda não sei como não me cresceram os caninos.
Suspeito que vou ler Alice até ter uns 100 anos, quando estarei mais ceguinha do que hoje e as minhas bisnetas vão contar a história para mim.

comprei os dois sabores do magnum sete pecados. vingança e preguiça.

primeiro: é estranho chegar no caixa e dizer " eu quero um magnun vingança e um preguiça."
"ah, a senhora quer vingança e preguiça?"
o segundo é que vingança não é pecado capital, no qual a série do magnun foi inspirada. pecado capital é ira, inveja, preguiça, luxúria, soberba, gula e avareza.
não tem vingança.
e vingança não combina com preguiça. preguiçoso não se vinga, no máximo espera o outro se ferrar sozinho.

e ainda não experimentei os sabores não. tão no freezer.

e hoje, no solar do largo dos leões, aproveitando a frente fria, muito queijo derretido. não fomos inspirados pelos normais - afinal, não os assistimos - hoje é noite de fondue!

esse fotolog ainda me transforma em fotógrafa. tirei trinta fotos dos bonequinhos japoneses que fred comprou - são outros - e as trinta fotos são quase iguais.

heheheh, doutor geraldo, sua filha tá seguindo seus passos: cada dia, uma mania nova...

tem gente nova nas paredes do quarto! chegou a doce Lucila, do Espaço Livre, uma menina de delicadeza quase anacrônica, minha amiga há quase dez anos! Bem vinda ao mundo dos blogs!

Comecei o dia com uma notícia triste. Recebi o e-mail de uma amiga muito querida, dizendo que está se separando do marido e que rolou até agressão física na última briga.
Queria fazer um comentário sério e profundo sobre o assunto, mas estou triste pelos dois e não quero falar mais nada.
Só que desejo que ambos se curem dessa dor, que nunca mais haja agressões entre eles e que eu estou aqui para o que der e vier.

12.9.03

não suporto quando dizem

daqui quinze minutos
obrigado eu
somos em quatro.
igual eu

isso me azeda o humor por um bom tempo. então, escreve dez vezes para não esquecer:

daqui quinze minutos, quinze dias, quinze anos o caramba! o certo é daqui A quinze minutos!
obrigado eu não existe, diga "eu é que agradeço" ou, simplesmente, "de nada!"
somos em não existe. somos quatro, cinco, dezoito mil, mas não existe "em" nessa frase!
igual eu? igual a mim, pelamordededé! igual eu... será que saiu daquele personagem do chico anísio que dizia "igual que nem que eu só eu?" coisa certa esse povo não aprende a falar, né?

ô meu pai. dai-me forças.

amanhã, no fotolog, álbum de família: muriel bebê!

a foto de um dos maiores amores da minha vida:



recife, visto lá do alto. presente de serginho, que eu nem sei mais como descrever.

aconteceu uma praga na minha vida: todo filme que eu escolho na locadora eu não gosto. e se eu gosto, é a vez de fred detestar.
a culpa é nossa ou os lançamentos estão ruins, mesmo?

me peguei cantando essa música... há anos não lembrava dela... que winamp que nada! o juízo da gente é a melhor jukebox que existe!

Labirinto
(Guilherme Arantes)

Quero a sua mão no meu cabelo
Que é pra desembaraçar meu pensamento
Quero respirar o seu perfume
Que é pra descongestionar meu peito
O amor é um sentimento tão difícil de explicar
É um labirinto
Só pode a cada dia complicar
(cada dia melhorar)
É um labirinto
Seu código é a frequência do olhar

eu sei que esta pergunta é digna do sarcófago do matusca, mas... lembram de jackie miller? alguém descobriu quem era ela?

se tem uma coisa que eu amo é comida árabe. mas não tudo. igual a um sultão, tenho minhas preferidas...

cafta. hmmmm, cafta. cafta é um espetinho de carne moída (que pode ser de carneiro ou boi) temperadíssimo, uma lou-cu-ra.
esfiha, quibe, quibe cru. nada de novo, mas sempre gostoso de comer. e eu não faço muita distinção com esfiha: adoro a do habib´s.
arak. arak é aguardente de anis. forte a vida toda e deixa o hálito maravilhoso. o único defeito é que eu apago depois de uns goles. depois de dar vexame rindo feito boba e ficando vermelha feito um alemão depois da oktoberfest.

não gosto de homus. para mim tem gosto de pasta de areia do deserto. nem de tabule, nem de babaganush, nem de charuto de folha de parreira.

e, espanto geral da nação, oh! não gosto dos doces árabes. é... finalmente encontrei um doce que não me agrada. é que eu não gosto de mel!

muito frio nesta terra. eu não devia ter mandado lavar os edredons.

11.9.03

sobremesa nova na casa: inspirados pelo caríssimo gelatto crocante da amor aos pedaços (40 reau o quilo!), inventamos um belelê de bolo e sorvete, com cobertura de brigadeiro.

hoje, no fotolog: muriel e a begônia.

é estranho um obituário fazer a gente sorrir. mas olha este aqui, que me levou para um tempo tão longe.

Aimée, Rainha do Vaudeville, 80

A baiana de Salvador Aidée Salles de Lemos, ou simplesmente Aimée, ficou conhecida como Rainha do Vaudeville, um tipo de comédia leve, brejeira ou picante, que vive de qüiproquós, tramas complexas e situações imprevistas. Ela veio para o Rio muito jovem e começou a estudar teatro, até o dia em que foi escolhida numa seleção para participar de “O avarento”, de Molière, com Dulcina de Moraes. Dali não parou mais: com Procópio Ferreira, foi precursora do vaudeville no país, fazendo sucesso numa época em que brilhavam Dulcina, Eva Todor e Bibi Ferreira.


"rainha do vaudeville" não é uma expressão maravilhosa?
sim, eu leio até o obituário do jornal. e adoro os classificados pessoais.

e o rio de janeiro continua cinzento e chuvoso. a frente fria deve ficar até o fim de semana.
é batata: chega frente fria em sumpaulo, dia seguinte tá aqui.

é chato começar o dia assim, mas olha o que eu li no globo e diz se não dá desgosto:

"Ixxxxperto"

Pelo menos um dono de sebo, carioca “ixxxperto”, acionou funcionário para recolher livros que serão deixados hoje pela cidade. A manifestação “Solte um livro, não uma bomba”, como se sabe, foi convocada pela internet para comentar o atentado do 11 de setembro. A idéia é que uma pessoa libere um livro e pegue outro — isso, claro, se o rapaz do sebo não chegar antes.


coluna gente boa, joaquim ferreira dos santos

mas o nome do movimento não era "atentado poético"?

10.9.03

enfiei o pé na jaca de novo.
eu mereço.
vou subir de joelhos o morro da conceição para ver se afasto o caboclo pedro bó da minha vida.
baixando as fotos da câmera digital.
ok, ok, ok, ué?
eu cliquei em "apagar todas as fotos".
sim, eu apaguei todas as fotos da câmera antes de baixá-las completamente para o micro.
sim, eu sou uma anta batizada da silva sauro.
a sorte é que eu posso refazer a maioria. eram fotos daqui de casa, de muriel e de umas coisas que eu quero pôr no fotolog.
mas estou com vontade de bater a cabeça na parede até aprender a não clicar ok sem ler antes.

já escolheu seu livro para doar amanhã?
o meu é uma coletânea de mario quintana. vou deixar num banco da pracinha do largo dos leões.

ontem teve survivor amazônia. homens são da tribo tambaqui, mulheres da tribo jaburu.
deve ter um brasileiro na produção do programa, hein?
bão: os homens são um exemplo de arrumação no acampamento. abrigo com telhado e degrau, pois o chão fica molhado com a chuva que cai o tempo todo. as mulheres, um caos. nada funciona direito e elas gastam água potável lavando calcinha.
fiquei danada pois a edição mostrava como os homens são competentes e como as mulheres são descompensadas.
aí veio a prova de eliminação.
é as mulheres, oba! e lá foram os homens pro conselho tribal.
aí veio a prova de recompensa - iscas para pescar
é as mulheres, oba!- e lá foram os homens com fome para o acampamento.
aí veio a outra prova de eliminação e os surtos começaram na noite anterior. uma mulher surta e diz que o ídolo da imunidade é sacrílego, pois deus disse que não se deve fazer ídolos. provavelmente ela nunca disse "te adoro" para o namorado, também, pois "adorar só a deus". tá.
no acampamento masculino, a discussão é sobre homossexualidade. um contra, um a favor, o resto calado.
na prova de eliminação, homens ganham.
no conselho tribal, todo mundo vota em todo mundo. a eliminada aconselha "mulheres de meia idade em crise, não inventem de fazer maratonas de sobrevivência. mudem o estilo de cabelo, que é melhor."

e as mulheres nem se importaram em aprender como dizer ja-bu-ru. dizem "jay-booo"

êeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! HABEMOS COMENTARIUS! FALA, POVO!

tentando, ainda.

eu tenho uma séria incapacidade neural de entender como se instala um sistema de comentários no blog.

testando o novo sistema de comentários. desisti do yaccs aos 46 do segundo tempo.

sensacionalista é pouco

hoje! no autonauta de cosmopista! exclusivo! inédito! dotôra cristiane examina os documentos do matuto!

para gil

trecho de Paula, autobiografia de Isabel Allende, onde ela conta que já escreveu romances tipo "Júlia" e "Bianca"


Nos momentos livres, traduzia romances água-com-açúcar do inglês para o espanhol. Eram histórias românticas, carregadas de erotismo, todas elas feitas pelo mesmo molde: formosa e inocente jovem sem fortuna conhece homem maduro, forte, poderoso, viril, desiludido do amor e solitário, num lugar exótico, por exemplo, uma ilha polinésia, onde ela trabalha como preceptora e ele possui um latifúndio. Ela sempre é virgem, apesar de viúva, e tem seios mórbidos, lábios túrgidos e olhos lânguidos, enquanto ele ostenta têmporas prateadas, pele dourada e músculos de aço. O latifundiário será superior a ela em tudo, mas a preceptora é boa e bonita. Depois de sessenta páginas de paixão ardente, ciúmes e intrigas incompreensíveis, os dois se casam, é óbvio, e a donzela proparoxítona acaba sendo deflorada pelo varão metálico numa atrevida cena final. Era preciso ter força de caráter para permanecer fiel à versão original, e a minha firmeza não dava para tanto. Quase sem perceber, eu introduzia pequenas modificações para melhorar a imagem da heroína, começava por algumas mudanças nos diálogos, para que ela não parecesse completamente retardada, e logo me deixava levar pela inspiração e alternava os desenlaces, de modo que, às vezes, a virgem terminava seus dias vendendo armas no Congo e o abastado cidadão partia para Calcutá, onde iria cuidar dos leprosos.

dia de perpétua em casa. vou na sendas, na cobal, no banco e chamar a lavanderia pq os edredons não estão muito aconchegáveis.

e, no fotolog, hoje: a foto mais linda de atum.

estou doida ou tou ouvindo uma banda de escola tocando aquele tân-dan-tananandâ de desfile de sete de setembro?
mas sete de setembro já passou.

tou doida, é óbvio.

o urso polar é amarelo.

uma amiga de fred voltou de nova iorque furibunda da silva sauro. foi no zoo para ver os ursos polares. urso polar é branco, certo? er-ra-do. urso polar só é branco no frio polar. isso. em qualquer outro lugar do mundo, urso polar é amarelo.
veja bem: o urso polar é branco para confundir com a neve. não tendo neve... o urso é bege!
essa amiga deu o maior escândalo no zoo. quis reclamar com o responsável pela propaganda enganosa.
mas é a natureza, criatura. fazer o quê? lavar o urso com água sanitária?

bem:os comentários voltaram pero no mucho. estão aí, mas não dá para comentar, ainda. acho que até o fim do dia tão funcionando.
e me escrevam se quiserem comentar, gente. que trabalho dá passar um e-mail?

8.9.03

descobri uma coisa horrível sobre mim: eu tenho a síndrome do cristo redentor. acho que posso ajudar todo mundo com seus problemas. dou conselhos com o coração aberto, na maior das boas intenções. invariavelmente, sim, invariavelmente, quebro a cara.

querida amiga leitora, querido amigo leitor: no dia em que vocês inventarem de bater um bolo, não sigam as seguintes instruções

1 - sentar no chão com a batedeira ligada numa extensão capenga
2 - ligar a tv e achar que dá para acompanhar qualquer programa que seja
3 - usar saladeira para bater o açúcar com a manteiga - espirra tudo para todo canto
4 - achar que batedeira portátil não cansa a mão
5 - achar que os gatos vão ter medo do barulho da batedeira
6 - voltando ao item n. 1, achar que vai poder se levantar lépida e fagueira depois de quase uma hora batendo o bolo.

na realidade, a bunda estará quadrada e as pernas, dormentes. você não tem mais 15 anos e que idéia besta é essa de bater bolo sentada no chão?

oito de setembro. se vó maria, mãe de mamãe, estivesse viva, faria 99 anos.

sei pouco da vida dela. sei que a bisavó, que também se chamava maria, morreu quando minha vó tinha sete anos. a bisavó tinha cabelo louro numa trança e, segundo a lenda da família, morreu porque pisou descalça no chão frio, de madrugada, quando foi ver o irmãozinho da minha vó no berço. deu no que deu: congestão, morreu em sete dias.
depois meu bisavô sumiu no mundo, foi pra goiás, acho. casou de novo, teve outros filhos, esqueceu da vó e do tio luiz. ela passou a morar com os pais da bisavó.

tio luiz foi trabalhar na marinha mercante. mandava cartões postais do mundo todo. um dia, o baú onde a vó guardava os cartõs desapareceu. ainda bem que eu não era nascida, senão eu ia ter um ataque.

sei pouco de vó maria antes dela ser minha vó.

mas ela era uma vó baixinha, de trança fininha num coque, não era de dar beijo, mas se preocupava com escola, namoro e alimentação. rezava toda noite por toda a família, com nome e sobrenome, reza que durava umas duas horas... às sextas feiras, comia peixe. promessa que fez pro vô sarar uma vez que ficou muito doente. quando eu questionei "mas vó, o vô já morreu tem vinte anos!" ela me respondeu, com a calma dos antigos: "mas a promessa que eu fiz foi para a vida toda".

vó maria, vó maria. a bênção.

dia de isaura na lavoura. passei pano na sala, lavei roupa, bati bolo (que tá assando) e tenho uma pilha na pia para lavar. e para coroar, fred gripado.

toda vez que fred limpa o conteúdo do histórico e da pasta de documentos, uma pulga minha acha que ele viu site pornô escondido de mim.

agora que marte se mandou, quem brilha de madrugada sobre minha cabeceira e me acorda com uma cara sem-vergonha? pois é. o tempo está límpido e a lua ri de mim.

ontem, no fantástico, luiza possi cantando tradução de over the rainbow.
fred olha para mim com a cara esquisita.

essa música está errada!

???

a música! a do roberto carlos! ela tá cantando tudo errado!

... fred. a música do roberto carlos é além do horizonte. ela tá cantando a versão de over the rainbow.

e não é a mesma?

... fred.

hã?

over the rainbow é a do mágico de oz. roberto carlos canta além do horizonte deve ter algum lugar bonito prá viver em paz...

... eu achava que eram a mesma música!


desce o pano.

esses meus sonhos estão cada dia mais estranhos.

sonhei que cortava narizes das pessoas. as caras delas me pareciam de plástico. e eu com a tesoura, tirando o nariz fora, fazendo o contorno. tudo com cara de michael jackson ;)
mas era muito desagradável e eu fazia completamente a contragosto. e as pessoas ficavam de lado e aquele buraco na cara - que era oca! não tinha nada dentro!

eu sei que tem um termo jornalístico chamado nariz de cera, mas isso é ridículo.

e não venham com explicações freudianas! devo ter sonhado isso pq meu nariz passou a noite entupido!

7.9.03

você não conhece o programa changing rooms - minha casa, sua casa - que passa no people and arts toda quinta às oito da noite?
é nada!
vai no site deles. são loucos, todos. uma delícia. exige um pouco do inglês, mas se o meu the book is on the table deu conta, o teu também vai dar.
este é o esquema: você chama seu melhor amigo e troca de casa com ele por dois dias. ele decora um cômodo da sua casa, você faz o mesmo com a casa dele. com a ajuda, claro, da apresentadora, dois decoradores - um para cada equipe - e um handy andy - o faz-tudo do programa, o mago do mdf.
e um orçamento de 500 libras, que quase invariavelmente é estourado.
terminou o prazo, você vê como deixaram a sua casa.
há surpresas, amigo leitor. como do casal que queria um quarto de casal retrô anos 70 e ganhou um quarto de casal estilo acampamento, pois os amigos que trocaram de casa comentaram com o decorador que o casal gostava muito de acampar...

clica aqui e enfia o pé na jaca!

6.9.03

ah, pai do céu, começo a achar que casamento em casas separadas é que é viável.
as cores que eu gosto para pintar o quarto fred acha ruim.
sim, casas separadas.
minha casa ia ser tão mulherzinha que ia dar dor de dente. margaridas na janela, cortininha de voal, texturinhas na parede, pezinho de coentro plantado em potinho na varanda, rede, e, se brincar, até arriscaria uns mosaicos nos azulejos do banheiro - que não seria rosa, nunca, não sou estratosférica desse jeito.
há a possibilidade de pintar uma frase no quarto, de efeito, bonita e que não enjoe de ler. tenho mil quinhentas e doze frases arquivadas em algum lugar da minha caixa craniana. um dia eu lembro de uma. né possível.
cama de dossel, ca-la-ro. assim eu realizo as fantasias dos meus 15 anos.

não dá. incompatibilidades de cores no quarto de casal, seu juiz. anota aí, esse é o motivo do assassinato.

maratona de seinfeld no sony. corre prá ver!

fred viu uma entrevista no amaury jr de um "doutor" (atenção às aspas!) vendendo um novo antidepressivo e dando nome e sobrenome do povo que usa. que luiza thomé usa e que a vida sexual dela melhorou muitíssimo. que pelé usa. e que, se santos dumont usasse, não teria se suicidado.

fiquei indignada. mais. fiquei puta da vida. mais. fiquei transtornada. isso. como que uma criatura vai vender remédio antidepressivo desse jeito, como um daqueles barraqueiros do velho oeste vendendo tônico milagroso a um dólar? como sai dizendo o nome de quem toma? como usa - ousa! - o nome de quem já morreu, inocente disso tudo, para divulgar um remédio dito milagroso?

tou até vendo esse falso cidadão (cidadão tem decência na cara) inventar de dizer que, se van gogh tivesse tomado o remédio, não tinha cortado a orelha. e nem tinha pintado nada, imagino.

pena que eu não vi essa entrevista. tou doidinha prá entregar esse cara pro conselho de medicina, pro conar, prá fogueira!

não se brinca assim com depressão, caramba! é uma doença de inúmeras nuances, cada qual com seu motivo e seu tratamento! a saúde mental das pessoas não é gado de corte, não senhor!

tacapleura. somem os comentários, some o blog, que é isso? agosto já acabou, caramba!

agora o micro tem uma pasta chamada "fredvemver". ele não agüenta mais parar o que está fazendo para ver as fotos que eu gosto nos fotologs da vida...

;)

e amanhã, queridos visitantes do fotolog, tem murielzinha no pedaço!

nas palavras de clarah averbuck, mãe da catarina: MEDA, PÂNICA E HORRORA.
isso é coisa que se faça? todos os blogs com .blogspot sumiram este dia inteirinho, sem explicação nenhuma, me deixando com trezentas pulgas atrás de cada orelha. valei-me nossa senhora do software!

gente, será que o blogger voltou mesmo?

5.9.03

droga. tento postar uma imagem e não consigo.

sonhei que um cachorro me mordia.
e também com alienígenas (que no sonho eram publicitários) dizendo que o único que criava do nada era o guimarães rosa.
enquanto isso, gil sonha que bono vox a pede em casamento.

mundo injusto, esse. ;P

pensando em cores para a parede do quarto.
nada muito exagerado, nem mortinho.
quero uma cor suave que não enjoe de olhar. talvez até fazer um detalhe em textura.
enquanto isso, navego por sites de decoração que só fazem meu juízo ficar mais embaralhado.

4.9.03

uia! cheguei nos dez mil! brigada, meu povo!

olha que coisa mais linda a princesinha aiko visitando os avós maternos! a princesa favorita deste blog já tem quase dois anos (um ano e nove meses) e está cada dia mais cuticuti!





ela e a mamãe, princesa Masako




ela, a mamãe e os avós, Hisashi e Yumiko Owada

pessoas confundem amor com mil outras coisas. confundem amor com amizade, com tesão, com dependência. se você quer tirar os noves-fora do amor, leia isto aqui. se não encaixar nesta descrição, pode ser até catapora, mas amor não é.

1 Coríntios 13

O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Não é grosseiro, nem egoísta. Não se irrita, nem guarda ressentimento.
O amor não se alegra com com o mal dos outros, e sim com a verdade.
O amor nunca desanima, mas suporta tudo com fé, esperança e paciência.
O amor é eterno.



é isso. pode ser utópico. pode ser exagero a tudo suportar. mas dentro do que é humano, esta é a melhor definição do amor que eu conheço.

então, se você ama e é ciumento, não ama. se ama e fica feliz pois a pessoa que não te ama se deu mal, não é amor o que você sente. se teu namorado diz que te ama e te agride, não ama. amor é isso que são paulo disse, e muito mais. amor é olho brilhando. é saber que, se quem você ama for feliz com outra pessoa, mesmo que você sofra, vai torcer por ele. amor é respeito e carinho. amor é beijo, é sonho, é cuidado. cumplicidade. e quando tudo isso que você sente é retribuído, é a glória.

primeira foto do fotolog foi minha cara. mas não toda. seria eu uma egocêntrica envergonhada?

os comentários, pois é. socuerro, chapolin colorado!

finalmente a frente fria tá indo embora. deixou comigo uma gripe de lembrança...

notícias de aninha nos eua: tá bem, já arrumou um emprego, já desiludiu com o american way of life e tá adorando cherry coke.

3.9.03

alguém pode me ajudar a colocar os comentários de volta no blog? acho que o yaccs não volta tão cedo!

êeeeeeeeeeeeeeeeee!

crianças, eu também tenho fotolog!

cliquem aqui e vejam uma fotinha nova por dia!

Pernambuco marca tanto a gente que basta que nada, mas nada mesmo das viagens que fiz por este mundo contribuiu para o que escrevo. Mas Recife continua firme.

o que eu faço, meu santo cristo de ipojuca, ao ler esta frase, que clarice lispector escreveu?
é agradecer de joelhos a terra que tanto amo e da qual sinto tanta falta. com clarice assinando embaixo, quem neste mundo há de me contradizer?
naty, naty, obrigada pelas suas palavras, que aqueceram meu coração e deram calcigenol para a minha saudade.

li adélia prado. meu deus, quero ser adélia prado.

dai-me um rumo, senhor.

chamando ana luiza
chamando ana luiza

favor escrever para a sua tia que está com saudade.

mas que coisa irritante esse pop up da via tráfego perguntando se eu quero ganhar cinco mil reau por mês!
querer eu quero, mas quem me dá?

ô coisa mais criancinha. tomei um copão de nescau quente e comi quase um pacote de biscoito maizena.
lembrei que, quando eu era menina, tinha uma caixa de biscoitos sortidos que tinha maizena, chocolate e champanhe. quem tem 30 se lembra. mas como quem tem 30 também se esquece, qual o nome da marca, hein?

ah, e eu não gostava do biscoito champanhe não.

2.9.03

leia isto e depois fale comigo.

Barrichello é um vencedor

1.9.03

COMO ASSIM?

Johnny Depp pode estar com a mesma aparência de sempre -- jeans rasgados, tatuagens nas mãos e feições perfeitas. Mas, aos 40 anos, ele já deixou há muitos anos de ser o "bad boy" de Hollywood.

johnny é um quarentão? johnny? né possívi!

ontem murielzinha fez dois anos!

aguardem fotos da bela.

esqueci de dizer: uma das atrações principais de rio das flores é a igreja matriz, onde batizaram santos dumont!

placa na frente de uma casa em rio das flores (e eu sem a câmera na hora!)

Sejam bem vindos.
Tragam cerveja!

gil, fred me disse que guga está enfrentando um problema grave na família dele. por isso que vem jogando tão mal. há uma operação "abafa o caso" sobre o que pode ser esse problema, mas que existe, existe.

ah, claro: já que os comentários foram para marte, quem quiser falar comigo tenha a gentileza de mandar um e-mail.

não vi o cometa halley em 86 e não vi marte este ano. e tou viva e com boa saúde.

bom dia flor do dia!

cheguei - chegamos! - domingo, mas acontece que eu enjôo em viagens longas. foram quatro horas de estrada! então imaginem que eu estava verdinha e mole como um aspargo cozido e sem ânimo para vir pro computador.
e com saudades dos gatos.

na ida fomos de ônibus e eu não faço noção de como cheguei em casa. enjoadíssima. só perguntava se faltava muito ainda. mas bastou chegar e tomar uma sopa bem quentinha que virei gente!

mas a viagem foi ótima, peguei um frio miserável e me diverti um bocado. diversão interiorana, de passear na cidadezinha que é o segundo melhor clima do mundo, segundo o guiness. tirei fotos e - distração absoluta! - não apareci em nenhuma. nem amado marido. ele hibernou o tempo todo. eu na rua, ele no quarto.

rio das flores tem muita, muita, muita flor. pode ser planta, arbusto ou árvore: tudo tem flor. manacá roxo e branco no mesmo pé, hibiscos absurdos de tão grandes, ipês amarelinhos. uma delícia. cidade pequena onde as pessoas dizem bom-dia mesmo sem conhecer a gente. e tome ladeira. meu deus. rio das flores tem mais ladeira que olinda. e tudo braba. as batatas da minha perna ainda estão pedindo penico.

sim, porque a casa que foi de seu valdemar, avô de amado marido, fica no meio da ladeira! casinha branca, porta e janelas azuis. pitangueira na frente, cajueiro no quintal. nêspera, limão e abacate. me acabei. adoro casa com flor e fruta. por mim passava um mês lá!

e a pitangueira com flor e fruta! mas só vão ficar no ponto semana que vem... de teimosa, comi uma já puxando pro vermelho, mas que ainda não tava no ponto. ai que coisa mais azeda! mas comi pitanga, pronto. e fiz careta uma meia hora! ;)

e sendo apresentada aos amigos de amado sogro"essa é minha nora, ela é pernambucana, já viu pernambucana tão branquinha?" e as velhinhas dizendo que viram amado marido deste tamainho, quando ele brincava com o anselmo, o lelê e a margarida.

muitos cachorros, mas só vi um gato. tigrado de cinza, gordo, lindo. e beija-flores, óbvio. na varanda da casa, três bebedouros e um xerife: um beija-flor jateado de verde, grandão e mandão. ali é a casa dele, ninguém bebe da água dele. zum, zuuum o tempo todo, dando corridas nos outros beija-flores atrevidos. uma coisa. entram na casa, atravessam a cozinha e saem pelo quintal. e sabiás! e vi um joão de barro passeando no jardim: seu luizinho tava plantando uma buganvília roxa e o passarinho lá, só esperando ele sair para pegar um tiquinho de terra. mansinho, mansinho o joão de barro. passeava como se fosse dono da casa. tentei tirar foto mas a câmera não tinha zoom, ficou uma manchinha marrom no gramado, acabei deletando.

rio das flores faz parte das cidades que têm fazendas do ciclo cafeeiro, e tem muita loja de artesanato e é lindinha e limpinha não só para turista ver, mas porque é assim mesmo. vi bairros da periferia que não tinham nenhuma coisa a se reclamar: casinhas humildes mas inteirinhas, pintadas, com flor na cerca. deu gosto de ver. não gosto de elogiar político, mas o prefeito de lá tá fazendo um bom trabalho!

essa semana tem a exposição agropecuária. quero só ver. o parque de exposições é desse tamainho. o palco vai ser no campo de futebol, que é cimentado. parece coisa de playmobil. mas vai cidade negra e paralamas, e no domingo, de grátis, uma coisa conhecida como cariocas do brejo. ninguém sabe que raio de música esse povo toca. e eu tou me roendo de curiosidade, pois essa eu fazia questão de ver.

e, sim, feliz da vida por herbert voltar à estrada.


domingo de tarde, pé na estrada: voltamos de van, que amado sogro contratou. paramos duas vezes no caminho: uma para comprar plantas (mô deuso, quanto autocontrole. cada coisa linda!) e para comprar doces (aí não há autocontrole que segure!). sabores da roça: trouxe doce de mamão verde, cocada mole, bananinha passa e um absurdo doce de leite com maracujá.

a serra das araras é uma curva prá lá seguida de uma curva prá cá. enjoa só de lembrar. chegamos em casa, parecia que era mudança: fomos com duas bolsas, voltamos com seis sacolões. comida, leite gordo (hmmmm!), os doces, uma begônia, mil e um presentes.

bom demais. quero voltar.


ah, sim, vou postar as fotos mais tarde.